Uma dúvida bem comum de empresários de diversos setores é sobre o que as empresas estão fazendo para superar a crise covid.
Com cerca de mais de 100 países gerenciando os impactos da pandemia de covid-19, diversas empresas ao redor do mundo tem desempenhado ativamente suas responsabilidades diante de seus profissionais e da sociedade.
Como protagonistas da economia e do ambiente de negócios, as organizações têm como responsabilidades básicas a boa condução dos negócios e o cuidado com seus funcionários.
E diante de um cenário onde as empresas podem estar expostas a uma série de riscos estratégicos e operacionais, como:
- Atrasos ou interrupção do fornecimento de matérias-primas
- Mudanças nas demandas de clientes,
- Aumento de custos
- Insuficiência logísticas que levam a atrasos em entregas
- Questões de saúde e segurança de funcionários
- Força de trabalho insuficiente
- Desafios referentes à importação e exportação de produtos
É fácil se perguntar o que as empresas estão fazendo para superar a crise covid.
E para ajudá-los a entender as principais práticas sobre o que as empresas estão fazendo para superar a crise covid, a Deloitte, empresa global que fornece serviços de Auditoria, Consultoria, Assessoria Financeira, Risk Advisory, Consultoria Tributária e serviços relacionados, realizou uma análise das principais práticas de empresas de todo o mundo em Planos de Continuidade de Negócios (BCP) e gerenciamento de grandes emergências.
Segundo a Deloitte, é recomendado que as empresas coloquem em prática as 10 ações listadas abaixo para conseguir lidar com as incertezas futuras diante da pandemia.
1 – Estabelecer equipes de tomada de decisões de emergência
Uma das ações recomendadas sobre o que as empresas estão fazendo para superar a crise covid é formar equipes de tomadas de decisões de emergência.
Segundo a Delloite, as empresas devem estabelecer imediatamente equipes de tomada de decisão para assuntos urgentes temporários, como uma “Equipe de Resposta a Emergências” ou um “Comitê de Gestão de Grandes Emergências” para definir os objetivos a serem alcançados e criar um plano de emergências, além de garantir que as decisões possam ser tomadas o mais rápido possível em diferentes situações;
Em relação aos membros do comitê, a empresa deverá avaliar seus próprios profissionais, e se necessário, trazer novos para adequar seus negócios às características regionais.
2 – Avaliar os riscos e esclarecer mecanismos de resposta a emergências, planos e divisão de trabalho
Outra atitude referente o que as empresas estão fazendo para superar a crise covid é avaliar os riscos e ter um plano de gestão de crise para a execução.
Muitas empresas já possuem “planos de contingência de emergências” ou “planos de sustentabilidade de negócios”, geralmente implementando-os imediatamente em caso de grandes emergências;
Caso uma empresa não disponha de tais planos, ela deverá fazer uma avaliação imediata e abrangente de todos os riscos, incluindo questões com funcionários, terceiros, governo, demais públicos externos e toda a sua cadeia logística.
De acordo com a avaliação de riscos, a empresa deve responder a questões relacionadas ao espaço do escritório, planos de produção, compras, fornecimento e logística, segurança dos funcionários e capital financeiro, assim como cuidar de outros assuntos importantes relativos aos planos de emergência e divisão de trabalho.
3 – Estabelecer um mecanismo de comunicação de informações e criar documentos de comunicação padronizados
Segundo a análise da Deloitte, é importante estabilizar cadeias logísticas de suprimentos e fornecer segurança a funcionários e parceiros externos, bem como fortalecer o gerenciamento de informações e serviços aos clientes, para que dessa forma possa evitar uma visão negativa decorrente de negligência ou inconsistência.
É também necessário utilizar o sistema de informações existente na empresa, para que dessa forma possa ser usado para coletar, transmitir e analisar informações da pandemia e emitir imediatamente avisos de riscos.
4 – Manter o bem-estar físico e mental dos funcionários e analisar a natureza de diferentes negócios e trabalhos.
Um dos itens também importantes sobre o que as empresas estão fazendo para superar a crise covid é a respeito do bem estar físico e mental dos funcionários.
Segundo a pesquisa feita pela área de recursos humanos da Deloitte sobre respostas a epidemias, 82% das empresas acreditam que “condições de trabalhos flexíveis” são essenciais para os profissionais. Desta forma, é aconselhável que as empresas adotem imediatamente mecanismo de férias e trabalhos flexíveis, com o suporte de tecnologias com parâmetros de trabalho não presencial e à distância durante períodos específicos.
Vale destacar que, a empresa deve estabelecer um sistema de monitoramento de saúde dos funcionários e manter a confidencialidade das informações sobre a sua saúde, bem como garantir a segurança de ambientes de trabalho e fortalecer a educação sobre a segurança durante a pandemia, estabelecendo diretrizes de proteção pessoal para funcionários.
5 – Foco em planos de resposta a riscos da cadeia logística de suprimentos
Em relação a gestão de estoques, as organizações devem considerar o prolongamento do ciclo de uso das mercadorias, causado pelo bloqueio de consumo, o aumento de custos financeiros associados e a pressão no fluxo de caixa.
Ao mesmo tempo, em setores com longos ciclos de produção, organizações devem se preparar antecipadamente para a retomada do consumo com a redução da pandemia, para prevenir riscos de estoques insuficientes.
6 – Desenvolver soluções para riscos de conformidade e manutenção de relacionamento com clientes decorrentes da inabilidade de retomar a produção em curto prazo
Outra solução sobre o que as empresas estão fazendo para superar a crise covid é relacionado ao desenvolvimento de medidas para riscos de conformidade e manutenção de relacionamento com clientes.
Após um surto, organizações devem cooperar com clientes para entender mudanças do mercado e administrar o impacto da retomada.
Além disso, leis sobre o cumprimento de contratos civis e comerciais devem ser observadas, já que nem todos os não cumprimentos durante uma pandemia podem ser isentos de consequências legais.
As empresas devem também identificar e avaliar os contratos cujo cumprimento pode ser afetado e prontamente avisar a parte relacionada para mitigar possíveis perdas, assim como avaliar se é necessário firmar um novo contrato e manter evidências para uso em possíveis processos civis.
7 – Prática de responsabilidade social, gerenciamento de partes interessadas e incorporação de estratégias de desenvolvimento sustentável às tomadas de decisão
Segundo a Deloitte, as empresas devem seguir o planejamento e os planos de ação unificados do governo local, bem como realizar a divulgação adequada de informações corporativas, que podem melhorar a imagem da empresa
implementar responsabilidade corporativa social nos setores ambiental, social, econômico e de estabilidade de funcionários, assim como coordenar relações com a comunidade e fornecedores também são vistos como uma importante prática.
É necessário avaliar o possível impacto e a duração da pandemia, ajustar planos e, quanto aos acionistas ou conselho diretivo, comunicar medidas propostas e resultados de avaliações.
8 – Criar um plano de gestão de dados dos profissionais, garantindo segurança e confidencialidade de informações
Criar um plano de gestão de dados profissionais também são uma das ações sobre o que as empresas estão fazendo para superar a crise covid.
As empresas devem estabelecer bons mecanismos de gestão de dados de profissionais, terceirizados, fornecedores, parceiros e outros profissionais com os quais mantêm contato
Também é necessário formular tempestivamente planos de resposta a emergências de segurança de informações para assegurar a estabilidade da operação.
Oferecer suporte à distância e interno 24h por dia, 7 dias por semana, para garantir o monitoramento de computadores, servidores, redes, sistemas, aplicativos e outros recursos de informática e, assim, possibilitar que profissionais que trabalham à distância, e que os que trabalham internamente na empresa conduzam suas atividades;
As empresas também devem proteger a confidencialidade de dados pessoais e dados preliminares de exames clínicos, especialmente aqueles que são pacientes. Referente dados médicos e clínicos, devem ser estabelecidos controles de acesso e níveis de proteção.
9 – Ajustar orçamentos e planos de implantação, realizar planejamento de fluxo de caixa e mecanismos de notificação prévia para comércio internacional
De acordo com a pesquisa da Deloitte, é orientado as empresas que fiquem atentas ao seu fluxo de caixa, ajustando o seu cronograma de recebimentos e pagamentos para garantir recursos de acordo com o ritmo de fornecedores e planos de trabalho dos funcionários.
Também é necessário prestar atenção nas importações e exportações no comércio internacional, especialmente às mudanças repentinas ou desastres em locais de onde grande parte dos produtos se origina, o que afetará o comércio e poderá gerar grandes perdas também para a empresa.
Para prevenir tais eventos, empresas devem estabelecer “plano de cenário” de emergência para fornecedores essenciais o mais rápido possível, o que pode incluir planos de hedge utilizando contratos futuros, comércio internacional e transporte, além de fornecedores alternativos.
10 – Melhoria dos mecanismos de gestão de risco
Por fim, uma das ações sobre o que as empresas estão fazendo para superar a crise covid é relacionado a gestão de risco.
Segundo relatório da Pesquisa de Gestão de Risco Empresarial da Deloitte, dados divulgados mostram que 76% dos gestores de risco acreditam que suas empresas poderiam responder de maneira eficiente se uma grande emergência acontecesse amanhã.
Mas só 49% das empresas desenvolveram manuais relevantes e fizeram testes prévios baseados em cenários de emergência, sendo que somente 32% das empresas conduziram exercícios de simulações de emergência ou treinamentos;
Dessa maneira, as empresas devem estabelecer ou melhorar seus sistemas de gestão de risco para identificar os riscos-chave e desenvolver planos para mitigá-los. Fortalecer o sistema de gestão de riscos é tão importante quanto lidar com eventos negativos quando eles se concretizam.
Fonte: Deloitte Brasil
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