O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na manhã desta quinta feira (11/06), que o Instituto Butantan fará uma parceria com um laboratório chinês para a produção da vacina contra covid, que já está em fase final de testes.
Dessa forma, o laboratório chinês irá fornecer doses da vacina contra covid para a realização de testes clínicos em voluntários no Brasil, e caso seja sucedida, a vacina já poderia ser produzida no país e disponibilizada a todos os brasileiros.
Em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeiras, Doria revelou alguns detalhes dessa parceria, no qual o Instituto Butantan fecha acordo de tecnologia com a gigante farmacêutica Sinovac Biotec. Segundos os estudos, a vacina contra covid estaria disponível no primeiro semestre de 2021, ou seja, até junho do próximo ano.
As doses fornecidas da vacina contra covid são para realização de testes clínicos da fase 3 em voluntários no Brasil.
Vale destacar que, a realização de testes clínicos da vacina contra covid contará com o acompanhamento de cerca de 9 mil voluntários brasileiros a partir do próximo mês de julho, segundo Doria.
Etapas para produzir a vacina contra covid
Para desenvolver uma vacina efetiva, os pesquisadores precisam percorrer diversas etapas para testar a segurança e a resposta imune.
Na primeira etapa, há uma fase exploratória, com pesquisa e identificação de moléculas promissoras (antígenos).
Na segunda etapa, é o que os pesquisadores denominam de fase “pré-clínica”, onde ocorre a validação da vacina em organismos vivos, usando animais (ratos, por exemplo)
Após passar pela pesquisa e pela fase pré clínica, chega a terceira etapa, denominada como fase clínica, na qual é realizado testes em humanos, sendo dividida em três momentos:
- Fase 1: avaliação preliminar com poucos voluntários adultos monitorados de perto;
- Fase 2: testes em centenas de participantes que indicam informações sobre doses e horários que serão usados na fase 3. Pacientes são escolhidos de forma randomizada (aleatória) e são bem controlados;
- Fase 3: ensaio em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da eficácia/segurança e prever eventos adversos; só então há um registro sanitário
Vacina contra covid de farmacêutica Sinovac Biotec é promissora
Para a parceria, o governo investiu R$ 85 milhões, e de acordo com o presidente do Instituto e membro do comitê de contingência para Coronavírus do governo, Dimas Tadeu Covas, a atual fase em que o estudo se encontra sinaliza a eficácia da vacina.
Segundo Dimas Tadeu: “Obviamente uma fase de estudo 3 ela não é certeza de que a vacina vai funcionar, mas você não entra numa fase 3 se você não tem as evidências de que ela funciona.”
Para justificar o aporte do dinheiro por parte do Governo Estadual, Dimas complementa:
“Quando as vacinas chegam nessa fase, isso significa que já foi feito um grande investimento nas fases anteriores. Então ela é promissora, sem dúvida nenhuma e é por isso que nós estamos realizando esse grande estudo.”
A vacina da Sinovac Biotech já foi aprovada para testes clínicos na China.
Para compor a vacina contra covid, ela utiliza uma versão do vírus inativado. Isso quer dizer que não há a presença do coronavírus Sars-Cov-2 vivo na solução, o que reduz os riscos deste tipo de imunização.
Vacinas inativadas são compostas pelo vírus morto ou por partes dele. Isso garante que ele não consiga se duplicar no sistema. É o mesmo princípio das vacinas contra a hepatite e a influenza (gripe).
Ou seja, ela implanta uma espécie de memória celular responsável por ativar a imunidade de quem é vacinado. Quando entra em contato com o coronavírus ativo, o corpo já está preparado para induzir uma resposta imune.
Fonte: G1 – Globo
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).