Você sente que não consegue se concentrar em nada no momento? pois você não está sozinho. A ansiedade devido a covid prejudicou nossa memória de trabalho, segundo especialistas.
Todos conhecemos o sentimento: entrar em uma sala com uma missão e subitamente parar, ficando confuso e um pouco desconectado, percebendo que esqueceu completamente o motivo de estar lá. Isto pode ser um sinal de ansiedade devido a covid.
Para a redatora da BBC News – Kate Morgan, informa que desde o início da disseminação do coronavírus, tem achado quase impossível se concentrar em qualquer coisa, não conseguindo manter um número de telefone na cabeça por tempo suficiente para discá-lo ou levando uma eternidade para escrever um simples e-mail.
Kate Morgan ainda complementa dizendo que sua produtividade caiu, visto que, ao começar uma tarefa, leva apenas alguns minutos para distrair, tendo que fazer um esforço hercúleo para fazer qualquer coisa
Foco suave como consequência da ansiedade devido a covid
Segundo os estudos, os acontecimentos referentes a perda de focus se dá pelo mau funcionamento da memória de trabalho: a capacidade de captar as informações recebidas, transformá-las em um pensamento coeso e segurá-las por tempo suficiente para fazer o que você precisa.
“Pense nisso como a plataforma mental para nossas operações cognitivas, para o que estamos pensando agora”, diz Matti Laine, professor de psicologia da Universidade de Turku, na Finlândia. “A memória de trabalho está intimamente relacionada à atenção. Você está se concentrando em alguma tarefa, algum objetivo, alguma diretiva ou comportamento que deseja realizar. “
Em outras palavras, a memória de trabalho é a capacidade de raciocinar em tempo real e é uma grande parte do que torna o cérebro humano tão poderoso. Mas a pesquisa mostrou que circunstâncias, preocupações e ansiedade em rápida mudança podem ter um impacto significativo na sua capacidade de concentração.
Relação entre ansiedade e a memória de trabalho.
A relação entre a ansiedade devido a covid e a memória de trabalho estão ligados, tendo em vista que, segundo Laine, “muito antes da pandemia, concluímos um estudo on-line com um grande grupo de adultos americanos que preencheram questionários de auto-avaliação. Vimos uma tendência de um relacionamento negativo entre ansiedade e memória de trabalho. Quanto maior a ansiedade, menor o desempenho da memória de trabalho.”
Dessa forma, para compreendermos melhor a respeito da relação entre a ansiedade devido a covid e a memória de trabalho, o professor de psicologia nos apresenta um exemplo:
“Quando você está tendo uma experiência aguda de ansiedade, como alguém ameaçador andando atrás de você em um local escuro, isso significa que você pode ter problemas para lembrar os detalhes do rosto deles. Dessa maneira, uma situação estressante prolongada também pode devastar a memória de trabalho, fazendo com que até as tarefas mais simples pareçam mais difíceis do que costumavam ser.
Em virtude da falta de certeza sobre os rumos do novo coronavírus (covid-19), faz com que as pessoas se questionem quando a pandemia irá acabar, levando a uma situação crônica de ansiedade devido a covid.
Estudo sobre ansiedade devido a covid
Ao coletar dados para um estudo ainda não publicado sobre treinamento em memória de trabalho, Laine diz que ele e sua equipe perguntaram a cerca de 200 pessoas do Reino Unido e da América do Norte se elas tinham especificamente ansiedade devido a covid.
Laine destaca que as perguntas sobre a ansiedade devido a covid foram adicionadas em decorrência da crise da covid-19 estar presente em todas as notícias do país.
Dessa maneira, foram solicitados às pessoas que relatassem seus níveis de ansiedade em uma escala de zero a dez, sendo dez uma preocupação constante e ondulante que interfere na atividade diária.
O valor médio do resultado dessa pesquisa com mais de 200 pessoas foi de 5,6, um número considerado alto para o professor de psicologia Matti Laine.
Os números mostraram uma correlação clara entre a ansiedade devido a covid e a diminuição do desempenho da memória operacional, embora possa haver vários mecanismos diferentes de como a ansiedade pode interromper a função cognitiva.
“Há uma ideia de que, de alguma forma, a ansiedade consome sua capacidade. Quando você está ansioso, sua cabeça imunda de pensamentos, e geralmente, como o cérebro é tendencioso, tende-se a prestar mais atenção às coisas negativas.
Além disso, a ansiedade prolongada também pode causar insônia, explica Oliver Robinson, do Instituto de Neurociência Cognitiva da University College London. “A falta de sono é uma maneira de prejudicar a memória de trabalho”.
Mesmo se você não estiver explicitamente ciente de que está mais preocupado, “é algo que você está processando”, acrescenta Robinson. Problemas de memória de trabalho também podem ser, em parte, a uma carga cognitiva que está sobrecarregando a capacidade do seu cérebro.
Robinson explica que mesmo processos cognitivos simples, como fazer uma lista de compras, agora exigem mais inteligência. “Agora, em vez de pensar ‘vou apenas para a loja’, você está pensando sobre o que precisa, quais lojas estão abertas e se é seguro ir até lá.
Digamos que seu cérebro possa executar quatro tarefas ao mesmo tempo, mas devido a pandemia, agora, existem 10 tarefas, e você não pode fazer nenhum deles.”
Fonte: BBC News
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).