Eis uma dúvida comum entre alguns empresários que passaram por readaptações para seus negócios se sustentarem: como continuar inovando após a pandemia covid?
A inovação têm prosperado nestes tempos incertos. Em resposta ao novo coronavírus (covid-19), foi possível observar histórias de empresas trocando suas operações para produzir equipamentos de proteção individual e pequenas empresas girando para oferecer coleta, entrega e outros produtos e serviços.
Tais histórias de inovações são inspiradoras, no entanto, elas podem estar ocultando uma história maior, que é relacionada a inovação oculta.
Segundo Robyn Bolton, fundador e chefe da MileZero.io, empresa estadunidense de consultoria de inovações para empresas, destaca que todas as companhias estão inovando neste momento, porém a maioria delas não percebem isso.
Para Bolton, eles acham que estão simplesmente reagindo aos eventos atuais, novas restrições e incerteza constante. Embora isso seja verdade, a forma como as empresas estão reagindo a esses acontecimentos é essencial para a inovação acontecer, tornando a dúvida sobre como continuar inovando após a pandemia covid mais fácil de entender.
Exemplos de inovações oculta que as empresas não percebem na pandemia
Para listar alguns exemplos de inovações ocultas acontecendo neste momento, Robyn enfatiza alguns pontos para todos os líderes abraçarem, como:
• Os líderes estão se comunicando com vulnerabilidade e empatia
Em vez de ficar no palco e definir uma direção definida, os líderes estão compartilhando o que sabem e o que não sabem.
Por exemplo, em sua carta aos funcionários de abril, Kevin Johnson, CEO da Starbucks, expôs de forma transparente os três princípios que orientarão todas as decisões da Starbucks: Traçou planos para os próximos 30 dias (o que eles sabiam) e explicou o processo para decidir o que fazer nos 30 dias seguintes (o que eles não sabiam).
O mais notável nesta última parte foi a decisão de levar o máximo de tomada de decisão possível às lojas locais, porque elas têm acesso aos dados mais recentes, um verdadeiro exemplo de como continuar inovando após a pandemia covid.
• As empresas estão se organizando em torno de partes, não apenas do todo
Com o EPI escasso, a Ford, como muitas outras empresas, mudou as operações para atender à necessidade. Eles usaram o que tinham e, ao olhar além do que fazem (carros), para ver as peças, colocaram escudos nas mãos dos profissionais de saúde.
• As empresas estão realizando experimentos
Outra forma de como continuar inovando após a pandemia covid é realizando experimentos.
As experiências são geralmente uma das coisas mais difíceis para as empresas, devido ao risco do que pode dar errado. No entanto, tais experiências estão se tornando uma atividade diária na maioria das organizações. Passar de uma força de trabalho física para uma virtual foi um experimento porque, para a maioria das organizações, nunca havia sido feito antes e ninguém sabia ao certo o que aconteceria como resultado.
Para um dos clientes da empresa de Robyn, o experimento resultou em dias mais longos e mais reuniões. Em resposta, a empresa instituiu uma política de “não fazer reuniões na sexta-feira”, ou seja, executando um outro experimento, que teve um resultado de aumento de produtividade e satisfação dos funcionários.
• As empresas estão investindo no longo prazo
Investir em longo prazo também é uma forma de como continuar inovando após a pandemia Covid.
Em vez de focar apenas nas transações e atingir os principais indicadores de desempenho de curto prazo, as empresas estão trabalhando para construir relacionamentos com seus clientes e confiando que serão beneficiadas nos próximos anos.
Um exemplo disso é a decisão da Nike de liberar a versão premium do aplicativo Nike Training Club, bem como publicar exercícios no YouTube, oferecer dicas de treinamento por meio de seus canais de mídia social e compartilhar exercícios para pequenos espaços em reconhecimento às realidades atuais de muitas pessoas. Ações como essa podem colaborar para a criação de laços fortes com seus clientes,
• As organizações estão atendendo a todas as partes interessadas (Stakeholders)
As organizações tendem a concentrar a maior parte de sua atenção em um único grupo de partes interessadas, geralmente acionistas ou clientes.
No entanto, desde a disseminação do coronavírus, foi possível observar que as organizações têm atuado e tomado decisões com uma variedade maior de partes interessadas, incluindo seus funcionários, fornecedores e as comunidades em que operam.
No período pré-coronavírus, quando qualquer uma das inovações ocultas listadas acima acontecesse, seriam consideradas novidades. Em nossa atual crise, eles parecem necessários e até normais. No entanto, será preciso um esforço conjunto para garantir que eles permaneçam “normais” quando a incerteza desaparecer.
Líderes devem considerar as seguintes ações para continuar inovando após a pandemia covid
E para garantir que o processo sobre como continuar inovando após a pandemia covid acelere, Robyn Bolton destaca algumas outras considerações a serem tomadas pelos líderes, como:
1. Criar ‘cartões postais de inovação’
Isso pode ajudar a capturar e compartilhar as histórias de inovação oculta que estão acontecendo agora. Ao destacar a inovação que está acontecendo, destacando as pessoas que estão fazendo e comemorando os resultados, você está criando uma prova de que sua organização pode correr riscos e experimentar coisas novas, sendo uma ótima maneira de observar como continuar inovando após a pandemia covid.
2. Ao criar planos para reabrir, pergunte “por que?”
Proteja-se da tentação de deixar o “velho normal”. Ao fazer planos para reabrir, incentive a curiosidade, procurando entender o “porquê” das decisões. Isso não apenas impedirá uma retrocesso acidental, mas também garantirá que os planos futuros incorporem lições das experiências de hoje.
3. Pergunte ‘Em que negócio estamos?’
Assim como as empresas estão vendo oportunidades em novos usos de componentes, abra os olhos das pessoas para novas possibilidades e oportunidades de negócios, questionando o objetivo e as operações da empresa. As respostas resultantes ajudarão a expandir o potencial do negócio, diferenciá-lo da concorrência e inspirar funcionários.
4. Coloque a vulnerabilidade na agenda
Continue liderando com vulnerabilidade e empatia, restringindo as agendas das reuniões para começar com o que a equipe sabe e as ações que estão sendo tomadas como resultado.
Em seguida, siga com uma discussão das principais incógnitas, experimentos e ações para aprender mais e possíveis resultados e decisões.
5. Continue ouvindo
Crie um cronograma para continuar alcançando as pessoas e coloque em sua agenda. Não se preocupe sobre o que você tem para compartilhar. Em vez disso, pergunte à outra pessoa como eles estão, o que há de novo e como você pode ajudar. Em seguida, concentre-se em realmente ouvir as respostas.
Ao puxar a inovação oculta das sombras para o centro das atenções, as empresas estarão melhor posicionadas para saber como continuar inovando após a pandemia covid.
Fonte: Forbes
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