A vacina da Astrazeneca, considerada uma das mais promissoras para combater o novo coronavírus (Covid-19), poderá fornecer uma proteção de um ano de imunização, de acordo com presidente da empresa farmacêutica.
Os testes da vacina da astrazeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford, já foi iniciada em humanos a um tempo, tendo um estudo de fase 1 no Reino Unido prestes a ser concluído, e outro estudo de fase 3 já em progresso.
Vale destacar que, a vacina da astrazeneca também será testada aqui no Brasil, de acordo com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicado no Diário Oficial da União.
Países elaboram contratos para conseguirem doses da vacina da astrazeneca
Além disso, a farmacêutica informou no sábado (13/06), que assinou contratos com a França, Alemanha, Itália e Holanda para fornecer até 400 milhões de doses da vacina da astrazeneca.
A empresa também fechou acordos com o Reino Unido e os Estados Unidos para a distribuição da vacina caso os resultados dos testes sejam positivos.
Pascal Soriot, presidente da Astrazeneca, informa que: ‘Se tudo correr bem, teremos os resultados dos ensaios clínicos em agosto/setembro. Estamos fabricando em paralelo. Estaremos prontos para entregar a partir de outro, se tudo correr bem”.
Etapas para produzir a vacina contra covid
Para desenvolver uma vacina efetiva, como a vacina da astrazeneca, os pesquisadores precisam percorrer diversas etapas para testar a segurança e a resposta imune.
Na primeira etapa, há uma fase exploratória, com pesquisa e identificação de moléculas promissoras (antígenos).
Na segunda etapa, é o que os pesquisadores denominam de fase “pré-clínica”, onde ocorre a validação da vacina em organismos vivos, usando animais (ratos, por exemplo)
Após passar pela pesquisa e pela fase pré clínica, chega a terceira etapa, denominada como fase clínica, na qual é realizado testes em humanos, sendo dividida em três momentos:
- Fase 1: avaliação preliminar com poucos voluntários adultos monitorados de perto;
- Fase 2: testes em centenas de participantes que indicam informações sobre doses e horários que serão usados na fase 3. Pacientes são escolhidos de forma randomizada (aleatória) e são bem controlados;
- Fase 3: ensaio em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da eficácia/segurança e prever eventos adversos; só então há um registro sanitário
Fonte: Época negócios
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).