A vacina da Pfizer contra COVID apresentou ótimos resultados nos estudos realizados com humanos, segundo os resultado das análises divulgadas na quarta feira (01/07).
Desenvolvida pela empresa alemã de biotecnologia – BioNTech em conjunto com a gigante farmacêutica dos Estados Unidos – Pfizer, a empresa afirma que, os voluntários que participaram do teste apresentaram robustos índices de anticorpos neutralizantes ao vírus após 28 dias da primeira dose da vacina.
No entanto, de acordo com a empresa, o desenvolvimento dos anticorpos prevê a necessidade de pelo menos duas doses.
Vale destacar que, a vacina da Pfizer contra COVID é uma das 17 testadas em seres humanos durante a corrida global para encontrar uma forma de imunização para combater o novo coronavírus. A vacina da AstraZeneca por exemplo, têm a possibilidade de ser distribuída ainda neste ano de 2020.
Como os testes da BioNTech e Pfizer foram realizados?
Segundo a BioNTech, os testes da vacina da Pfizer contra covid foi feita através de duas dosagens do medicamento BNT162b1, sendo aplicadas em 24 voluntários saudáveis. Após 28 dias da aplicação, os voluntários desenvolveram níveis altos de anticorpos para a covid-19 do que os normalmente observados em pessoas infectadas.
A data dos estudos foram realizadas entre 4 de maio a 19 de junho, com 24 voluntários recebendo quantidades diferentes das vacinas. Outras nove pessoas receberam placebo para uma análise mais assertiva.
A vacina da Pfizer contra covid também foi bem tolerada entre os participantes, apresentando efeitos adversos moderados, como dor no local da aplicação e alguns quadros de febre.
Ao todo, as vacinas foram administradas por meio de duas injeções com diferença de três semanas – resultando em uma febre curta em três de quatro participantes após a segunda aplicação.
De acordo com co-fundador e CEO da BioNTech – Ugur Sahin: “Esses primeiros resultados de testes mostram que a vacina produz atividade imune e causa uma forte resposta imune”.
É interessante mencionar que, a vacina da Pfizer contra covid é baseada em RNA mensageiro. Segundo a farmacêutica, a ideia desse tipo de vacina é introduzir uma sequência de RNA mensageiro (esse tipo de RNA aponta para células como produzir algo) que indica como se constrói antígenos contra o vírus da Covid – Sars-CoV-2. Com isso, o organismo aprende como produzir a defesa e fica pronto para atacar o corpo estranho invasor.
A farmacêutica destaca que esse tipo de vacina costuma ter um desenvolvimento mais rápido e mais barato em comparação às vacinas comuns.
Novos estudos da vacina da pfizer contra covid serão iniciados em Julho
Em entrevista à Folha de SP, Graciela Morales, líder de vacinas dos mercados emergentes da Pfizer afirmou que neste momento, é necessário entender se os anticorpos obtidos da vacina geram resposta imune para prevenir a doença.
Dessa forma, a próxima fase da pesquisa da vacina da pfizer contra covid será iniciada em julho, com uma expectativa de participação de cerca de 30 mil pessoas. Porém, até o momento, os testes serão realizadas apenas nos Estados Unidos e Alemanha.
De acordo com Morales, ela justifica essa decisão pois os pesquisadores da farmacêutica estão levando em conta aspectos como o momento pandêmico nos locais, velocidade de recrutamento dos voluntários, agilidade das agências regulatórias e a capacidade de realizar o acompanhamento dos integrantes da pesquisa.
Caso a vacina da pfizer contra covid receber aprovação de agências reguladoras, as empresas esperam fabricar até 100 milhões de doses até o final de 2020 e mais 1,2 bilhão até o fim de 2021.
Fontes: Folha de São Paulo – Veja.Abril
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).