Uma das perguntas que tem perpetuado a cabeça de muitos líderes durante esta pandemia é a respeito do trabalho remoto pós pandemia. Afinal, os líderes devem permitir que suas equipes trabalhem em casa após a crise de coronavírus?
Em 12 de maio, Jack Dorsey, CEO do Twitter, disse aos funcionários que eles poderiam trabalhar em casa indefinidamente, mesmo após o encerramento da pandemia do novo coronavírus – COVID-19. A resposta da comunidade de mídia social foi extremamente positiva. Parece que muitas pessoas acreditam que outras empresas devem seguir rapidamente o exemplo do trabalho remoto pós pandemia.
No entanto, de acordo com Mike Goleman, autor do livro “Breakthrough Leadership Team”, e com mais de trinta anos de experiência em consultoria, ajudando marcas como Verizon, Disney, Polo Ralph Lauren, Chanel, Dillard, Liz Claiborne e Levi Strauss, afirma que, embora as opiniões sobre o quão produtivo possamos trabalhar em casa tenham mudado drasticamente para positivo nos últimos meses, ele teme que muitas empresas possam reagir exageradamente.
Apesar de algumas empresas conseguir adotar o trabalho remoto pós pandemia e fazer esse novo modelo funcionar, outras empresas podem não estar prontas para a mudança.
Dessa maneira, é necessário observar as vantagens e desvantagens de adotar o trabalho remoto pós pandemia
Vantagens e desvantagens do trabalho remoto pós pandemia
Algumas vantagens são:
Talento – As empresas não estão mais restritas ao talento local. Em um ambiente remoto, você pode contratar a melhor pessoa, não importa onde eles morem. Isso pode aumentar significativamente o número de candidatos qualificados para uma posição.
Colaboração – as empresas melhoraram sua colaboração com qualquer pessoa, em qualquer lugar, através do uso de novas ferramentas (Zoom, Google Meets, etc.) e melhores habilidades de facilitação remota. Isso melhora a produtividade e a inovação, aproveitando melhor os cérebros dentro e fora da organização.
Flexibilidade – Trabalhar remotamente oferece aos indivíduos maior flexibilidade para lidar com as necessidades pessoais ou familiares durante o dia. Flexionar sua programação para ver a filha, a peça da escola ou levar seu filho ao médico torna-se significativamente mais gerenciável quando você tira o tempo de viagem da mistura.
Deslocamento – Por falar em deslocamento, as pessoas economizarão tempo e dinheiro significativos por não terem que viajar para o trabalho.
Meio Ambiente – Mais uma vez, falando em deslocamento, isso sem dúvida terá um impacto positivo no meio ambiente. Por exemplo, as pessoas em Punjab, na Índia, dizem que podem ver os picos de neve do Himalaia, uma visão que há décadas foi bloqueada pela poluição do ar.
As desvantagens do trabalho remoto pós pandemia são:
Equilíbrio – A divisão entre tempo de trabalho e pessoal ficou embaçada durante a quarentena. Trabalhar em casa tornou mais difícil sentir-se “desligado” do trabalho. O resultado é que as pessoas substituíram as horas de deslocamento por mais horas de trabalho, o que deve ser contornado com o limite dos horários de trabalho.
Integração – Será mais desafiador envolver sua cultura nos membros da equipe recém-contratados. A integração é mais do que preencher a papelada e adquirir o seu novo laptop. É também sobre começar a construir relacionamentos com os membros da equipe. Isso geralmente acontece criando momentos memoráveis e experiências de grupo convincentes. Saiba mais como realizar a integração nos tempos de pandemia
Cultura / Relacionamentos – Conversas informais criam laços fortes em sua equipe. Trabalhar em casa significa não conversar no corredor ou almoçar juntos. Existe um valor na cultura resultante de rir, chorar e suar juntos como uma equipe. Sua cultura é a personalidade da sua organização. Ainda não sabemos como o trabalho remoto prolongado afetará essa personalidade.
Distrações – Para muitas pessoas, as distrações domésticas dificultam o foco no trabalho. Desde crianças pequenas a entregas em domicílio com problemas no seu Wi-Fi, faz com que as pessoas tenham problemas para se concentrar por longos períodos. Como constantes partidas e paradas ao longo do dia podem diminuir drasticamente a produtividade. Saiba mais como aumentar a produtividade durante a pandemia
Burnout – Muitas pessoas sentiram a fadiga do aplicativo de videoconferência online – Zoom. É preciso mais energia para se concentrar em uma reunião on-line e olhar a tela do computador o dia todo. Também perdemos o tempo entre as sessões (hora do corredor) e o tempo de deslocamento que nos oferece minutos essenciais para relaxar.
Ações que sua empresa pode tomar para implementar eficientemente o trabalho remoto pós pandemia
Ambos os lados desse argumento precisam ser ponderados com seriedade antes de agir para ter efeitos a longo prazo sobre indivíduos, sua empresa e toda a comunidade mundial. Se você está pensando em trabalho remoto pós pandemia permanente ou não, aqui estão algumas ações que sua empresa pode adotar para aproveitar melhor as vantagens e lidar com as possíveis desvantagens:
- Domine a auto-liderança – você não pode gerenciar outras pessoas se não estiver se gerenciando. Consistentemente exercite sua mente (aprendizado), corpo (exercício físico) e espírito (meditação).
Os desafios de trabalhar remotamente tornam a liderança própria mais crítica. Isso traz à mente uma ótima entrevista com o Dali Lama. Um repórter perguntou-lhe quanto tempo ele passava meditando todos os dias. “Uma hora”, ele disse. Quando o relato perguntou a ele quanto tempo ele passava nos dias em que estava estressado ou “inundando”, ele respondeu: “naqueles dias, passo 2 horas”.
- Dobrar a cultura – Equipes de liderança fortes usam esse tempo para viver o principal objetivo e os principais valores de sua empresa. Essas placas bem escritas na parede são postas à prova em momentos como esses. É muito fácil despejar seu objetivo e benefícios durante uma crise. As grandes empresas mostrarão que realmente querem dizer o que dizem e sua cultura será posteriormente mais forte.
- Triplicar o volume e a qualidade da comunicação interna – As empresas inteligentes estão tendo comunicações mais curtas e frequentes com membros da equipe e clientes. Pode ser focado em debater uma ideia, verificar o status de um projeto ou apenas verificar como está alguém. Estamos aprendendo que o que estamos fazendo por necessidade realmente funciona melhor.
- Torne-se um ótimo treinador – Sua equipe precisa do seu treinamento agora mais do que nunca. Os líderes precisam se tornar especialistas em fazer as perguntas certas para ajudar as pessoas a liberar seu potencial.
Isso é especialmente difícil e importante, em tempos de incerteza. A qualidade e a frequência do treinamento são críticas. Se você não tiver tempo para conversar semanalmente com treinadores de qualidade com cada um dos seus subordinados diretos semanalmente, poderá haver muitas pessoas se reportando a você.
- Seja um evangelista da sua visão – Hoje em dia é muito fácil gastar 100% de seus esforços em tarefas imediatas focadas na sobrevivência. É importante trazer seu foco e suas comunicações de volta para uma visão atraente de três anos para sua empresa.
Os membros da equipe precisam se sentir inspirados por um futuro melhor. Ajude-os a entender que, embora as táticas possam ter mudado por enquanto, a visão do futuro e o desejo de que isso aconteça não mudaram.
Dessa forma, com estas ações, o trabalho remoto pós pandemia poderá se tornar uma realidade em sua empresa, sendo possível promover uma cultura mais forte, criar um ambiente saudável para seus colaboradores, e aumentar a produtividade, visto que, ao ter funcionários se sentindo bem e felizes, o desempenho também tende a aumentar.
Fontes: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).