A potencial vacina Sinovac contra a Covid, desenvolvida pela empresa chinesa, começará a ser testada em humanos no dia 20 de Julho, em São Paulo, segundo o governador de São Paulo, João Doria.
Dessa forma, a chinesa SinoVac iniciará os testes da Fase 3 da vacina, tornando-se uma das três empresas que estão avançando nos estágios finais da corrida para desenvolver a imunização contra a doença covid-19.
Segundo João Doria, o recrutamento dos voluntários para o teste da vacina Sinovac contra a covid começará na semana que vem – 13/07, contendo como base de voluntários os profissionais da saúde, como médicos, paramédicos e enfermeiros que atuam na linha de frente contra a doença.
A vacina Sinovac contra a covid que será testada e estudada no Brasil reunirá cerca de 9 mil voluntários, liderado pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo do Estado de São Paulo.
Além disso, de acordo com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a realização dos testes serão feitos em 12 centros de pesquisas, além de São Paulo, no Distrito Federal e em outros quatro Estados.
Vacina Sinovac contra a Covid poderá estar disponível em meados de 2021
Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, caso a potencial vacina sinovac contra a covid se mostre eficaz nos testes que começarão a ser realizados neste mês, a vacina poderá estar disponível a população em meados do ano que vem.
“Nós estamos neste momento preparando esses centros, preparando o material para as pessoas se candidatarem e esperamos que tudo isso ocorra muito rapidamente, antes de outubro a gente termine a inclusão dos 9 mil voluntários. Com isso, poderemos ter uma análise preliminar dos resultados ainda neste ano, o que levará seguramente ao uso da vacina já em meados do ano que vem”, afirmou Dimas Covas.
Vale destacar que, a vacina sinovac contra a covid é uma das mais promissoras entre as que estão sendo estudadas em todo mundo, tendo registrado 90% de resposta positiva em testes de Fase 2 realizados na China, segundo Dimas Covas.
Além disso, o acordo da SinoVac com o Instituto Butantan prevê a transferência de tecnologia para que a vacina seja produzida no Brasil pelo instituto, caso a vacina sinovac contra a covid se mostre eficaz. O diretor do Butantan ainda afirma que, a parceira firmada prevê ao Brasil acesso a 60 milhões de doses da vacina ainda neste ano.
A farmacêutica Sinovac afirmou também que está construindo uma fábrica de vacinas, com o objetivo de ficar pronta ainda neste ano, sendo capaz de produzir até 100 milhões de doses anualmente.
Outras vacinas em desenvolvimento também estão em fases de testes
De acordo com a Reuters, além da vacina sinovac contra covid, existem atualmente outras 19 em avaliação clínica e centenas estão sendo desenvolvidas e testadas em todo o mundo para conter a pandemia de Covid-19, doença respiratória que já matou milhares ao redor do mundo e devastou a economia global.
A vacina experimental contra a covid da AstraZeneca, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford, está sendo testada no Brasil, com a liderança dos estudos feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A vacina da AstraZeneca também está na Fase 3, o estágio final de testes em humanos, para comprovar a imunização.
Segundo o acordo feito pelo Ministério da Saúde com a empresa AstraZeneca, caso a vacina for eficaz, a produção poderá ocorrer no Brasil.
Outro grupo que tem se mostrado promissor e está na Fase 3 é a empresa Sinopharm, do grupo China National Pharmaceutical Group (CNPG), com o desenvolvimento da vacina inativada contra covid.
Fontes: Reuters – Matéria 1 – Reuters – Matéria 2
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).