Na última quarta feira (19/08), o Governo de São Paulo anunciou que, o horário de funcionamento dos comércios em SP será ampliado, de 6 para 8 horas. Dentre os estabelecimentos permitidos estão: Shoppings, Lojas, Bares e Restaurantes, Comércios de rua, Salões de beleza, Academias, Escritórios e entre outras atividades comerciais.
No entanto, a ampliação do horário de funcionamento dos comércios em SP, está restrita apenas para municípios que estão na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo.
Além disso, os estabelecimentos poderão adotar uma jornada contínua ou fracionada, podendo decidir em qual turno funcionarão, seja de manhã, à tarde ou de noite. Vale ainda destacar que, é necessário respeitar as 8 horas diárias, não ultrapassando o horário de funcionamento.
Por fim, mesmo com a autorização do estado, os prefeitos de cada município tem a autonomia para aplicar a medida e decidir se e quando a mudança será adotada.
A mudança das regras do horário de funcionamento dos comércios em SP será realizada por meio de um decreto, passando a vigorar em todo o estado a partir de Sexta-Feira (21/08).
Ampliação do Horário de funcionamento dos comércios em SP tende a evitar aglomerações, segundo governo
Segundo José Medina, Coordenador do Centro de Contingência, afirmou que, a ampliação do horário de funcionamento dos comércios em SP é a máxima possível para a fase amarela do Plano São Paulo, para que dessa forma, seja possível evitar um retrocesso à fase 2 (laranja). Dessa maneira, Medina afirma que, expandir ainda mais o horário só se será possível na fase verde, com melhora de indicadores.
Medina também informou que, o impacto da mudança no horário de funcionamento dos comércios em SP, será avaliado em 15 ou 30 dias. “A expansão de 6 para 8 horas, pode acontecer duas coisas. Uma é que disperse as pessoas. Então, em vez de concentrar todas as pessoas que vão para o comércio em 6 horas, elas ficam diluídas em um horário maior. E a outra também é que pode ser que isso seja um convite para mais pessoas saírem de casa e irem para o comércio. Nós, nesse momento, achamos que era seguro, considerando os parâmetros que temos agora.” – Ressalta o Coordenador.
A secretária de desenvolvimento econômico do estado – Patrícia Ellen, admitiu que a mudança do horário de funcionamento dos comércios em SP é resultado de pleitos trazidos por empresários de diversos setores.
No entanto, Ellen reforça que, mesmo com a ampliação e as flexibilizações realizadas, as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, devem permanecer em isolamento social, desempenhando apenas atividades essenciais.
Regras de funcionamento dos comércios em SP ainda estão em vigor
Mesmo com a ampliação do horário de funcionamento dos comércios em SP, um dos pontos que diversos comerciantes e empresários não podem esquecer, é sobre as regras e protocolos sanitários das atividades nos comércios.
A fase amarela do Plano São Paulo permite o consumo de alimentos e bebidas em bares, restaurantes e outros estabelecimentos, desde que tais ambientes sejam arejados ou fiquem ao ar livre, para evitar o contágio
Não é permitido que o consumo seja realizado em pé, e nem que ocorram aglomerações nesses locais. A ocupação máxima permitida é de até 40% da capacidade de assentos, com o fechamento previsto até as 22 horas.
Fonte: Estadão – SP – InfoMoney – G1.Globo
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: