Os empresários podem ver as retrações do mercado de duas maneiras: Ver isso como um sinal de que eles devem “fechar as portas” e garantir seu investimento, possivelmente até mesmo tendo algumas perdas para enfrentar a tempestade. Ou então, para os empreendedores menos avessos ao risco, a desaceleração do mercado pode ser vista como um caminho para uma nova oportunidade de marketing durante a covid-19.
Com tantas indústrias fechando, é hora de pensar em entrar em um novo mercado. Contudo, nem todos os mercados são fáceis de se firmar.
Empresários inteligentes sabem que, a chave para identificar novas oportunidade de marketing durante a covid-19, está em pesar o potencial do mercado. No entanto, em uma indústria totalmente nova, pode ser um desafio identificar os indicadores de que investir nessa área é uma boa ideia.
Dessa maneira, para ajudar, 16 especialistas da “Forbes Business Council” oferecem as suas experiências para auxiliar os líderes da indústria a encontrar uma oportunidade de marketing durante a covid-19, em um terreno fértil para se ramificar durante uma crise econômica.
1. Permaneça em seu core business
A primeira dica para identificar uma boa oportunidade de marketing durante a covid-19 é focar no Core Business.
“Fique no seu negócio principal. Na crise, a reação instintiva é buscar novas oportunidades. No entanto, uma abordagem melhor é ir para o centro, aumentar suas reservas e estar pronto para avançar quando o mercado melhorar”. – Andrew Fox, SuperJeweler.com
2. Alavancar um modelo financiado pelo cliente
“O tipo de investimento mais criativo que encontro é o modelo de negócios financiado pelo cliente, em que você pede aos clientes que paguem por um produto ou serviço que está por vir, em troca de um benefício exclusivo. Isso fará com que eles se sintam especiais, ao mesmo tempo que o ajudará a obter um financiamento avançado. – Sardor Akhmedov, Jafton.com
3. Estude seu ambiente obsessivamente
Outra forma de encontrar uma nova oportunidade de marketing durante a covid-19 é estudar o ambiente.
“Em crises econômicas, a maioria das pessoas se contrai devido ao medo. Como empreendedores, precisamos aumentar nosso radar de busca de oportunidades, e nos comprometer a acreditar que existem oportunidades para você e que você as encontrará. Estude o seu ambiente obsessivamente e continue perguntando: “Quais necessidades humanas mudaram durante este clima?” Muitas marcas de sucesso foram lançadas em recessões, pois sempre há um novo aumento na demanda”. – Shaz Memon, Digimax Dental
4. Faça apostas menores e veja o que funciona
“Nesse tipo de mercado, penso menos em uma nova oportunidade e mais em como posso fazer algumas apostas menores e ver quais estão pegando. Fique atento a esses bolsões de oportunidade. Crie agilidade e prontidão em sua equipe para agir rapidamente conforme as oportunidades surgem”. – Cheryl Fields Tyler, Blue Beyond Consulting
5. Encontre as lacunas
Encontrar as lacunas que falta no mercado também é uma ótima maneira de encontrar uma oportunidade de marketing durante a covid-19.
“A coisa mais importante que um empresário pode fazer para encontrar e se comprometer com novos mercados, ou oportunidades, é descobrir neste momento onde as transições sem precedentes que estamos vivenciando estão criando lacunas. Muita coisa mudou nos últimos meses e mais rapidamente do que o normal. Isso sem dúvida criou lacunas no que os consumidores querem e no que eles têm. Essas lacunas são oportunidades de ataque”. – Ray Green, RJG and Co.
6. Sempre vá com tudo
“A ideia principal é capitalizar oportunidades. Há uma janela limitada onde você deve alocar todo o foco de seu empreendimento para capturar o benefício completo. Mergulhar os dedos dos pés não é suficiente quando surge uma oportunidade. É tudo uma questão de intensidade e compromisso. Você tem que capitalizar sobre isso e executar o entendimento de que pode nunca acontecer novamente”. – Art Malkov, BlockchainDriven
7. Procure por interrupções
Procurar por interrupções no fluxo do mercado também é uma maneira de encontrar uma nova oportunidade de marketing durante a covid-19.
“A interrupção cria oportunidades. Por exemplo, observe como as empresas locais reagem e se adaptam à maneira como operam devido à atual pandemia Covid-19. Invista em empresas ou ideias projetadas para superar interrupções substanciais no fluxo de trabalho. Empresas e clientes tiveram que aprender novas tecnologias e processos durante a noite. Muitos empresários também tiveram que descobrir como operar virtualmente”. – Brandon Grable, Grable Grimshaw Mora PLLC
8. Tente prever a trajetória das mudanças
“Um empresário inteligente teria previsto uma retração do mercado e se preparado de acordo. Dito isso, muitas grandes empresas foram fundadas durante uma recessão (Microsoft, CNN, Uber e Burger King, para citar alguns). Uma retração do mercado geralmente é um momento de grande confusão e mudança, e os empresários devem manter os olhos abertos para prever a trajetória das mudanças”. – Byung Eun Min, Vintorio
9. Foco na venda de clientes existentes
Focar as suas estratégias de vendas para clientes recorrentes também é uma ótima oportunidade de marketing durante a covid-19
“É mais fácil vender um cliente existente do que procurar um novo. Ao identificar os pontos problemáticos de seus clientes atuais, você pode expandir seus serviços existentes ou adicionar novos serviços para atender às suas necessidades e, ao mesmo tempo, aumentar a receita. É uma situação em que todos ganham para você e para o cliente”. – Frank LaRosa, ELITE Consulting Partners
10. Aproveite o poder do LinkedIn
“O LinkedIn é uma riqueza de recursos quando se trata de entender para onde seu mercado está indo. Observe o que as pessoas estão falando, leia os comentários nos artigos e preste muita atenção aos líderes do setor e às startups. Faça conexões e permita-se ser lançado. Pergunte. O mercado está em constante movimento e, se você não nadar à frente da corrente, pode simplesmente se afogar”. – Charmaine de Souza, Móveis Empresariais
11. Seja ativo nos fóruns online
Ser ativos nos fóruns também pode ajudar a identificar oportunidade de marketing durante a covid-19.
“Seja ativo em fóruns, como Reddit, Facebook, Quora, etc. As pessoas estão literalmente online reclamando dos problemas que estão tendo o dia todo, e isso é uma coisa boa. Procure coisas das quais as pessoas estão constantemente reclamando e vá direto para a toca do coelho. Sempre há problemas a serem resolvidos; você apenas tem que parar e ouvir o que as pessoas estão dizendo”. – Edmund Lowman, Slumber Hostel Group
12. Pense fora da caixa
“Fiquei impressionado com uma empresa na Ásia que opera lojas de varejo. Enquanto a loja foi forçada a fechar durante a pandemia, eles converteram os membros da equipe da loja em evangelistas de mídia social, bem como especialistas em suporte de bate-papo, e rapidamente passaram a ter uma forte presença online. Isso manteve as pessoas empregadas e abriu um novo canal, pensando fora da “caixa” de sua loja de varejo”. – Lee Shapiro, 7wire Ventures
13. Potencialize sua habilidade principal
Focar na sua habilidade principal é outra forma de aproveitar uma oportunidade de marketing durante a covid-19
“Use sua habilidade principal para obter pequenas parcelas de clientes de alto desempenho. Por exemplo, se você é muito bom em marketing de desempenho, branding, vendas no Linkedin, construindo uma grande rede ou qualquer outra coisa, USE! Com uma grande habilidade, você pode obter de 5 a 25% da receita ou das ações da empresa, dependendo de quanto impacto sua habilidade tem na receita. Eu fiz isso com muito sucesso com mais de 10 empresas”. – Matt Schuldt, TPA Media GmbH
14. Procure por empresas subvalorizadas
“Meu parceiro de negócios e eu geralmente procuramos empresas subvalorizadas, mas fortemente administradas. É um bônus se o seu investimento também é algo pelo qual você está apaixonado; no entanto, tornar-se muito emocional nessas situações pode ser uma armadilha. Você precisa saber quando é hora de entrar e quando é hora de sair. Se você se sente como uma líder de torcida de um time perdedor por mais de alguns dias, provavelmente deveria seguir em frente”. – S.W. Miliano, Terrazel, Inc./ The Stone Register
15. Parceria com marcas conhecidas
Outra forma de aproveitar uma oportunidade de marketing durante a covid-19 é realizar parcerias com marcas conhecidas.
“A crise econômica experimentada pela Covid-19 teve um impacto significativo nos setores de hospitalidade, turismo e varejo. A oportunidade de investimento mais óbvia a partir disso é investir no varejo online e negócios online. No entanto, novas startups de comércio eletrônico terão que enfrentar uma concorrência significativa. Eu recomendaria tentar fazer parceria com marcas e influenciadores conhecidos para ajudar a aumentar a credibilidade”. – Nader Luthera, FURM GROUP LIMITED
16. Licença de propriedade legalmente protegida
“Uma maneira de criar um novo fluxo de receita é por meio do licenciamento de uma propriedade legalmente protegida, como um nome de marca ou marca registrada, para outra entidade, para que ela possa aplicá-la em seus próprios produtos ou serviços. Se feito da maneira certa, o licenciamento é um investimento de baixo risco que gera receita, estende o alcance e aumenta a relevância, criando vários pontos de contato para atingir mais consumidores”. – Maura Regan, Licensing International
Refletir a respeito de tais dicas desses especialistas poderão ajudar a sua empresa a encontrar uma nova oportunidade de marketing durante a covid-19. As experiências repassadas por esses empresários poderá fazer a diferença em um futuro próximo! Dessa maneira, aplique-as se houver uma oportunidade para isso!
Fonte: Forbes.com
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