À medida que continuamos a observar o desdobramento da Covid-19, é difícil não ver as lições que podemos aprender quando se trata de uma pandemia viral e a cibersegurança na pandemia de covid-19.
Assim como um vírus pode se espalhar facilmente entre as pessoas, o risco cibernético se espalha entre as organizações em nosso mundo digital e interconectado, fazendo com que as ameaças cibernéticas cresçam exponencialmente a cada ano.
Uma ameaça cibernética em grande escala está a beira de nos atingir no futuro, e isto provavelmente se acelerou à medida que mais empresas e serviços se mudam para a Internet, para apoiar a nova realidade de distanciamento social e trabalho remoto, além de nos mostrar a importância de focar na cibersegurança na pandemia de covid-19.
Esses acontecimentos expõe a comunidade cibernética uma oportunidade de aprender com as táticas de sucesso, que ajudaram a prevenir e mitigar a disseminação de ameaças virais. Dessa maneira, confira abaixo algumas das lições aplicáveis sobre a cibersegurança na pandemia de Covid-19.
Como a higiene básica pode ajudar a reduzir o risco cibernético?
Nos últimos meses, fomos lembrados de que etapas simples de higiene, como lavar as mãos e cobrir a boca ao tossir, podem ajudar muito a reduzir a disseminação do Covid-19. A higiene cibernética básica também pode ajudar muito na construção da cibersegurança na pandemia de covid-19, reduzindo riscos de ataques cibernético.
Em princípio, a higiene cibernética se refere às práticas recomendadas que ajudam as organizações e os indivíduos a se protegerem de ameaças cibernéticas e incidentes.
Existem várias maneiras de aumentar sua higiene cibernética para fortalecer a cibersegurança na pandemia de covid-19, mas algumas das principais incluem coisas como; o uso de gerenciadores de senhas e a implementação de fortes controles de segurança de e-mail; Conduzir treinamentos de segurança frequentes e corrigir e atualizar software e ativos o mais rápido possível.
Dedicar algum tempo para implementar ações simples como essas, não apenas ajudará a garantir que você esteja em conformidade com os regulamentos do setor, mas também ajudará muito no fortalecimento da cibersegurança na pandemia de covid-19, assim como na redução de sua vulnerabilidade e na proteção de seus dados contra ameaças.
O que podemos aprender com o distanciamento social?
A cibersegurança na pandemia de covid-19 se tornou ainda mais prioritária, visto que a transformação digital continua a evoluir na forma como trabalhamos.
Um estudo recente concluiu que, as organizações estão trabalhando com mais terceiros para competir na economia digital. Isso inclui depender de provedores de nuvem e IoT, além de compartilhar dados com fornecedores, incluindo sistemas de ponto de venda, sistemas de RH e fornecedores de folha de pagamento, para administrar seus negócios.
O aumento da dependência de terceiros coincide com um maior compartilhamento de dados e acesso à rede, criando uma tempestade de risco perfeita para agentes de ameaças oportunistas.
Dessa maneira, para evitar ataques cibernéticos, e fortalecer a cibersegurança na pandemia de covid-19, as organizações podem reduzir esses riscos mantendo um distanciamento cibernético saudável e compartilhando apenas o necessário. Além disso, semelhante ao rastreamento de contatos, as organizações devem manter o controle de todos os terceiros com os quais estão compartilhando dados, para que possam monitorar a probabilidade e o impacto potencial que um incidente cibernético em um de seus terceiros teria em seus negócios.
Qual é o papel da colaboração cruzada?
Reduzir as ameaças de uma pandemia só é possível por meio da colaboração. Como vimos com a Covid-19, as ameaças virais não são impedidas por fronteiras estaduais ou governamentais, e uma redução da infecção em determinado local pode ser facilmente revertida se as infecções de outro local se espalharem.
Em relação a cibersegurança na pandemia de covid-19 e os vírus, o cibercrime não detecta ou adere a perímetros intangíveis. Para proteger sua organização contra riscos cibernéticos, você precisa trabalhar com os parceiros de terceiro, quarto e enésimo grau com os quais compartilha seu perímetro, porque mesmo se você tiver a rede mais segura, a segurança de seus dados e redes pode facilmente ser violados se você compartilhá-los com terceiros inseguros.
É por isso que é fundamental trabalhar a cibersegurança na pandemia de covid-19, em conjunto com os gerentes de linha de negócios e executivos dentro de sua organização, bem como seus terceiros, para entender sua exposição e risco compartilhados, para que você possa colaborar na construção de um ecossistema seguro.
Muitas das vulnerabilidades criadas em ecossistemas digitais podem ser mitigadas simplesmente reservando um tempo para aprender sobre elas e implementar alguns controles.
E por último, que tal testar?
Um dos maiores desafios que enfrentamos no início de qualquer pandemia é o teste e o conhecimento – quem os possui, como é transmitido, se há imunidade, etc. E uma ótima maneira de adquirir conhecimento é por meio de pesquisa e testes.
Em contrapartida, no mundo cibernético, o fortalecimento da cibersegurança na pandemia de covid-19 pode ser feita por meio de avaliações de risco.
Ao instituir uma metodologia de avaliação eficaz e dinâmica, as organizações podem identificar vulnerabilidades com rapidez e segurança em seus próprios sistemas e processos, bem como em terceiros. Esse conhecimento permite que eles criem estratégias de remediação e mitigação para reduzir o risco e a disseminação de ameaças cibernéticas.
O crescimento vem da aplicação do aprendizado, de fracassos e sucessos do passado ao futuro. Se as comunidades cibernéticas se unirem, todos nós podemos nos beneficiar de um ecossistema digital mais seguro.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: