O clima econômico atual permanece incerto, e as marcas ainda estão se ajustando às novas realidades. É algo assustador, com certeza. Mas também essa é uma ótima oportunidade para pensar no marketing digital na pós pandemia, criando uma experiência digital que combina uma mentalidade de atendimento ao cliente com as ferramentas e tecnologias que os clientes precisam em cada etapa de sua jornada.
Dessa maneira, conforme você planeja as suas estratégias de marketing digital na pós pandemia, para este admirável mundo novo, confira as três táticas digitais importantes que podem te auxiliar nessa trajetória:
1. Use a análise preditiva para ajustar sua previsão de vendas conforme a economia reabre
Começando pela primeira tática de marketing digital na pós pandemia, realizar uma análise preditiva é uma ótima maneira de se adequar estrategicamente ao novo cenário da economia.
Não há dúvida de que quase todas as empresas foram afetadas de alguma forma pela pandemia, mas é essencial compreender a profundidade e amplitude individual do impacto. Os modelos de dados de longo prazo estão caindo por terra agora, e quaisquer modelos feitos antes de fevereiro ou março de 2020, quase certamente não levaram em consideração os efeitos de uma pandemia.
Desfaça-se da ideia de perspectiva de longo prazo. Em vez disso, procure análises preditivas, que podem ajudar as organizações a usar dados em tempo real para se tornarem mais ágeis em mercados que mudam rapidamente, como aquele em que estamos agora, bem como identificar microtrends e reagir rapidamente para mudar o fornecimento para atender à demanda em constante mudança .
2. Com pesquisa e ciência de dados, reavalie sua estratégia de marketing para se preparar para a recuperação
Outra tática de marketing digital na pós pandemia é pensar na pesquisa e ciência de dados, para que dessa forma seja possível tomar as melhores decisões, e até reavaliar a estratégia de marketing para se recuperar de forma rápida e assertiva no futuro.
Dessa maneira, certifique-se de que sua estratégia ainda esteja atendendo às necessidades de seus clientes, que provavelmente mudaram.
Comece com uma descoberta ou “processo de criação de design” que reúna os principais stakeholders, para compreender os principais problemas e prioridades que afetam os clientes (tanto durante tempos “normais” e durante a crise) e como eles se encaixam em um roteiro mais amplo.
Identifique os pontos de dados disponíveis com acesso rápido, incluindo métricas do visitante (por meio de ferramentas como Google ou Adobe Analytics), métricas de vendas (por meio de seu gerenciamento de relacionamento com o cliente ou sistemas financeiros) e métricas de custo (por exemplo, custos operacionais e de publicidade). Use-os para tomar decisões baseadas em dados e obter ganhos rápidos.
Defina as personas e as jornadas de compra dos clientes e descubra como eles podem ser diferentes agora. Identifique como as soluções atenderão às necessidades do seu público em seus vários pontos de jornada, ao mesmo tempo em que os direcionam para suas metas e objetivos de negócios.
Dessa maneira, seguindo o processo de descoberta e pensando no marketing digital na pós pandemia, determine como implementar ou renovar os serviços digitais, que vivem na interseção das necessidades dos clientes, e objetivos de negócios à medida que evoluíram após esta crise.
Por exemplo, atualizar o site, construir um aplicativo móvel, adicionar chatbots ou automação para tarefas repetíveis ou mover para a nuvem para melhor segurança.
3. Considere se os chatbots beneficiariam os seus negócios agora ou no futuro
Os chatbots são uma ótima oportunidade para impulsionar o marketing digital na pós pandemia, tendo em vista que também estão em ascensão desde antes da pandemia da covid-19.
Os chatbots básicos podem seguir certas regras, como: “se fizer isso, faça aquilo”, que enviam respostas predeterminadas com base no que um cliente perguntou, direcionando automaticamente para um humano se a pergunta do cliente não for respondida.
Os bots mais avançados podem se integrar a sistemas de back-end, para executar tarefas como; rastrear o pedido de um produto do cliente e fornecer atualizações de status em tempo real, ou até mesmo fazer um pedido por conta própria usando processamento de linguagem natural. Os chatbots são uma das estratégias de marketing digital na pós pandemia que você deverá pensar, se vale ou não a pena em sua empresa, Pois demanda um tempo em seu desenvolvimento.
Dessa forma, ao tentar implementar uma solução de chatbot, especialmente em torno do suporte da Covid-19, lembre-se de que os bots são inteligência artificial, mas aqueles que lidam com eles na outra extremidade não são. Pense de uma perspectiva humana. Comece com as necessidades e preocupações individuais dos clientes e depois pense em como a tecnologia do chatbot pode ser aplicada para resolvê-los.
Combine essa compreensão de seus clientes com pesquisas profundas de usuários para realmente entender o que seus clientes se preocupam agora, o que os motiva a tomar certas ações e o que eles precisam em cada estágio de sua jornada digital, incluindo informações pertinentes relacionadas à resposta a crises ou ações. Use esses dados para trabalhar para trás, construindo seus bots a partir daí.
Não pense nos Chatbots como robôs que apenas respondem mensagens, Pois eles são muito mais que isso
Ao considerar usar os chatbots como tática de marketing digital na pós pandemia, não pense utilizá-los como uma simples ferramenta de respostas automáticas.
Embora muitas pessoas pensem nos chatbots simplesmente como ferramentas adicionais de comunicação digital, eles são muito mais do que isso. O tom, a linguagem e até os nomes deles fazem parte da sua marca, então certifique-se de que seus chatbots, e como eles “falam” com os clientes, são consistentes com seus outros canais, pontos de contato e mensagens.
Lembre-se também de que os chatbots não são adequados para todos os negócios, então não crie chatbots apenas para incorporá-los. Os clientes que lidam com empresas em alguns setores esperam ligar para um agente humano e obter seu problema ou dúvida por chamada de voz. Se sua empresa se enquadra nesta categoria, seus clientes podem não responder bem ao serem direcionados a um agente de IA.
Fonte: Forbes.com
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