As vendas do comércio eletrônico totalizaram, em dólar, mais de US $ 3,5 trilhões em 2019, com uma projeção de chegar a US $ 6,5 trilhões em 2023. Como tal, a influência do e-commerce pós pandemia será muito maior daqui para frente.
Dessa maneira, confira abaixo três principais maneiras pela qual o e-commerce pós pandemia moldará o futuro.
O movimento nas lojas tradicionais será impactada.
Nem é preciso dizer que, à medida que o e-commerce continua crescendo, o número de pessoas que visitam as lojas físicas verá uma redução significativa. O impacto da Covid-19 no e-commerce (com uma grande mudança para as vendas online) provavelmente não será temporário. Tais mudanças, podem ser tomadas como uma previsão do que se esperar quando falamos sobre o e-commerce pós pandemia.
Marcas que não estavam online, agora estarão cientes da importância de ter uma presença na web. Com 63% dos eventos de compra começando online, é fundamental que as empresas coloquem seus produtos ou serviços na frente de seus clientes potenciais na web, mesmo que esses clientes acabem fazendo a compra final em uma loja local.
Mesmo com o modelo de “clicar e levar” sendo levado em consideração, a necessidade de espaço de varejo físico continuará a diminuir, porque os varejistas agora podem contar com sistemas de logística avançados. O aumento da eficiência elimina a necessidade de manter grandes quantidades de estoque, o que serve ainda para diminuir a movimentação física.
As experiências de compras no e-commerce pós pandemia, se tornarão o novo padrão
Já estamos começando a ver mais consumidores exigindo experiências. Na verdade, espera-se que a “economia da experiência” gere, em dólar, até US $ 12 bilhões até 2023, e essa tendência também se estende ao setor de comércio eletrônico. Mas como isso se parecerá especificamente no caso do e-commerce pós pandemia?
Bem, provavelmente assumirá a forma de experiências de compra on-line altamente interativas conduzidas por realidade aumentada. Com a competição do comércio eletrônico se tornando cada vez mais acirrada, esse tipo de abordagem atuará como um fator chave de diferenciação que dá a certas marcas uma vantagem competitiva.
Essa mudança é parcialmente impulsionada pela necessidade do consumidor moderno de compartilhar sua participação em experiências e atividades nas redes sociais. As compras já são tratadas como uma atividade de lazer, que continuará a atrair mais clientes para uma nova onda de marcas de estilo de vida que proporcionam as experiências e oportunidades de compartilhamento social que desejam.
Haverá uma preferência maior por marcas com consciência ambiental e social
No e-commerce pós pandemia, as marcas terão que ter consciência ambiental e social para prosperarem
Não é segredo que o consumidor de hoje está mais informado e, portanto, tem maiores expectativas. Onde o preço já foi visto como um dos fatores mais importantes que influenciam as decisões de compra, agora existem outros fatores críticos que desempenham papéis importantes.
Uma nova geração de consumidores conscientes está dominando o mundo, e as pessoas se preocupam profundamente com os fatores ambientais e sociais. Em um mercado de comércio eletrônico extremamente competitivo, algumas das principais perguntas que os consumidores agora fazem antes de se comprometer com uma compra incluem:
- Como os produtos estão sendo feitos?
- Os materiais são sustentáveis?
- A marca é socialmente consciente e ativa?
- As práticas de fabricação são éticas, incluindo a forma como os trabalhadores são tratados em toda a cadeia de abastecimento?
Dessa maneira, para atuar no e-commerce pós pandemia, à medida que o movimento sustentável continua crescendo, as marcas devem atender à mudança no comportamento do consumidor. O mesmo se aplica à responsabilidade social. Os clientes agora exigem que as marcas lhes mostrem, e não apenas lhes falem, sobre seus esforços sociais. Isso significa que as empresas devem ter uma compreensão abrangente dos valores de seu público e ser autênticas em suas ações, demonstrando impacto real ao longo do tempo.
As marcas que não se adaptarem ao tempo, cairão no esquecimento à medida que mais e mais clientes começarem a buscar ativamente opções ambientalmente corretas e socialmente responsáveis.
Olhos para o futuro do e-commerce pós pandemia
Em um mundo cada vez mais digital, o e-commerce está desempenhando um papel fundamental na definição do futuro. Os anos a seguir do e-commerce pós pandemia, certamente trarão inúmeras inovações e mudanças emocionantes. Além disso, os clientes terão ainda mais poder do que agora. Isso significa que as marcas precisarão investir mais recursos para compreender e acompanhar suas necessidades e expectativas em evolução.
Fonte: Forbes.com
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