Sobrevivendo a uma pandemia? Fique calmo, existe um aplicativo para isso. A experiência de compra durante a covid-19, especialmente as realizadas de forma online, aumentou significativamente neste período de quarentena. Mas vale destacar que a tecnologia pode ir além das compras realizadas digitalmente. Os aplicativos móveis também podem colaborar e melhorar muito a experiência de compra feito de forma presencial.
Dito isso, é válido dizer que, os aplicativos são o futuro do varejo pessoal, e a pandemia apenas acelerou a sua implementação. Os aplicativos ajudam as marcas a continuar oferecendo ótimas experiências, mantendo o distanciamento social e seguindo as diretrizes locais. Os aplicativos móveis são essenciais para resolver muitos dos problemas que os varejistas enfrentam durante a pandemia COVID-19.
Dessa maneira, os aplicativos móveis podem melhorar a experiência de compra durante a covid-19, realizado de forma presencial, de três maneiras principais:
1- Facilitar a coleta de suas compras
A estratégia de comprar online e retirar na loja, teve um crescimento tremendo durante a pandemia. Mas o fator de conveniência, referente a experiência de compra durante a covid-19, é perdido se os clientes não puderem pegar seus itens rapidamente quando chegam na loja.
Os aplicativos móveis permitem que os clientes façam check-in quando chegarem ou até mesmo avisem a loja que estão a caminho e estimam quando chegarão. Em vez de exigir que os clientes liguem assim que chegarem às vagas designadas de estacionamento, os aplicativos móveis podem fazer o check-in automático dos clientes, o que proporciona uma experiência de compra durante a covid-19 perfeita para clientes e funcionários.
Um dos aplicativos que tem feito sucesso nos Estados Unidos, é o Target, líder em coleta na calçada. No próprio APP, os clientes podem dizer quando estão a caminho da loja e fazer o check-in automaticamente quando chegam. O aplicativo então alerta os funcionários para trazer o pedido para o carro para realizar a entrega sem contato.
O aplicativo também pode enviar uma notificação quando um pedido online está pronto para retirada. Dessa maneira, assim que os clientes chegam ao estacionamento, eles simplesmente pressionam um botão no aplicativo para fazer o check-in, para que haja uma coleta rápida e tranquila, tornando a experiência de compra durante a covid-19 ótima.
2- Capacitar funcionários
Os funcionários das lojas receberam novas responsabilidades durante a pandemia, como controlar a capacidade das lojas e o distanciamento social. Os aplicativos móveis servem como ferramentas poderosas para capacitar os funcionários com suas novas responsabilidades.
Algumas lojas utilizam os aplicativos dos funcionários para rastrear contagens de clientes em várias entradas e saídas de lojas. A rede de supermercados “Asda” do Reino Unido, usa um aplicativo com fila virtual para que os clientes possam fazer o check-in por mensagem de texto ou no aplicativo e receber uma notificação quando for sua vez de entrar na loja. Outras lojas, restaurantes e creches em todo o mundo usam tecnologia semelhante, que permite aos clientes esperar com segurança em seus carros até chegar a sua vez, tornando a experiência de compra durante a covid-19 segura para as pessoas.
Nas lojas, os aplicativos ajudam os funcionários a verificar o estoque e responder a perguntas. Em vez de correr para verificar o almoxarifado, os aplicativos colocam tudo na ponta dos dedos dos funcionários. A empresa Gap, por exemplo, criou um aplicativo em que alerta os funcionários quando os itens estão acabando na área de vendas, tornando mais fácil para verificarem o que há no estoque em seus dispositivos móveis.
3 – Melhorar a experiência do cliente na loja
Quando os clientes vão à loja, eles desejam ser o mais eficientes possível. Isso sempre foi verdade, mas especialmente durante a pandemia, quando muitas pessoas estão tentando limitar sua exposição a germes e outras pessoas.
Um exemplo de experiência de compra durante a covid-19 que os aplicativos móveis podem ajudar, é mostrar aos clientes exatamente onde um item está guardado e se está em estoque, para que eles não tenham que vagar pelos corredores.
No aplicativo Home Depot – da empresa americana que vende produtos para o lar e construção civil – os clientes podem pesquisar com texto ou imagem para encontrar itens, verificar o estoque e até mesmo ser direcionados para a baia exata em que o item está localizado em sua loja local.
O Walmart está lançando um recurso de varredura móvel em seu aplicativo que permite aos clientes escanear itens com seus telefones enquanto fazem compras e, em seguida, escanear um código para pagar no checkout. O aplicativo ajuda os clientes a ver seus gastos totais em tempo real e cria uma experiência de compra durante a covid-19 mais rápida e sem contato.
Como criar um aplicativo móvel eficaz
Tenha uma mentalidade empática:
Coloque-se no lugar do cliente ou dos funcionários. Quais recursos tornariam sua experiência de compra durante a covid-19 mais suave? Em muitos casos, as empresas criam aplicativos com base no que consideram mais importante, não no que os clientes realmente precisam e valorizam. Obtenha feedback e use a empatia para construir um aplicativo que os clientes realmente desejam usar.
Certifique-se de que os dados sejam precisos:
Uma grande frustração dos clientes com o aplicativo, é pedir algo ou ver que um item está em estoque no aplicativo, apenas para chegar à loja e descobrir que o item não está mais disponível. Isto torna a experiência de compra durante a covid-19 ruim para os clientes.
O aumento nos pedidos móveis tornou o gerenciamento de inventário um desafio, mas os aplicativos mais eficazes usam dados precisos em tempo real para fornecer uma visão atualizada do inventário.
Mantenha simples:
Não faça os clientes trabalharem mais do que precisam. Se eles precisarem entrar em contato com a loja, não os obrigue a baixar um aplicativo diferente ou fazer uma ligação. Incorpore todas as funções de que precisam ao aplicativo e remova coisas que os clientes simplesmente não precisam, para dessa maneira melhorar a sua experiência de compra durante a covid-19.
Forneça notificações:
Os clientes querem se sentir fortalecidos e saber o que está acontecendo com seus pedidos. Inclua notificações para que os clientes possam saber o status de seu pedido conforme ele muda, se seus itens estão disponíveis e se há algo mais que eles precisam fazer. As notificações push tornam mais fácil para os clientes permanecerem envolvidos em seus pedidos sem ter que abrir ou atualizar o aplicativo constantemente.
Os aplicativos móveis criam uma experiência de compra durante a covid-19 mais segura e eficiente para clientes e funcionários. A criação de um aplicativo multifuncional ajuda às lojas a avançar com segurança durante a pandemia.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: