Há um velho ditado no mundo dos negócios, que você deve “contratar devagar e demitir rapidamente”, o que significa que você deve levar o seu tempo ao integrar novos funcionários e deixar as pessoas irem rapidamente se elas não forem adequadas para sua empresa. A contratação é um processo complexo e oportuno de navegar. Depois de concluir com sucesso seu processo de contratação, é extremamente importante ter medidas em vigor para saber como reter seus funcionários, principalmente agora na pandemia.
Se você não estiver prestando atenção à felicidade de seus funcionários, corre o risco de perdê-los. Perder bons talentos pode ter um efeito prejudicial em sua empresa, principalmente agora nesta crise de Covid-19. Portanto, como líder empresarial, o que você pode fazer para reter seus funcionários na pandemia?
1. Identifique os funcionários que ficarão com você
Para conseguir reter funcionários na pandemia, é necessário primeiro entender que, a retenção começa no processo de contratação.
Você precisa fazer as perguntas certas no processo de entrevista, para ver se alguém realmente deseja trabalhar para sua empresa. Uma boa maneira de avaliar isso é observar o número de empresas em que essa pessoa trabalhou nos últimos cinco a dez anos. Se eles estão mudando de emprego constantemente, isso pode ser uma indicação de que eles terão dificuldade para fazer um acordo com sua empresa, e posteriormente, será mais difícil conseguir reter esse funcionário, principalmente na pandemia.
2. Ouça
Ouvir é essencial para entender como reter funcionários na pandemia. É necessário entender que, mudar para uma nova empresa pode ser um processo desafiador para qualquer pessoa. Dessa maneira, certifique-se de ter discussões regulares com os novos funcionários, para ver quais problemas eles podem estar enfrentando.Isso pode ser feito por meio de revisões em intervalos trimestrais durante o primeiro ano. Se algo os estiver incomodando, mostre que você realmente se preocupa, tomando medidas para resolver o problema.
No entanto, não negligencie os funcionários mais velhos. Só porque eles se estabeleceram na empresa, não significa que ainda não enfrentem desafios. Falar com os membros da equipe em um ambiente informal, como um restaurante, pode promover discussões muito saudáveis. As pessoas podem ser muito mais abertas quando estão fora do ambiente de trabalho.
3. Honre seus contratos
Infelizmente, é possível observar algumas empresas, especialmente as startups, deixarem de cumprir com os contratos, dificultando a chance de reter bons funcionários na pandemia.
Um exemplo de descumprimento de contrato, é quando um concorrente deixa de pagar o bônus de vendas a um de seus funcionários. Com isso, o funcionário da concorrente pode acabar se candidatando a uma vaga em outra empresa.
Incidentes como esse podem criar atrito entre o empregador e o empregado. É necessário fazer o máximo para honrar os contratos dos funcionários para construir relacionamentos saudáveis e de confiança, os quais são a base sobre a qual todas as empresas de sucesso são construídas.
4. Permita o trabalho remoto
A Covid-19 causou um grande aumento de pessoas trabalhando remotamente, o que pode ter sido uma das coisas boas que surgiram da pandemia. Oferecer a seus funcionários a opção de trabalhar em casa, pode trazer muitos benefícios para eles e para a empresa, como a retenção de ótimos funcionários na pandemia.
Uma pesquisa recente conduzida pela IBM, descobriu que; 54% dos funcionários prefeririam trabalhar principalmente remotamente, mesmo depois que a ameaça do vírus tivesse passado.
Obviamente, a quantidade de pessoas trabalhando remotamente que a sua empresa pode oferecer, dependerá do tipo de empresa que você dirige. Muitas empresas de tecnologia podem facilmente oferecer trabalho remoto. No entanto, esse não é o caso de outras indústrias.
5. Ofereça benefícios competitivos
Os benefícios são uma ótima forma de reter funcionários na pandemia. Benefícios como seguro saúde, associação a academia e assistência em viagens, por exemplo, podem ajudar muito a manter seus funcionários felizes.
Embora possa parecer um custo adicional, você pode recuperá-lo por meio de uma equipe mais motivada e leal. Para benefícios, você pode alocar um orçamento anual por pessoa e dar a seus funcionários a opção de quais benefícios eles desejam escolher. Ter benefícios selecionados pelo funcionário ajudará você a se adaptar às necessidades dos diferentes membros da equipe.
Quanto mais tempo os funcionários estão com você, mais produtivos eles se tornam. Um bom líder procurará não apenas contratar as pessoas certas, mas também reter os membros de sua equipe. Ouça as necessidades de sua equipe e tome medidas viáveis para criar um ambiente de trabalho melhor para todos, especialmente durante a pandemia de Covid-19.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: