A vacina de covid-19 está prevista para iniciar no dia 15 de Dezembro, segundo o Governo de São Paulo. No entanto, enquanto aguardamos por esta data, as compras presenciais durante a pandemia está fora de cogitação para a grande parte da população.
Isto é o que mostra a sexta rodada da pesquisa, realizada pela consultoria Oliver Wyman, com 3.000 brasileiros, entre os meses de Maio e Julho.
De acordo com a pesquisa, metade dos Brasileiros afirmam estarem com medo de realizarem compras presenciais durante a pandemia. 42% dos entrevistados, por outro lado, estão mais otimistas. No entanto, a segurança de fato só virá quando o número diário de casos registrar uma queda significativa, o que até o momento, ainda não ocorreu.
Por fim, para outros 45% dos entrevistados, afirmam se sentir desconfortáveis em realizar atividades fora de casa.
Pesquisa indica maior aderência a compras online, ao invés das compras presenciais durante a pandemia.
Segundo a empresa responsável pela pesquisa, Oliver Wyman, o principal objetivo era entender como a confiança e o comportamento de compra foram mudando durante a crise do novo coronavírus.
Dessa maneira, os resultados da pesquisa revelaram que, as compras online foram o meio mais eficiente de contornar o medo na hora de adquirir algum produto, em decorrência as compras presenciais durante a pandemia.
Vale ainda destacar que, entre os entrevistados que afirmaram ter sido infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) ou que tiveram casos na família; cerca de 50% aumentaram consideravelmente as compras por meio da internet.
Esse medo de realizar as compras presenciais durante a pandemia de Covid-19 é compreensível, visto que, segundo o levantamento do consórcio de imprensa, junto às secretarias estaduais de Saúde, o Brasil atingiu a marca de 5 milhões de casos, chegando perto de 150.000 mortes causadas pelo vírus. O número diário de vítimas e infectados vem caindo a passos lentos. Embora a expectativa seja grande, não há certeza de que a vacina seja aplicada ainda em 2020.
Todo o processo de vacinação depende da fase de finalização dos testes e também do registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para garantir a eficácia e segurança do imunizante. Dessa maneira, nas melhores estimativas, toda a população será imunizada até o fim de 2021. Enquanto isto, até lá, o medo de sair de casa para realizar compras presenciais durante a pandemia deve persistir.
Dados da pesquisa da Oliver Wyman
Segundo a consultoria Oliver Wyman, a empresa tem realizado levantamentos quinzenais sobre a disposição dos brasileiros de voltar a consumidor. Confira alguns dados divulgados pela empresa:
Compras presenciais durante a pandemia:
50% afirmaram que só irão se sentir confiantes quando existir uma vacina contra a covid-19.
42% afirmam que só irão se sentir seguros apenas quando houver a diminuição de número de pessoas infectadas.
Nível de desconforto em realizar atividades em público:
Planos para comprar itens acima de 500 reais:
Fonte: Exame.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: