2020 foi uma confusão em todos os sentidos, incluindo a turbulência econômica relacionada à pandemia. De acordo com um relatório recente da Forrester, a atual pandemia levará a “cortes orçamentários mais profundos, com efeitos mais amplos em todo o ecossistema de marketing e economia em geral”. No entanto, o mesmo relatório desaconselha cortes nos custos de marketing durante a pandemia, pois “Abandonar totalmente o marketing prejudica suas chances de se recuperar bem de uma crise econômica.”
Em outras palavras, essa é a hora de trabalhar de maneira mais inteligente, e não mais difícil, com seu orçamento de marketing. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode reduzir os custos de marketing durante a pandemia, enquanto ainda alcança seus públicos.
Concentre-se em seus clientes existentes
A primeira maneira de reduzir eficientemente os custos de marketing durante a pandemia de covid-19, é se concentrar nos clientes já existentes.
De acordo com uma pesquisa da Associação Americana de Agências de Publicidade (relatório em inglês), 43% dos entrevistados disseram “é reconfortante ouvir marcas que conhecem e confiam.” Outros 40% “querem ouvir o que as marcas estão fazendo em resposta à pandemia”. Apenas 15% não querem ouvir falar de marcas durante esse período.
A vista disso, comece a se comunicar e torne suas comunicações pessoais. E-mail é bom, mas ligações, mensagens de vídeo ou mesmo videoconferências são melhores. Deixe-os saber o que você está fazendo para superar a pandemia e pergunte o que eles estão fazendo.
É mais do que provável que também estejam tentando cortar custos; em caso afirmativo, você quer demonstrar que pode fazer parte da solução, não o excesso de gordura que precisa ser aparado.
Alterar todos os eventos presenciais para digitais
Migrar os eventos presenciais para o digital também é uma ótima maneira de reduzir os custos de marketing durante a pandemia. E um exemplo dessa transição que podemos citar, é o da empresa Simplus (empresa americana de consultoria).
Antes da pandemia, a empresa realizava uma série de eventos para um de seus clientes, na qual trazia muitos leads qualificados, ganhando força a cada evento. No entanto, a pandemia fez com que os eventos fossem cancelados, devido a restrições.
Em vez de desistir, eles propuseram continuar a série de eventos nas redes sociais, como o Facebook Live, que acabou trazendo diversos benefícios:
Primeiro, a empresa foi capaz de continuar a aproveitar a dinâmica dos eventos presenciais. No evento através do Facebook Live, eles conseguiram coletar cerca de 60 formulários dos participantes, mais que o dobro do número de leads dos eventos presenciais.
Em segundo, os eventos do Facebook Live serviram como fontes residuais de leads. Ao contrário dos eventos presenciais, os eventos do Facebook Live puderam ser vistos muito tempo depois de terminado. Isto significa que as partes interessadas ainda poderiam encontrá-los, aproveitá-los e agir de acordo com eles por meses, obtendo leads enquanto o cliente se envolve em outras atividades; e vale destacar que, com essa estratégia, a empresa também conseguiu reduzir os custos de marketing durante a pandemia.
Mova seus recursos para publicidade por email
Retomar as estratégias de publicidade por e-mail também é uma alternativa para conseguir reduzir os custos de marketing durante a pandemia.
Se alguma vez houve um momento para aperfeiçoar sua estratégia de e-mail, é agora. Não apenas dependemos mais da comunicação digital, mas os consumidores estão mais receptivos aos e-mails de marketing do que antes da pandemia.
De acordo com Mailchimp (relatório em inglês): “Em 25 de março, quase todas as indústrias viram um aumento no engajamento em comparação com a média do ano anterior.” Os usuários do Mailchimp que monitoravam seu envolvimento “começaram a ver um aumento constante nas taxas de cliques e aberturas, acompanhado por uma diminuição nas taxas de cancelamento de assinatura, em comparação com a média do ano anterior”.
Use o marketing de referência
Outra maneira para reduzir os custos de marketing durante a pandemia, é utilizar o marketing de referência.
Todos nós sabemos que é mais provável que o consumidor médio acredite na recomendação de um amigo do que em um discurso de negócios. Hoje, o marketing boca a boca é especialmente importante para as empresas, pois os consumidores passam mais tempo em suas telas e dispositivos do que nunca.
Se você tem cultivado seu relacionamento com seus clientes, está no lugar certo para se concentrar no marketing de referência, e isso pode ser feito a um preço relativamente baixo.
Por exemplo, é comum observar empresas oferecendo aos clientes incentivos em dinheiro e descontos, para indicar amigos e familiares; sendo esses incentivos dependentes de uma transação bem-sucedida. Algumas empresas obtiveram resultados incríveis, com mais vendas do que antes de iniciarem a oferta.
Reaproveitar conteúdo antigo
Atualizar conteúdos antigos, ao invés de elaborar novos, também pode ser uma alternativa na hora de reduzir os custos de marketing durante a pandemia.
Se o seu negócio está na prática de publicar conteúdo na forma de entradas de blog, e-books, white papers ou mesmo apenas postagens em mídias sociais, então você já tem uma grande quantidade de material para usar em marketing futuro.
A reutilização de conteúdo antigo pode assumir várias formas; pode significar usar um artigo como base para um vídeo instrutivo ou vice-versa. Isso pode significar reescrever esse artigo para torná-lo mais aplicável aos desenvolvimentos atuais ou um novo local.
Sem nenhuma maneira de saber quando a pandemia vai acabar, é vital que todos nós reavaliamos para onde estamos direcionando nossos esforços de marketing. Dessa forma, trabalhe de forma mais inteligente, não mais difícil. Concentre-se nos clientes atuais, mudando para eventos digitais, priorizando o email marketing, buscando referências e redirecionando o conteúdo antigo, para que dessa forma, você consiga reduzir eficientemente os custos de marketing durante a pandemia de Covid-19.
Fonte: Forbes.com
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