Conforme esperançosamente superamos a Covid-19, este se torna um bom momento para fazer um balanço das lições aprendidas sobre a cadeia de suprimentos na pandemia. A vista disso, é sempre interessante examinar o que deu de errado em diversas empresas, para que posteriormente, possamos criar um plano para corrigir, e superar os obstáculos.
Quando o vírus começou a se espalhar pelo mundo, e os países fecharam empresas, os compradores industriais em todo o mundo foram pegos de surpresa. Os fabricantes ficaram repentinamente incapazes de concluir os pedidos, e as empresas de comércio eletrônico estavam colocando o status de “pedidos em espera” em todos os sites.
Logo depois disso, a demanda dos clientes por EPI (equipamento de proteção individual), papel higiênico, desinfetante para as mãos e termômetros sem toque, quase evaporou. À medida que o vírus se espalhava, e as autoridades trabalhavam para determinar o melhor método de prevenção; o transporte terrestre, marítimos e aéreas foram severamente afetados por reduções repentinas da força de trabalho, e operando com tripulações mínimas.
Elabore planos de continuidade para a próxima catástrofe
Após um tempo, a cadeia de suprimentos na pandemia foi voltando em passos lentos. A demanda por produtos e materiais do dia a dia começou a voltar à vida. Os estoques tiveram que ser repostos, a capacidade das transportadoras permaneceu apertada e as taxas de envio dispararam. E em todo o espectro da cadeia de suprimentos na pandemia, desde compradores industriais a consumidores residenciais, ficaram se perguntando; onde estão minhas coisas?
A vista desses acontecimentos, como podemos pegar as duras lições aprendidas e garantir que a história não se repita? A resposta é: Embora não possamos evitar outra pandemia global, podemos planejar com mais eficácia.
Crie vários níveis de suprimento redundante
Uma das primeira lições a serem aprendidas a respeito da cadeia de suprimentos na pandemia, é criar vários níveis de suprimentos redundantes. Possuir vários níveis de oferta, de preferência em diferentes partes do mundo, são essenciais em um mundo pós-pandêmico.
No entanto, é difícil realizar à diversificação da cadeia de suprimentos na pandemia, dado os anos e milhões de reais investidos em um fornecedor específico. Dessa maneira, reestruturar sua cadeia de suprimentos, em curto prazo, pode não ser prático.
Para contornar isso, aqui estão algumas sugestões fora da caixa. Pense em criar uma pequena tiragem de produção com manufatura aditiva (impressão 3D).
Outra alternativa é usar uma plataforma de terceiros para localizar fornecedores globais. Você também deve pensar em abordar um concorrente para colaborar em um produto de marca própria. Anos atrás, isso pode ter soado como blasfêmia, mas no mundo de hoje, os concorrentes costumam trabalhar juntos
Entenda os níveis de estoque e como se adaptar
Conseguir entender e adaptar os níveis de estoque também é outra lição aprendida sobre cadeia de suprimentos na pandemia.
Suponha que tudo o que você já sabia sobre os níveis de estoque fosse jogado pela janela. Sem tempo para planejar, você recorre ao movimento de negócios mais antigo da história: você adivinha. Suposições geram desastres, e que acaba consequentemente decepcionando seus clientes.
Uma pandemia pode fazer com que sua empresa mude abruptamente da fabricação de automóveis para ventiladores ou perfumes para desinfetantes para as mãos. Uma coisa que você pode fazer é contratar um engenheiro de cadeia de suprimentos qualificado. Este engenheiro pode reunir dados sobre a demanda atual e trabalhar por meio de um exercício de otimização de estoque. Uma vez que este modelo é construído, o engenheiro pode modificá-lo rapidamente para condições que mudam rapidamente. Não quer contratar um engenheiro de cadeia de suprimentos na pandemia? Sem problemas. Contrate um consultor qualificado.
Ajuste os contratos da transportadora para garantir seu envio
Uma das lições fundamentais sobre cadeia de suprimentos na pandemia, é conseguir ajustar os contratos com as transportadoras. Agora que você está funcionando como um negócio real novamente, é hora de enviar seu produto.
O problema é que a capacidade da operadora é limitada. As transportadoras informam que não têm capacidade com os preços contratados. Em desespero, você pode acabar concordando em pagar um prêmio exorbitante para conseguir espaço.
Mas existem outras maneiras de garantir a continuidade. Insira uma escada rolante de preço premium pré-negociada em seus contratos de operadora com circunstâncias definidas. Além disso, considere ingressar em cooperativas de remetentes que agrupam volumes em um grande número de empresas para obter mais influência coletiva em nome dos membros. Finalmente, um bom corretor de frete ou despachante pode gerenciar todos os seus pesadelos de transporte enquanto oferece suporte ao atendimento ao cliente, tecnologia e visibilidade.
Inclua prazos e custos ajustados para estratégias de clientes
Outra lição aprendida sobre cadeia de suprimentos na pandemia, é incluir prazos e custos, de modo ajustado para os clientes.
Isso pode parecer contraproducente em um momento em que devemos enfatizar um serviço melhor e prazos de entrega mais rápidos. Mesmo assim, em um mundo pós-pandêmico, pode ser sensato reduzir temporariamente as expectativas dos clientes – e então superá-las.
Assim que a poeira assentar e o novo normal for aceito, você pode gradualmente reverter para estratégias que melhorem o atendimento ao cliente e reduzam os custos da cadeia de suprimentos sempre que possível. Com isso em mente, esteja sempre atento ao que a concorrência tem na manga.
Crie visibilidade e transparência em sua cadeia de suprimentos
A última peça da estratégia pós pandemia é criar visibilidade em todos os aspectos da cadeia de suprimentos.
Seus compradores precisam de atualizações em tempo real sobre cada pedido de compra aberto. Seu supervisor de produção precisa saber quando cada remessa de entrada de matéria-prima chega e quais pedidos foram prometidos a quais clientes e quando. Seus clientes estão condicionados a ver as informações de rastreamento assim que o pedido for enviado.
Com tantas empresas usando vários sistemas para todas essas funções, o desafio é coletar rapidamente os dados certos e implementá-los. Durante este período, aprendemos as duras lições com informações esparsas sobre a atividade da cadeia de suprimentos na pandemia em todo o espectro. Investigue os recursos de visibilidade em seus sistemas e nos sistemas de seus fornecedores.
Crie um painel personalizável para as partes interessadas e alimente todos os dados em um só lugar. Isso será muito mais difícil do que parece, mas é um projeto que vale a pena, que paga grandes dividendos na experiência do usuário.
Fonte: Forbes.com
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