A pandemia de Covid-19 alterou abruptamente os comportamentos e atitudes dos consumidores, alterando as estratégias e planos de marketing das marcas. Agora, com quase oito meses convivendo com este vírus, estamos apenas começando a obter uma melhor compreensão do impacto dessas mudanças, em curto e longo prazo. Com isso, as tendências de marketing pós pandemia vão surgindo, sinalizando como as marcas devem se adaptar ao “novo normal”.
A vista disso, para ajudar a sua empresa a se manter atualizada, confira cinco mudanças disruptivas centrais, que influenciariam as atitudes e comportamentos dos consumidores após a pandemia de covid-19:
1. As compras digitais vieram para ficar
Uma das primeiras tendências de marketing pós pandemia, que certamente ganhará ainda mais força, é em relação ao e-commerce.
O distanciamento físico e o costume de ficar em casa forçaram segmentos inteiros de consumidores a comprar de maneira diferente. O aumento dramático na adoção de e-commerce e serviços omnichannel não vê sinais de diminuir. Os dados mais recentes sugerem que haverá um grande aumento, de 169% nas compras de e-commerce, de novos usuários ou de baixa frequência, pós pandemia.
E, além do mais, a grande maioria dos consumidores que aumentaram o uso de serviços digitais e omnichannel, como; entrega em domicílio, retirada na calçada ou compras por meio de plataformas de mídia social, espera sustentar essas atividades no futuro.
2. A fidelidade à marca pode se desgastar
Outra tendência de marketing pós pandemia é sobre a fidelidade às marcas. Essa mudança geral de comportamento em resposta à Covid-19, também se refletiu na quebra da lealdade à marca. Quase metade dos consumidores está experimentando novas marcas, e um terço está incorporando novas marcas em seu repertório de compras.
Para os profissionais de marketing, isso destaca a necessidade de se conscientizar rapidamente de quando os clientes estão migrando entre as marcas. O ciclo de recuperação vai favorecer as marcas que aumentam a atividade promocional para reforçar o relacionamento com os consumidores.
De acordo com a Forrester Research, os profissionais de marketing business-to-consumer (B2C) aumentarão seus gastos com marketing de fidelidade e retenção em 15% em 2021, ao mesmo tempo em que cortam o marketing baseado em produto ou desempenho.
3. Equilibrando sustentabilidade e higiene
Os hábitos de higiene adquiridos neste período, e a importância da sustentabilidade para os consumidores, também será uma das tendências de marketing pós pandemia.
Haverá uma forte intenção de continuar as atividades sem contato, como o aumento do uso de self-checkout no varejo. As embalagens descartáveis continuarão a ser populares em detrimento das embalagens reutilizáveis. No entanto, as metas de sustentabilidade não serão abandonadas, e as empresas e varejistas permanecerão comprometidos com a descarbonização a longo prazo.
4. Localização de marketing
Outra tendência de marketing pós pandemia, que tem ganhado força neste período, é sobre a preferência de compras localizadas. Com mais consumidores saindo das áreas urbanas para os subúrbios e regiões rurais, o marketing localizado se tornará mais proeminente.
Dois terços dos consumidores, de acordo com a Accenture (empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing), estão comprando principalmente em lojas de bairro ou comprando mais produtos de origem local.
O conteúdo localizado e a personalização serão mais importantes do que nunca, a fim de fortalecer a conexão com o público. A localização também acelerará a automação de marketing e a mineração de dados, à medida que os profissionais de marketing lutam para obter um melhor controle do ROI.
5. Maior preocupação em sair de casa
Além das pessoas estarem mais atentas a higiene e questões de sustentabilidade, elas também estarão mais preocupadas em sair de casa, o que torna uma tendência de marketing pós pandemia difícil de se adaptar, mas necessário. Boa parte das pessoas estão gastando seu tempo em casa no trabalho e nas atividades domésticas. O uso de plataformas populares de entretenimento online disparou.
Com a reabertura das economias, quase três em cada quatro consumidores dizem que hesitam em retomar as atividades regulares fora de casa. Eles se preocupam em ir a um salão de cabeleireiro, academia ou restaurante; mas estão especialmente preocupados com ambientes compartilhados, como escritório, transporte público, caronas, viagens aéreas e, geralmente, estar em espaços lotados.
Em meio à interrupção, o comportamento do consumidor pode nunca mais retornar ao antigo “normal”, mesmo depois que a Covid-19 diminuir ou ser conquistada. Algumas pessoas continuarão a passar mais tempo em casa, buscando segurança.
Adapte-se as novas tendências de marketing pós pandemia
Toda a composição de nossa vida será remodelada. Por exemplo, muitas pessoas podem reconsiderar permanecer na área onde vivem e se mudar para o campo, resultando na reversão da tendência de urbanização.
Essas tendências de marketing pós pandemia, que são consideradas mudanças transformadoras, exigem que os profissionais de marketing reconsidere o que sabem sobre os novos clientes e como os alcançam e engajam. Avançando, uma estratégia de marketing omnichannel é essencial para a sobrevivência.
E, à medida que o teletrabalho e a preocupação em sair de casa se tornam mais predominantes e proeminentes, remodelando assim onde e como as pessoas vivem, trabalham e fazem compras, o impacto em cascata exigirá novas abordagens para alcançar os consumidores. As marcas devem ser ágeis, inovadoras e prontas para experimentar o que se tornará um novo cenário de marketing em constante evolução.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: