Mudar é difícil. Mesmo as menores mudanças na rotina podem levar a alterações no comportamento do consumidor. No entanto, a magnitude do impacto da crise do novo coronavírus – covid-19 – ocasionou diversas mudanças no mercado.
Contudo, aqui está o ponto importante sobre a mudança: se preparada e gerenciada corretamente, ela pode levar a resultados positivos – não apenas após a crise, mas durante ela.
Embora a pandemia de Covid-19 não tenha precedentes nas especificidades de como se manifestou; como líder empresarial, é importante lembrar que as estratégias bem-sucedidas para administrar essa crise são notavelmente semelhantes às táticas usadas em eventos de crise anteriores.
Dessa maneira, para te ajudar a passar por este período turbulento, abaixo você conhecerá 3 dicas fundamentais para se preparar para as mudanças no mercado devido a covid-19.
1- Ouça as pessoas
Uma das primeiras dicas sobre como se preparar para as mudanças no mercado devido a covid-19, é saber ouvir as pessoas.
Absorva o máximo que puder de colegas, consumidores, concorrentes e especialistas do setor. Reserve um tempo para realmente entender o que impulsiona as decisões de sua base de clientes. Veja como seus hábitos são influenciados por eventos atuais e estressores externos.
Familiarize-se profundamente com as comunicações de seus concorrentes, procurando vitórias tanto quanto você procura buracos. Em seguida, pergunte como você e sua organização podem preencher essa lacuna.
2- Comunique-se
Outra maneira de se adaptar às mudanças do mercado devido a covid-19, é comunicar-se frequentemente com todas as pontas do negócio.
A comunicação transparente e frequente está no centro de qualquer negócio e é ainda mais importante durante uma crise. Sei que é difícil se expor quando você não tem certeza do que dizer; porém, na ausência de informações reais, os funcionários, clientes e o mercado preencherão as lacunas por conta própria, podendo levar a interpretações erradas.
É importante controlar sua narrativa e ficar por dentro das novidades. Simplificando: nunca fique no escuro. Compartilhe o que você aprendeu, admita erros quando necessário e faça planos para seguir em frente. Confie na consistência, seja por e-mail, mídia social ou qualquer outra coisa que funcionou para você no passado.
Reforce isso com originalidade. Dependendo das suas necessidades, uma mensagem de vídeo ou algo que o ajudará a se destacar na multidão poderá te ajudar. Seja qual for o modo que você faça isso, faça-o com autenticidade. Lembre aos consumidores por que você é diferente, mostre a eles o que você faz, e o por que tomar essas ações.
3- Se ajuste às mudanças
Por fim, para conseguir se preparar com sucesso para as mudanças no mercado devido a covid-19, é necessário sempre realizar ajustes e se adaptar a novas situações.
Ouvir e comunicar são a base para implementar com sucesso as mudanças em seu negócio. O ideal é que você esteja tomando notas sobre as formas como seu público e mercado se adaptaram ao longo do tempo – e esteja considerando quais mudanças precisam ocorrer. Ao fazer isso, lembre-se de que essa mudança não acontece da noite para o dia, e a reação a ela também pode ser incremental.
A mudança é parte integrante da experiência humana e, por extensão, de qualquer negócio. Se esta é a primeira vez que você está lidando com uma crise profissionalmente, saiba que o processo – embora muitas vezes desconfortável – exige criar ferramentas e roteiros que ajudarão não apenas no presente, mas também no futuro.
Com as lições aprendidas sobre as mudanças no mercado devido a covid-19, você estará ainda melhor posicionado da próxima vez – e a história nos diz que infelizmente haverá uma próxima vez. Dessa maneira, prepare-se para reajustar novamente no futuro.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: