A crise de covid-19 provocou inúmeras mudanças no comportamento do consumidor, e consequentemente, afetou a maneira como as empresas ofertam seus produtos e serviços. Com isso, os impactos da pandemia no marketing empresarial foram claramente sentido pelos profissionais da área.
Isto porque, boa parte dos profissionais da área de marketing empresarial estavam se sentindo confusos, sem saber qual caminho seguir, visto que a situação dos consumidores era extremamente séria e delicada; a contenção de gastos com o objetivo de economizar o máximo de dinheiro, e gastar apenas com o que era essencial, em decorrência da instabilidade financeira, fez esse público ser difícil de ser atingido por publicidade de produtos e serviços.
No entanto, os profissionais de marketing empresarial que conseguiram um destaque maior, foram os que souberam implementar uma estratégia focada na importância do consumidor em adquirir determinado produto, mesmo em um momento em que boa parte dos consumidores estavam relutantes em gastar.
O investimento do marketing no online
E para que fosse possível contornar os impactos da pandemia no marketing empresarial, as estratégias online se tornaram um dos pontos essenciais neste novo cenário.
Os profissionais que souberam e aproveitaram as oportunidades do universo online, se depararam com colaboradores ainda mais empenhados e focados em contribuir para o desenvolvimento de estratégias de marketing assertivas.
No universo online, as organizações que possivelmente obtiveram sucesso, foram as que decidiram investir em alguns influenciadores digitais, para assim atingir o seu público alvo da melhor forma. Tendo em vista que a maioria das pessoas estão em casa, e realizando compras online, as campanhas virtuais ganharam ainda mais força e engajamento.
Os desafios envolvendo o mercado internacional
Outros impactos da pandemia no marketing empresarial, também envolveu o mercado internacional, em relação a produtos importados. A dificuldade do aumento de câmbio pegou boa parte das empresas desprevinidas,
Diante desse cenário, algumas companhias, durante os primeiros meses da covid-19, congelaram os preços como solução para não ser tão impactados.
A importância de reforçar o elo com o cliente
Os impactos da pandemia no marketing empresarial também mostrou a importância de estreitar os laços com os consumidores. A crise do novo coronavírus trouxe grandes oportunidades de observar o comportamento do consumidor e a mudança na decisão de compra; do varejo para o online, com maior facilidade de encontrar o produto e seus benefícios, tudo em apenas poucos cliques.
As transformações ocorridas durante a pandemia nos mostrou que, a cada dia, estamos mais acostumados a ter tudo de um modo mais rápido e atrativo. A relevância prática dos produtos precisa ser reforçada, assim como os produtos devem ser encontrados facilmente pelo consumidor. Essa praticidade e facilidade, aliados com uma entrega rápida e de qualidade, certamente faz uma grande diferença ao consumidor.
Conseguir fazer com que o consumidor sinta-se próximo do seu produto e/ou marca, oferecendo-lhe uma experiência diferenciada, poderá ser o grande diferencial na hora de conquistá-lo, a ponto de um produto ser indispensável na vida do consumidor – mesmo em tempos de crise.
Fonte: Estadão
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