Ninguém poderia ter previsto os impactos da crise de Covid-19 e o que ela significaria realmente para nós. Desde as mudanças em nossas vidas profissionais, a criação de novas maneiras de manter os negócios funcionando, crescendo e prosperando. A crise do novo coronavírus foi e continua sendo um momento muito difícil para muitos, mas uma coisa é certa; as lições aprendidas na pandemia sobre marketing e negócios continuará a perpetuar no futuro, tornando os negócios mais fortes do que nunca.
A vista disso, para ajudar seu negócio a se fortalecer no futuro, garantindo que estejam prontos para boa parte das adversidades, mantendo-se relevante para o mercado, confira essas 6 lições sobre marketing e negócios na pandemia de Covid-19.
Lição 1: tenha o talento certo disponível
A primeira lição destaca a importância de ter um pool de profissionais talentosos sempre prontos.
Complacência ou uma visão estreita do que sua equipe deve ser, pode levar à catástrofe quando uma crise realmente surgir. Se você está hesitante em atribuir responsabilidades e confiar que algo será feito, você contratou as pessoas erradas.
É difícil deixar as pessoas irem ou admitir que você estava errado sobre quem você contratou, mas muitas vezes é uma realidade que precisamos enfrentar para crescer.
Porém, uma das lições aprendidas na pandemia sobre marketing e negócios, é; Se você tem ótimas pessoas, mas elas não têm experiência suficiente para assumir mais responsabilidades, treine-os.
Isso criará lealdade, espírito de equipe e um time forte para o futuro. Se você não tem fluxo de caixa para contratar sua equipe A, procure freelancers e empreiteiros que você possa recorrer e que estejam dispostos a fazer parte de sua equipe.
Lição 2: Tenha um fluxo de trabalho definido
Sistemas funcionam. Na verdade, esses sistemas predeterminados são a única maneira pela qual grandes corporações são capazes de trabalhar, e a única maneira pela qual você também será capaz de crescer significativamente.
Boa parte das empresas passaram por mudanças dramáticas quando a pandemia deixou o mundo fechado. Nestas situações, é fácil entrar em pânico. No entanto, realmente vale a pena investir tempo para construir um fluxo de trabalho sólido para todos os aspectos de uma operação, incluindo reuniões, check-ins, cronogramas de produtividade e muito mais
Preparar o seu fluxo de trabalho antes de começar não é tempo perdido, mas sim tempo economizado a longo prazo.
Dessa forma, ter um fluxo de trabalho definido também é uma das lições aprendidas na pandemia sobre marketing e negócios, tendo em vista que, em situações difíceis, ele dará a você e sua equipe, e qualquer pessoa que precise intervir, um caminho predeterminado a seguir.
Isso é inestimável a qualquer momento, mas especialmente quando você precisa colaborar remotamente. Quando estamos trabalhando remotamente, não podemos garantir que a pessoa com quem precisamos falar responderá imediatamente.
Lição 3: Comunicar uma oportunidade, não um obstáculo
Outra lição aprendida na pandemia sobre marketing e negócios, é referente a comunicação. No entanto, a colaboração remota cria armadilhas devido à falta de imediatismo comunicativo. Você deve ser mais explícito e direto ao trabalhar remotamente, mesmo quando estiver usando programas de chat em tempo real.
Certifique-se de que todos sejam explícitos no que dizem e, se houver instruções simples que você deu mais de uma vez, coloque-as em um aplicativo de fluxo de trabalho ou até mesmo em um documento do Google, de modo simples, para que possa compartilhá-lo na próxima vez.
Quando se trata de se comunicar com clientes e consumidores, evite reiterar os problemas que a pandemia está causando a você. Lembre-se de que eles também estão vivendo isso, então tente trazer luz e entusiasmo para sua equipe e clientes, quando possível. Veja esses novos desafios como uma oportunidade de descobrir novas maneiras de atender seus clientes.
Lição 4: a comunicação até pode mudar, mas ela nunca irá embora
Só porque a pandemia interrompeu a maior parte do engajamento físico, não significa que não estávamos interagindo uns com os outros. Significou apenas que tínhamos de encontrar formas alternativas de o fazer, nomeadamente redes sociais e plataformas de videoconferência.
Em razão disso, uma das lições aprendidas na pandemia sobre marketing e negócios, é que você deve sempre procurar maneiras de se conectar com seus clientes onde quer que eles se reúnam – online ou offline.
Não há desculpa para o silêncio, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras. Lembre-se de que, se você não estiver aparecendo, não pode esperar que os clientes o façam.
Lição 5: as pessoas confiam mais nas pessoas que são transparentes
Embora tenhamos acabado de mencionar como devemos ser uma voz de otimismo, isso não significa que você deva mentir sobre as dificuldades que está enfrentando.
As pessoas se conectam a outras pessoas reais. Não tenha medo de compartilhar informações reais sobre como sua empresa mudou, especialmente se isso puder afetar as pessoas, ajudá-las ou simplesmente ajudá-las a se conectar com você.
Principalmente durante esse período, atualize sua página inicial e suas redes sociais de forma consistente para oferecer as melhores informações. Mesmo que você sinta que tem pouco a dizer, pelo menos tenha um aviso informando que seus negócios estão como sempre. Se você evitar mencioná-lo, os clientes podem presumir que você é inativo.
E aqui fica uma das lições aprendidas na pandemia sobre marketing e negócios; se conectar e comunicar com seu público dessa forma pode parecer inútil, mas criar um vínculo com os clientes para que eles confiem em você, é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua empresa, para ajudá-lo a ter sucesso nos momentos bons e ruins.
Lição 6: Não deixe o fracasso ser uma opção
E por fim, a última lição aprendida na pandemia sobre marketing e negócios, é evitar que o fracasso seja uma opção a ser levado em consideração.
Culpar circunstâncias incontroláveis por resultados abaixo da média é sempre conveniente e dá a você uma desculpa para desistir. Se você está em um setor que só é necessário quando grupos de pessoas podem estar juntos, precisa ser capaz de se adaptar e reinventar seu negócio para poder continuar.
Isso pode significar criar novos produtos ou serviços para cobrir uma necessidade nova ou diferente, mudar a maneira como você fabrica ou fornece serviços, encontrar outros meios de vender seus produtos ou encontrar maneiras criativas de vender quando as pessoas estão tentando economizar dinheiro , como oferecer promoções inteligentes.
Os negócios nunca são fáceis, mas são ainda mais desafiadores em tempos como estes. Uma determinação e um compromisso inabaláveis para servir seu público, clientes e consumidores irão ajudá-lo a superar qualquer coisa.
Se você puder levar essas seis lições aprendidas na pandemia sobre marketing e negócios, você notará que, após esta crise acabar, e todos nós tivermos abraçado a nova normalidade, você provavelmente terá sucesso.
Fonte: Forbes.com
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