Os desafios que as pequenas empresas enfrentaram em 2020 são nada menos que históricos. Os proprietários de pequenas empresas na pandemia já passaram por fechamentos, quedas acentuadas nas vendas, dispensas de funcionários e novas responsabilidades relacionadas à segurança e financiamentos.
Ao longo de toda essa jornada até agora, surgiram vários temas que permitiram que as pequenas empresas na pandemia se adaptassem, colocando em prática estratégias e planos que, para muitos, sequer passavam pela cabeça.
Dessa maneira, com base no que diversas empresas aprenderam nesta pandemia, confira abaixo como o foco dos proprietários de pequenas empresas mudou – ou deveria mudar – para continuar avançando durante a pandemia global e sobreviver.
As pequenas empresas tiveram que mudar para a venda digital
Por causa das regulamentações de distanciamento social, diversas pequenas empresas na pandemia não podiam permanecer fisicamente abertas e tiveram que mudar para soluções digitais rapidamente.
Isso incluiu descobrir como vender em seus sites, mercados e mídias sociais, além de confiar em aplicativos de entrega de terceiros. Muitas empresas também tiveram que descobrir como configurar opções de pagamento sem contato para cumprir os requisitos de distanciamento social.
Para algumas empresas, o trabalho para desenvolver seus recursos digitais ainda está em andamento, enquanto outras viram isso como uma tábua de salvação crítica para manter as portas abertas enquanto os consumidores passam a comprar mais online.
À medida que a poeira baixa e o novo normal se desenvolve, esses canais digitais tendem a se fixar com base no sentimento do consumidor, deixando uma curva de aprendizado acentuada para as pequenas empresas na pandemia.
A avaliação desses novos canais será vital para que as empresas os expandam ainda mais ou eliminem aqueles que não oferecem um retorno sólido do investimento.
As pequenas empresas deram maior importância à segurança
Os proprietários de pequenas empresas na pandemia assumiram a responsabilidade de manter seus funcionários e clientes seguros – um grande empreendimento, visto que, apenas nos Estados Unidos, cerca de 58,9 milhões de pessoas trabalham para pequenas empresas.
Proprietários enfrentaram a tarefa monumental de gerenciar os níveis variáveis e em evolução de regulamentos para reabertura, distanciamento social e equipamentos de proteção individual (EPIs), além de navegar na percepção do consumidor sobre saúde e segurança.
Encontrar maneiras de fazer um orçamento e prever quais suprimentos são necessários é outro nível de sua já longa lista de responsabilidades.
O fluxo de caixa se tornou um fator crítico para o sucesso
As principais flutuações nas vendas e nos lucros estão tornando o gerenciamento do fluxo de caixa muito mais difícil. A redução da demanda do cliente em muitas áreas e os investimentos adicionais em canais digitais e novas acomodações – mesmo com empréstimos e subsídios – estão afetando o fluxo de caixa das empresas, as margens e a capacidade de permanecer abertas e crescer.
Além de gerenciar cuidadosamente o fluxo de caixa, muitas pequenas empresas na pandemia tiveram que começar a oferecer opções de pagamento sem contato, o que normalmente significa uma mudança na tecnologia e taxas mais altas para o proprietário da empresa.
Os proprietários de pequenas empresas estão sentindo o impacto em um nível pessoal
Muitos proprietários de empresas estão experimentando o mesmo medo, ansiedade e preocupação com a pandemia, ao mesmo tempo que atuam como líderes em suas comunidades.
Os níveis normais de estresse aumentaram, fazendo com que muitos proprietários de empresas se sentissem famintos e oprimidos enquanto trabalhavam para tomar as decisões certas para eles, suas famílias, seus funcionários e seus negócios.
A comunicação com os clientes tornou-se mais crítica do que nunca
A comunicação frequente e clara com os clientes em todos os canais é mais importante do que nunca, à medida que os clientes buscam informações críticas, como se uma empresa está aberta ou não e o que essa empresa está fazendo para se adaptar aos protocolos da Covid-19.
É importante que as pequenas empresas na pandemia façam um inventário de como os clientes procuram informações sobre seus negócios – nas redes sociais, em seus sites, até mesmo em seu correio de voz ou sinalização física – e certifique-se de que esses canais comunicam atualizações críticas.
Isso ajudará a definir as expectativas dos clientes e a proporcionar uma experiência positiva para eles, fazendo com que eles voltem sempre.
Os proprietários de negócios tiveram que descobrir como mudar os seus modelos de negócios
Os proprietários de pequenas empresas na pandemia tiveram que avaliar se seu modelo de negócios existente ainda é válido ou se eles precisarão mudar o que vendem, como vendem e a quem vendem. Até mesmo grandes organizações tiveram que mudar
No entanto, com tantos obstáculos enfrentados pelos proprietários de pequenas empresas na pandemia, como eles sabem onde se concentrar para realizar a mudança em sua empresa?
Para ajudar nestes pontos chaves, veja abaixo sete principais dicas para proprietários de pequenas empresas na pandemia, à medida que avançamos durante a crise de covid-19:
- 1. Trabalhe com seu credor ou contador para obter subsídios, empréstimos e outras opções de alívio.
- 2. Procure continuamente por novos fluxos de receita, seja encontrando novos mercados para seu produto ou novas ideias para reimaginar sua experiência.
- 3. Entre em contato com fornecedores e pergunte sobre programas, descontos e testes para pequenas empresas na pandemia, para economizar dinheiro.
- 4. Busque recursos para a mudança digital e identifique suas necessidades exclusivas para alcançar seus clientes.
- 5. Continue a ouvir seus clientes e sua comunidade e busque parcerias potenciais com outras empresas em sua área.
- 6. Reavalie seu plano de negócios e modelo de negócios: o que mudou? O que é necessário e o que não é?
- 7. Investigue seu orçamento e controle seu fluxo de caixa. Reveja todas as novas despesas resultantes da mudança do seu negócio. Refaça seu orçamento e desenvolva um plano para o desconhecido.
Fonte: Forbes.com
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