As empresas que ficaram remotas durante a pandemia estão enfrentando novos desafios com sua força de trabalho distribuída. E quando se trata de recursos humanos, o objetivo sempre foi atrair, reter e desenvolver seus talentos, além de contribuir para a cultura da empresa. A crise causou um impacto significativo na cultura da empresa durante a covid-19, e forçou a liderança a reavaliar seus negócios – e rapidamente.
Essa reavaliação foi o catalisador para a inovação, girando para permanecer operável, repensando como construímos nosso local de trabalho e mantendo a cultura de negócios online.
Um estudo da Quartz and Qualtrics, descobriu que a cultura da empresa durante a covid-19 melhorou. A pesquisa mostrou que 37% dos 2.100 adultos globais que participaram do estudo sentiram que a cultura de sua empresa havia melhorado desde a pandemia. E 52% se sentiram mais determinados em seu trabalho desde o início da crise da Covid-19 – o que está relacionado à cultura da empresa e é por isso que as empresas investem tanto em sua importância.
Principais valores corporativos utilizados com frequência
A cultura do local de trabalho transcende o escritório e também não se trata de regras arbitrárias. Parece abstrato, mas há uma ciência por trás disso. A empresa CultureX construiu um algoritmo para medir a cultura do local de trabalho em uma variedade de dimensões e criou uma estrutura que as organizações podem utilizar para articular esses elementos.
A pesquisa foi conduzida com o MIT Sloan Management Review, e a abordagem baseada em IA foi usada para analisar a cultura usando um conjunto de dados de 1,2 milhão de avaliações de funcionários no Glassdoor.
Dessa maneira, o estudo determinou 60 valores distintos que as organizações listaram em suas declarações de missão corporativa e identificou os 9 principais, usados com mais frequência; agilidade, colaboração, cliente, diversidade, execução, inovação, integridade, desempenho e respeito.
A vista disso, confira abaixo os principais valores referente a cultura da empresa durante a covid-19 impactados desde o início da pandemia, através das lentes de organizações que priorizam esses elementos.
1. Agilidade
Quando fomos impactados pela crise de covid-19, as empresas precisaram adotar modelos flexíveis literalmente da noite para o dia, ajustando seus objetivos e recursos para dar conta das restrições, oportunidades e imprevisibilidade em constante mudança.
Um artigo da McKinsey discute o desenvolvimento de uma estrutura ágil, que parece pular em uma videoconferência rapidamente para resolver problemas e capacitar equipes remotas para ter autoridade de tomada de decisão, em vez de manter estruturas hierárquicas planas.
Um exemplo de agilidade impregnada na cultura da empresa durante a covid-19, é os negócios do setor de viagens.
Com as restrições de viagens, as companhias aéreas comerciais foram autorizadas a cortar algumas rotas em até 90% (paywall) até setembro. À medida que a incerteza se aproximava do setor de viagens, eles precisavam encontrar uma solução para se manter à tona.
Assim, a Virgin Atlantic (companhia aérea do Reino Unido) e outras empresas lançaram seus primeiros voos somente de carga, e algumas companhias aéreas estão mudando de posição convertendo suas aeronaves para ganhar mais espaço de carga. Ao dobrar a participação de mercado existente, eles foram capazes de gerar novas fontes de receita enquanto outras diminuíram.
2. Inovação
Com a agilidade também vem a inovação, algo fundamental para a cultura da empresa durante a covid-19.
Às vezes, temos que encontrar maneiras melhores de fazer as coisas para atender às demandas dos clientes e inventar novas tecnologias que melhorem os processos na cadeia de suprimentos ou até mesmo as condições do local de trabalho.
Exemplo disso é a Digi-Key, distribuidora americana de componentes eletrônicos, que construiu um túnel ultravioleta de saneamento que poderia reduzir a probabilidade de um surto de vírus em potencial e proteger seus funcionários. O túnel pode higienizar mais de 8.000 contêineres que passam por ele todos os dias. O projeto não existia anteriormente e, segundo consta, a empresa levou três dias para projetá-lo do zero.
3. Respeito
Outro ponto fundamental da cultura da empresa durante a covid-19, que vêm se transformando na pandemia, é sobre o respeito e empatia.
A pandemia virou nosso mundo de cabeça para baixo e evoluiu para uma experiência coletiva. Até certo ponto, boa parte dos funcionários das empresas se tornarem mais solidários, liderando com compaixão durante esses tempos turbulentos, tendo em vista que todos nós estamos sentindo algum tipo de dor.
Essa resiliência e respeito mútuo estão trazendo uma mudança cultural positiva na maneira como tratamos uns aos outros. No entanto, o trauma emocional combinado com estressores de saúde mental pode ter implicações duradouras. Dados de outubro do Total Brain revelaram que “os níveis de estresse e ansiedade aumentaram 19% e 28%, respectivamente, em relação aos níveis anteriores à Covid.”
4. Cliente
O foco no cliente também tem sido um dos pontos chaves da cultura da empresa durante a covid-19. As vendas online de alimentos nos EUA cresceram durante a pandemia. Em junho, eles atingiram um recorde de US $ 7,2 bilhões, de acordo com uma pesquisa Brick Meets Click / Mercatus. À medida que as preocupações dos clientes com o novo coronavírus aumentavam, os varejistas tiveram que repensar como utilizar seus espaços para atender à demanda crescente.
A Whole Foods (rede de supermercados multinacional dos Estados Unidos) por exemplo, transformou alguns locais físicos em “lojas escuras”, onde essencialmente transformou os espaços em locais onde apenas os funcionários podiam embalar e retirar os itens. Ela converteu sua localização para atender à demanda online e servir mais clientes, e outros varejistas estão seguindo o exemplo.
As empresas tiveram que fazer concessões, encontrar novas maneiras de operar, entregando alimentos com segurança e colocar o cliente em primeiro lugar, garantindo também a saúde e a segurança de seus funcionários.
Conclusão
Em qualquer tragédia, temos que nos levantar e seguir em frente. Em um ambiente de negócios, ameaças ou incertezas são obstáculos que exigem novas maneiras de fornecer bens e serviços para atender à demanda do cliente e executar contra realidades em mudança.
A cultura da empresa durante a covid-19 tem se transformado bastante devido à pandemia. No entanto, esta é uma vantagem para que mais empresas aprendam como a agilidade deve funcionar, assim como o respeito, a inovação e a centralização no cliente, que estão se tornando componentes cada vez mais importantes da cultura do local de trabalho.
Fonte: Forbes.com
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