Com os trabalhadores ainda lidando com o estresse e o isolamento social associados à crise de Covid-19, as empresas em todo o mundo estão priorizando a saúde mental e o bem-estar dos funcionários. Porém as empresas precisarão implementar mais do que apenas programas expandidos de assistência ao funcionário para apoiar os trabalhadores neste período desafiador. Saber como liderar com inteligência emocional na pandemia se tornou fundamental. O foco no bem-estar deve ser acompanhado por uma liderança empática.
Embora as habilidades de gerenciamento tradicionais sejam essenciais, um maior grau de inteligência emocional é necessário para nutrir e motivar as equipes. E a boa notícia é que você pode melhorar sua inteligência emocional – se estiver disposto a trabalhar nisso.
Dessa maneira, confira abaixo 5 maneiras de como liderar com inteligência emocional na pandemia de covid-19, para já pôr em prática.
Inteligência emocional significa ser vulnerável
Os líderes são responsáveis por criar uma cultura empresarial autêntica. Isso significa ser franco sobre como as coisas são difíceis – especialmente considerando o ambiente atual.
Portanto, para liderar com inteligência emocional na pandemia, compartilhe suas preocupações e pensamentos pessoais. Em momentos como este, sua equipe precisa ouvir como você está na mesma jornada que eles.
Além disso, considere definir novas expectativas. Comunique à sua equipe que não há problema em ver crianças em uma videochamada de vez em quando ou sair da tela durante uma reunião do Zoom, se necessário. Os funcionários precisam entender que somos todos humanos e passamos pela mesma experiência juntos.
Inteligência Emocional significa estar autoconsciente
No cerne da inteligência emocional, a autoconsciência é a área em que os líderes normalmente passam menos tempo. Só podemos trabalhar com eficácia com os outros se nos conhecermos bem.
Dessa forma, para entender como liderar com inteligência emocional na pandemia, tente realizar um exercício passando alguns minutos todas as manhãs anotando seus pensamentos antes de iniciar o dia de trabalho.
Pratique a sintonia com seus sentimentos. Você está se sentindo ansioso, preocupado ou com raiva? Você não precisa realizar nenhuma ação. Apenas observe seu estado de espírito. Em seguida, faça o mesmo exercício no final do dia.
Além disso, tente entender como os funcionários o vêem. Avalie seus pontos fortes e onde você precisa melhorar. Quando você domina a autoconsciência, pode observar suas emoções em vez de apenas reagir a elas.
Inteligência emocional significa praticar empatia
Uma característica essencial para saber como liderar com inteligência emocional na pandemia de covid-19, é a empatia.
A empatia tem vários componentes. Inclui consciência mental (imaginar que você é a outra pessoa), comunicação (o que você diz e como você diz) e um aspecto físico (observar o tom e os gestos).
Tente considerar tudo isso ao interagir com sua equipe. Os funcionários querem gerentes que os conheçam e se preocupem com eles como pessoas, e eles querem ter conversas sobre a vida fora do trabalho. O simples fato de perguntar à sua equipe de que tipo de assistência eles precisam pode fazer com que se sintam apoiados.
Inteligência emocional significa comunicar-se de forma eficaz
Deixar de se comunicar com eficácia no local de trabalho leva à frustração e confusão entre os funcionários. Desse modo, saber como liderar com inteligência emocional na pandemia, faz com que os líderes tenham maior capacidade de influenciar, persuadir e se conectar com outras pessoas.
A comunicação eficaz pode remover obstáculos e encorajar relacionamentos mais fortes no local de trabalho. Quando os funcionários entendem seu papel e como contribuem para a missão geral, há um senso de significado e realização.
A comunicação eficaz também resulta em alinhamento organizacional e um senso de propósito compartilhado.
Inteligência emocional significa ser automotivado
A automotivação está relacionada ao impulso interno. Indivíduos emocionalmente inteligentes entendem o significado mais profundo de seus objetivos e as habilidades de automotivação necessárias para alcançá-los. Algo super importante para entender como liderar com inteligência emocional na pandemia de covid-19
No livro Emotional Intelligence de Daniel Goleman, o autor identificou quatro elementos que compõem a motivação; Nosso impulso pessoal para melhorar; Nosso compromisso com as metas que estabelecemos para nós mesmos; Nossa prontidão para agir nas oportunidades que surgem e Nossa resiliência.
Um requisito básico dos líderes é a capacidade de motivar. Mas para liderar pelo exemplo, primeiro você deve se motivar. Depois que isso for alcançado, você pode trabalhar para encorajar outros através da arte da inteligência emocional.
Numerosos estudos mostraram que o que distingue os líderes excepcionais dos medianos é a autoconsciência emocional e o autocontrole. Ao aproveitar o poder da inteligência emocional, você será capaz de aumentar a motivação e o envolvimento dos funcionários, fortalecer a cooperação e aumentar o desempenho.
Agora que você sabe algumas maneiras sobre como liderar com inteligência emocional na pandemia de Covid-19, aceite o desafio; Seja o líder compassivo de que seus funcionários precisam e toda a sua organização colherá as recompensas.
Fonte: Forbes.com
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