Aqui estamos, quase um ano após o início da pandemia de COVID-19. Com isso, é seguro dizer que, de uma forma positiva ou negativa, todas as empresas foram impactadas, levando os líderes a repensar e melhorar diversas ações de liderança na pandemia.
Para alguns, a pandemia criou oportunidades em que tiveram anos recordes. Outros tiveram que fazer mudanças radicais para se manter no azul. E, alguns foram forçados a fazer alterações para evitar a falência e sofreram perdas, demissões e muito mais.
Decisões difíceis tiveram que ser tomadas em muitos negócios, mas a liderança teve a oportunidade de tomá-las de uma forma que construísse mais confiança em suas equipes. Os líderes conseguiram ser mais “reais” do que o normal. Eles puderam construir conexões, ser mais visíveis e mostrar empatia nestes tempos assustadores e difíceis.
Dessa maneira, se houve um momento em que a liderança foi posta à prova, foi no ano passado. Assim, muitas lições puderam ser aprendidas neste período turbulento.
A vista disso, pensando nestas lições básicas que um líder não pode ignorar, confira algumas das principais táticas e ações de liderança na pandemia, que certamente ajudarão a se sair melhor ao decorrer da covid-19.
1. Tome decisões difíceis e rapidamente
Uma das principais lições referente a ações de liderança na pandemia, é tomar decisões difíceis e rapidamente.
Se você tiver que despedir funcionários, não os faça sofrer por longos períodos de incerteza. Sabemos que isso dói. Mas, como um Band-Aid, retire-o rapidamente para evitar maior desconforto.
2. Divulgue notícias com rapidez e frequência
As notícias também são importantes para as ações de liderança na pandemia, dado que os funcionários querem saber o que está acontecendo na empresa.
Se você quiser perder o controle, retenha informações. Você descobrirá rapidamente que os funcionários farão suposições e criarão sua própria realidade, mesmo que não seja verdade.
Não deixe que eles imaginem uma falsa realidade que pode se tornar os rumores que matam a motivação e a produtividade.
3. Seja realisticamente otimista
Seus funcionários estão olhando para seu líder, então diga a eles o que eles devem esperar. Dessa forma, uma das ações de liderança na pandemia que podemos tomar, é tentar encontrar os pontos positivos mesmo se a empresa estiver passando por dificuldades..
4. Ouça seus funcionários
Outra forma de melhorar a situação de sua empresa e da sua equipe, é ouvir seus funcionários. Essa ação de liderança na pandemia certamente fará com que você e sua equipe passem por situações difíceis.
Dessa forma, crie um fórum onde os funcionários possam compartilhar suas ideias. Você está procurando por qualquer coisa que melhore a situação, e isso significa; geração de receita, ideias para economizar dinheiro, sugestões de melhoria de processos, ideias de novos produtos e muito mais.
As pessoas de quem você pode estar mais distante no dia-a-dia podem ter insights que você não conhece – e ideias nas quais você nunca pensou.
5. Confie no seu pessoal para fazer o trabalho deles
As pessoas sabem no que são boas, portanto, não atrapalhe o que eles fazem de melhor. Em outras palavras, não se meta nas ervas daninhas para ser mais tático. Caso você faça isso, você se encontrará lutando e tendo muitos momentos difíceis para ser estratégico, além de não conseguir pensar em uma “visão geral”.
6. Não seja solitário
Em tempos difíceis, os líderes e as equipes devem se unir para moverem na mesma direção juntos! Se houve um momento em que seus funcionários precisaram sentir um senso de equipe, é este.
Portanto, em suas ações de liderança na pandemia, faça com que todos os membros de sua equipe caminhem lado a lado, oferecendo suporte a todos que venham a precisar.
7. Seja um aprendiz
Aprender com os outros também é uma das ações essenciais de liderança na pandemia. Não se intimide em examinar como outras pessoas estão operando seus negócios. O que os CEOs de sucesso, dentro e fora de sua indústria, estão fazendo? Como eles navegaram nessas águas desconhecidas? O que você pode aprender com eles e aplicar à sua organização?
Responda a essas perguntas e você estará mais bem equipado para liderar sua empresa e seu pessoal durante a pandemia.
8. Assuma a responsabilidade pelo que acontecer
No mundo do atendimento ao cliente, grande parte do tempo as pessoas aprendem que, quando você se depara com um problema, dificilmente é sua culpa. No entanto, torna-se sua oportunidade – até mesmo sua responsabilidade – de resolver o problema.
Muitos empresários dizem que a pandemia tem destacado um líder e ampliado cada decisão tomada. Por essa razão, caso você, líder, coloque em prática estes princípios básicos, conseguirá perceber que eles funcionam, e não apenas durante a pandemia, mas a todo momento.
Fonte: Forbes.com
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