De acordo com a coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (09/06), o Governo de São Paulo decidiu prorrogar a quarentena em todo o estado até o dia 30 de Junho. As regras estavam previstas para serem flexibilizadas a partir do dia 14. No entanto, o Centro de Contingência de Covid-19 de SP recomendou prorrogar por mais 15 dias as regras que estão em vigor.
Dessa maneira, a regra atual que permanecerá até o final do mês permite que os estabelecimentos funcionem entre as 6h às 21h, com capacidade de atendimento de até 40%.
Segundo João Gabbardo, coordenador-executivo do comitê de saúde, informou que: “Estamos com uma manutenção de casos, uma elevação, ainda em uma velocidade pequena, de internações de UTI. Por isso recomendou-se a manutenção da fase de transição por mais duas semanas. O Centro de Contingência sugeriu a redução de horário do comércio em algumas regiões. Então o governo vai encaminhar a sugestão aos municípios com mais de 90% de ocupação para que eles possam decidir”.
Dados da Secretaria da Saúde do estado de SP mostraram que mais de 11 mil pessoas estão internadas em leitos de UTI, sendo um recorde desde o início da pandemia de covid-19.
Apenas na última semana, foram internadas 2.688 pessoas, sendo este um aumento de 0,6% em relação à semana anterior. A taxa de ocupação de leitos está em 82% no estado e em 79% na Grande São Paulo.
Semanas atrás, o governador de São Paulo – João Doria – havia divulgado um “plano de transição” que previa uma maior flexibilização do comércio no início deste mês. A ideia era ampliar a capacidade dos estabelecimentos para 60%, com o horário de funcionamento estendido até as 22h.
Regras da quarentena válidas até o dia 30 de junho
- Comércio, shoppings, restaurantes, salões e academias: Será permitido o funcionamento entre as 6h às 21h, com capacidade de atendimento de 40%
- Bares só poderão funcionar na modalidade restaurante, seguindo as mesmas regras
- Teletrabalho de serviços administrativos continua sendo obrigatório
- Parques poderão permanecer abertos entre as 6h às 21h
- Atividades culturais (museus, galerias e similares): funcionamento entre 6h às 21h, com capacidade de 40%
- Toque de recolher das 21h às 5h
- Igrejas e templos poderão abrir com capacidade de 40%
- Escolas: regras ainda serão revisadas. Por enquanto, podem abrir, com capacidade de 35%
Vale destacar que tais medidas valem para todo o estado de São Paulo.
Benefícios concedidos a estabelecimentos comerciais afetados pela pandemia de covid-19
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, foi anunciada a extensão de benefícios concedidos a estabelecimentos comerciais afetados pela pandemia, como a não suspensão do fornecimento de água pela Sabesp e um programa de renegociação de débitos.
Dessa maneira, o benefício tem como alvo 600 mil estabelecimentos que possuem um consumo de até 100 metros cúbicos ao mês.
O benefício já está em vigor desde o dia 1º de Junho, ficando disponível até o dia 31 de Agosto. Não haverá interrupção dos serviços da Sabesp neste período.
Os débitos existentes, incluindo os acordos durante a pandemia de Covid-19, poderão ser renegociados sem multa e sem juros. Os estabelecimentos negativados terão os efeitos suspensos após a repactuação. O prazo de parcelamento poderá ser feito em até 12 meses.
Segundo Patrícia Ellen: “O incentivo do Estado para empresas passa pela concessão de mais de R$ 2 bilhões em créditos e microcréditos pelo Desenvolve SP e Banco do Povo, além de parcerias com o Sebrae e a Junta Comercial para abertura de empresas”
Fonte: Exame.com | Governo de São Paulo
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Cidade de SP terá pico de ocupação de UTI até o dia 17
- Fiocruz alerta para uma tendência de agravamento da covid-19 no Brasil
- Capital de SP exigirá comprovante de residência para a vacinação contra covid-19
- Fiocruz passará a produzir vacinas de Oxford integralmente no Brasil
- Lei que prevê afastamento de grávidas durante a pandemia é sancionada