O governo de São Paulo decidiu nesta última quarta-feira (28/07), estabelecer novas regras da quarentena em SP, que permite maior flexibilização das atividades econômicas no estado.
Desta maneira, segundo o anúncio, os estabelecimentos poderão abrir com capacidade máxima de até 80% (antes era 60%) com o horário de funcionamento ampliado de 6h às 00h (antes era até 23h). As novas regras da quarentena em SP já estão valendo desde 1º de Agosto, com validade até 16 de Agosto.
Além disso, o governo também informou que, a partir do dia 17 de Agosto, não haverá mais limites na capacidade máxima do estabelecimento. No entanto, o uso de máscaras permanecerá sendo obrigatório em espaços públicos, bem como o distanciamento entre as pessoas e a disponibilidade de álcool em gel nos lugares.
De acordo com Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, os protocolos de segurança nos estabelecimentos devem continuar.
Desde o começo de maio deste ano, o governo de João Doria decidiu adotar a chamada “fase de transição”, sendo aplicada de forma uniforme em todo o estado, permitindo dessa maneira às prefeituras imporem regras mais rígidas de acordo com a situação local. Anteriormente, este modelo era determinado por fases e cores, indo da 1 vermelha – a mais restrita – até a 5 azul – a mais flexível – e feito por macrorregiões.
Internações em UTIs, casos e óbitos por covid-19 estão em queda, mas ainda requer cuidado.
De modo geral, o estado de São Paulo conseguiu reduzir os índices de internações, casos e óbitos pela covid-19. A taxa estadual de ocupações na semana passada (28/07) estava em 54%, e na grande São Paulo em 49%.
A média diária de novos casos era de 9.693, metade do que foi registrado no pico em junho, e valor próximo da primeira onda do ano passado.
No interior, a queda no número de óbitos também se mostrou bem significativa. Cerca de metade das cidades do estado de SP (288, o que equivale a 44%), não registraram mortes por covid-19 na penúltima semana. A média diária de vítimas na semana retrasada foi de 383. Número inferior ao registrado no pico da pandemia, em abril de 2020, quando estava em mais de 800 óbitos.
De acordo com especialistas em saúde pública, os números são reflexo da vacinação. O estado já atingiu 75% da população adulta vacinada com a 1º dose do imunizante contra covid-19.
No entanto, apenas 20% das pessoas estão totalmente protegidas (isto é, com as 2 doses aplicadas), e por essa razão, ainda é necessário ter cuidado e praticar o distanciamento entre as pessoas, dado que com as variantes em circulação (como a Delta), a eficácia com apenas 1 dose é menor, além da transmissibilidade ser alta.
Regras da quarentena válidas até o dia 16 de agosto
- Comércio, shoppings, restaurantes, salões e academias: permitida a abertura das 6h até meia-noite, com capacidade de 80%
- Bares só podem funcionar na modalidade restaurante, seguindo as mesmas regras
- Parques voltam a funcionar no horário normal de antes da pandemia
- Atividades culturais (museus, galerias e similares): das 6h até meia-noite, com capacidade de 80%
- Igrejas e templos podem abrir, com capacidade de 80%
- Escolas: podem abrir com capacidade de 100%, respeitando protocolos de segurança
- Toque de recolher deixa de existir
Nas redes de ensino público e privado, o governo de SP manteve as regras atuais, com 100% da capacidade dos alunos, distanciamento de um metro, uso de máscara obrigatório e disponibilidade de álcool em gel.
Apesar de já ser possível retornar presencialmente, a volta não é obrigatória, e cada escola terá autonomia para estabelecer regras que façam sentido no contexto local.
Fonte: Exame.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- SP sanciona lei que leva ao fim da fila quem escolher vacina de covid-19
- Justiça confirma demissão de funcionária que recusou a vacina de covid-19
- Nova campanha de vacinação contra covid-19 terá início em Janeiro – Afirma governo de SP
- Vacina contra gripe pode amenizar casos graves de covid, aponta estudo
- Efeitos da pandemia em pequenos negócios ainda persiste, diz pesquisa