O avanço do Novo Coronavírus (Covid-19) no Brasil tem deixado os pequenos empresários em situação crítica, sem saberem o que fazer, visto que é uma situação atípica, onde muitos não sabem como lidar com esta situação.
Além desse desconforto, o Covid-19 também trouxe diversos prejuízos financeiros para os negócios, obrigando os empresários a criarem alternativas para contornarem esta situação.
E para ter noção desse impacto da covid-19 nos pequenos negócios, o SEBRAE entrevistou, via web, cerca de 9.105 empresários, de 27 estados, para tentar compreender o cenário que esta crise trouxe e propor algumas soluções.
Principais Impactos
De acordo com a pesquisa do SEBRAE, 89% dos respondentes da pesquisa já registraram a queda no faturamento mensal da empresa, tendo uma queda de 64% na média no período.
De acordo com os entrevistados, esses números são reflexos da grande quantidade de fechamento de lojas físicas, bem como a mudança de comportamento do consumidor, que está evitando aglomerações e evitando gastar com produtos/serviços não essenciais.
Custos da empresa
Segundo a pesquisa, 44% dos entrevistados afirmaram que as despesas com aluguel e mercadorias são as mais pesadas no orçamento.
Assim como as compras de mercadorias compromete boa parte do orçamento da empresa, os custos com empréstimos também demanda um valor a ser considerado.
Para minimizar os impactos da COVID-19 nos pequenos negócios, o SEBRAE lista algumas ações a serem realizadas para diminuir os efeitos da crise.
Entre elas estão a:
- Negociação dos valores, prazos e formas de pagamentos, para diminuir os efeitos do COVID-19
- Renegociação com os fornecedores
- Relações Trabalhistas – Como acionar a medida provisória 927, oferecendo aos empresários diversas alternativas que flexibilizam as relações de trabalho, e oportunizam a manutenção dos empregos dos colaboradores e atividades. Neste caso, é necessário um momento de solidariedade entre os empregador e o empregado, beneficiando ambos durante essa difícil crise. Vale destacar que está sendo discutidas outras medidas para beneficiar os empresários que mantenham os empregos dos colaboradores.
Solicitações de créditos
Tendo em vista a queda do faturamento nas empresas, um dos meios para continuar em funcionamento é realizar a solicitação de créditos para manter a empresa em funcionamento.
Não à toa, que 54% dos empresários afirmaram precisar de créditos para manter a empresa sem gerar demissões, enquanto 31% ainda não sabem se precisarão.
A busca por créditos é um dos caminhos para aliviar o caixa, para que seja possível passar por essa crise com o menor impacto.
No entanto, é vale se atentar as taxas de juros decorrido dos créditos, sendo necessário realizar uma projeção do quanto tempo será pago esta solicitação, visando manter o negócio saudável.
Políticas públicas
Na pesquisa, também foi realizado o seguinte questionamento: Quais políticas públicas ajudariam positivamente nos negócios.
De acordo com o resultado, 40% pediram a redução de impostos e taxas, 38% subsídios para salários e custos fixos, 32% redução das tarifas de água e luz, e 26% da ampliação de linhas de créditos.
O que mais pode ser feito nessa crise?
Vale destacar também algumas outras dicas para continuar combatendo essa difícil crise.
- Ter resiliência: Para manter o foco no replanejamento do negócio e buscar por novas oportunidades
- Ter estratégias: Para transformar as ideias em planos de ações focados na mudança.
- Reinventar o negócio: Para contornar esta situação, mudando temporariamente a gestão do negócio, dos colaboradores, dos serviços, entre outros.
Lembrando que, este conteúdo foi feito baseado especialmente na pesquisa realizada pelo SEBRAE, que você pode consultar através do link: Pesquisa com empresários: Impactos da covid-19 nos pequenos negócios
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).