Não é nenhum segredo que os funcionários têm enfrentado dificuldades durante a crise de covid-19 – eles precisam do apoio da liderança, talvez mais do que nunca. Um discurso motivacional ou um e-mail para toda a empresa não vai dar certo quando os negócios e a vida como a conhecemos estão completamente virados do avesso. Por essa razão, saber como apoiar e motivar os funcionários durante a pandemia é fundamental para o negócio.
Você está ciente de alguns dos problemas decorrentes de alguns funcionários, como; fazer malabarismos com o trabalho e monitorar a escolaridade dos filhos, preocupar-se com os entes queridos que têm Covid-19 ou que trabalham em empregos de alto risco e preocupar-se com parentes idosos em isolamento.
Além disso, é provável que um bom número de funcionários estejam desanimados com as injustiças e divisões sociais em nosso país. Enquanto tudo está mudando, as grandes empresas têm a oportunidade única de se desviar dos negócios normalmente e usar seus recursos para intervir e cuidar de sua equipe.
Os líderes têm a responsabilidade de fazer mais do que apenas tomar decisões de alto nível para manter a empresa à tona durante uma crise econômica – eles devem criar ativamente um ambiente no qual os funcionários se sintam apoiados e continuem motivados como parceiros na empresa durante a pandemia.
Funcionários felizes e produtivos impactam positivamente os lucros, disso nós sabemos. Mas é a alma da empresa que está em jogo em momentos como este.
Existem diversas maneiras de apoiar e motivar os funcionários durante a pandemia. Confira abaixo algumas dicas importantes que você pode implementar em seu negócio.
1. Demonstrar reconhecimento e apreciação genuínos
Inegavelmente, o reconhecimento e a apreciação dos colaboradores é um dos pontos essenciais para apoiar e motivar os funcionários durante a pandemia. Isso acontece porque a falta dessas ações é um dos principais motivos pelo qual os indivíduos não se sentem motivados ou se sentem sem apoio.
O reconhecimento implica que os indivíduos são pessoalmente agradecidos e reconhecidos pelas contribuições positivas que fazem. Isso é importante para todos os níveis de liderança implementar diariamente, mas é crucial para executivos que assumem a responsabilidade por todos os funcionários, em todos os lugares.
Se o seu pessoal está trabalhando em canteiros de obras ou locais espalhados pelo país, uma das formas sobre como você pode apoiar e motivar os funcionários durante a pandemia é sair para agradecê-los pessoalmente, com segurança, usando distanciamento social, EPI, etc.
O objetivo de uma viagem como esta é permitir que os funcionários saibam o quanto você aprecia a rapidez com que eles se adaptaram às suas novas diretrizes de saúde e segurança durante esta pandemia.
Nunca se deve presumir que os indivíduos sabem que são valorizados pela liderança; isso sempre deve ser explicitado com suas palavras e com sua presença. Para ser eficaz, o reconhecimento deve ser frequente e autêntico.
2. Seja visível e acessível
Estar disponível e visível também é uma das maneiras de apoiar e motivar os funcionários na pandemia.
Alguns líderes, por exemplo, deixam uma placa com o número de telefone para caso os colaboradores desejem ligar. Como estamos na pandemia, uma boa parte dos telefonemas podem ser de problemas, seja ele por diversos motivos. Mas é fundamental estar disponível para seus colaboradores neste momento difícil, visto que abrir as linhas de comunicação e acessibilidade para você pode ser vital para o sucesso da empresa.
3. Comunique-se com transparência
Embora a maioria dos líderes pense que estão se comunicando, há uma boa chance de que não o estejam fazendo com frequência e transparência suficientes. Os líderes devem definir e comunicar a visão – de longo prazo e em tempos de crise – garantindo que a visão seja inserida no trabalho diário de cada indivíduo. Realizar essa comunicação transparente certamente fará com que os seus funcionários se sintam apoiados e motivados durante a pandemia de covid-19.
Embora o lucro e a força financeira sejam componentes essenciais da visão de uma empresa, tanto o líder quanto os funcionários devem entender como seu trabalho é orientado para fazer a diferença para os outros e para a sociedade.
Os funcionários devem ser tratados como sócios na empresa. Não espere por uma reunião trimestral programada para informar aos funcionários o que está acontecendo. Por exemplo, envie regularmente vídeos com atualizações da empresa que sejam honestas e transparentes.
É uma ótima maneira de atualizar os funcionários e eliminar as suposições, ansiedade e rumores. Seja consistente com sua mensagem e atualize todos quando as situações mudarem. Isso permite que os funcionários permaneçam focados em seus empregos e entendam seu papel no estado atual das coisas.
4. Apoie o bem-estar completo dos funcionários
Felizmente, as empresas estão reconhecendo a importância de priorizar o bem-estar dos funcionários e que isso vai além do trabalho em si e vai para as esferas física, mental, emocional, relacional e financeira.
Mostrar a seus colaboradores que você se preocupa tanto com as pessoas quanto com a produtividade, cultiva uma cultura de cuidado em sua organização, sendo uma ótima forma de apoiar e motivar os funcionários durante a pandemia.
Somos os guardiões de nosso irmão e devemos cuidar uns dos outros. Isso pode significar estender os benefícios de assistência pessoal a outros, como subcontratados.
Lembre seus funcionários sobre seu Programa de Assistência ao Empregado, e que este plano é gratuito, confidencial e não apenas para aconselhamento em saúde mental. Os programas de assistência ao empregado fornecem uma variedade de serviços úteis, sejam relacionados ao trabalho ou à vida pessoal dos funcionários.
5. Auxiliar os Funcionários na Preparação para o Futuro
Considere ajudar seus funcionários a economizar mais dinheiro durante essa desaceleração econômica. Mesmo que as pessoas estejam trabalhando, muitos não têm colchão de dinheiro, especialmente para despesas inesperadas.
Existem vários programas que podem ajudá-los a economizar, de modo que não sintam que precisam investir nas economias da aposentadoria. Certamente esta preocupação em apoiar e motivar seus funcionários durante a pandemia pode refletir positivamente para eles e para a empresa.
Como líder dentro de sua organização, mostrar sua humanidade ao ser empático com as necessidades humanas reais de sua equipe não é apenas necessário para o sucesso do seu negócio – é também a coisa certa a se fazer.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Liderança no home office pós pandemia – Como liderar com eficiência
- Empatia e inteligência emocional na pandemia: Veja a sua importância para os líderes
- RH na pandemia – Confira 5 lições aprendidas com a crise
- Cultura corporativa na pandemia de Covid-19: Como fortalecê-la?
- Produtividade em equipe na pandemia: 7 dicas para fortalecê-la