
Entre as inúmeras mudanças que o novo coronavírus (covid-19) provocou, o que mais se destaca, de longe, é o home-office. Em um mundo visivelmente social, trabalhar em casa isolado era estranho e difícil para muitos no início. Porém, após 1 ano de pandemia, o trabalho remoto já está bem mais difundido e aceito na sociedade. Assim, foi possível observar os principais benefícios e desafios do home-office na pandemia.
À medida que os perigos de se reunir em espaços fechados se tornavam cada vez mais aparentes, os funcionários gradualmente entenderam os méritos de trabalhar na relativa segurança de casa. Os empregadores agora entendem os benefícios de ter seus funcionários operando remotamente, já que muitos vêem aumento de produtividade ou queda de despesas.
Ao menos nos Estados Unidos, segundo o relatório da Owl Lab (empresa americana de tecnologia), 70% dos funcionários estão trabalhando em casa durante a pandemia de covid-19. Além disso, mesmo após o fim da pandemia, metade deles procurará empregos que ofereçam trabalho remoto, com cerca de 23% deles dispostos a aceitar um corte salarial de mais de 10% se puderem trabalhar remotamente algumas vezes.
Com as empresas de tecnologias, serviços financeiros e seguros investindo em acessórios de trabalho remoto, parece que o mundo não pretende retornar aos ambientes de trabalho pré-pandemia.
A vista disso, confira alguns dos benefícios e desafios do home-office na pandemia de covid-19, bem como o que fazer para melhorar as questões relacionadas ao trabalho remoto para seus funcionários.
1. Conexão
O trabalho remoto fez com que alguns funcionários se preocupassem com a progressão na carreira; quase 60% dos gerentes acham que o trabalho remoto está roubando-lhes oportunidades de desenvolvimento de liderança informal, de acordo com a pesquisa Owl Labs.
É aqui que os esforços das equipes remotas e as discussões individuais sobre o desenvolvimento da carreira são essenciais para o bem-estar dos funcionários e o crescimento da organização a longo prazo.
Por exemplo, em algumas empresas, ao realizarem discussões virtuais com os líderes e terem insights dessas conversas, boa parte das portas se abriram, levando a uma maior acessibilidade aos altos escalões das organizações.
Isso permitiu uma linha de comunicação mais aberta na organização, já que a hierarquia ficou mais horizontal devido às ferramentas adotadas neste período, como as chamadas de vídeos. Os e-mails prolixos e formais foram substituídos por textos por meio de aplicativos de mensagens (como o Whatsapp), garantindo assim maior agilidade.
Apesar dos desafios do home-office na pandemia, os benefícios foram claros nessa situação, permitindo que os CEOs tivessem uma visão do funcionamento interno da organização e de seus funcionários, no qual por sua vez, os funcionários e estagiários puderam se sentir mais integrados à empresa, em vez de se sentirem como uma sombra descartável.
As organizações que adotaram tal tática ficaram muito mais simplificadas e sincronizadas, o que oferece maior produtividade e eficiência em todo o fluxo de trabalho.
2. Excesso de trabalho
Mesmo que o trabalho remoto aparentemente deixe espaço para folga, muitos funcionários que trabalham em casa têm dificuldade em interromper o trabalho no final do dia.
Ao contrário de trabalhar em um escritório onde o fim do dia de trabalho é anunciado com o fechamento do computador e a ida para casa; o trabalho remoto geralmente faz com que os funcionários trabalhem mais horas do que um dia normal de trabalho. Apesar dos benefícios de trabalhar em casa, os desafios do home-office na pandemia neste sentido passam a ser mais sentidas pelos funcionários.
Em média, os funcionários remotos na pandemia estão trabalhando 26 horas extras por mês, o que equivale a quase um dia extra por semana, segundo a pesquisa Owl Labs.
Desta forma, uma maneira dos empregadores tentarem combater isso é otimizando um software de acompanhamento do trabalho, que ajuda os funcionários a se manterem atualizados, além de oferecer a eles uma visão de há quanto tempo estão trabalhando, de modo que o cronograma seja pontual.
Com isso, ao invés de fazer com que os funcionários aprendam quando fechar o computador e voltar sua atenção para o tempo com a família e o autocuidado, os líderes do setor devem dar o exemplo em vez de tirar proveito dessas situações.
3. Monitoramento
Os benefícios e desafios do home-office na pandemia também está muito ligado ao monitoramento dos funcionários.
Em alguns casos, o trabalho remoto, especialmente quando concluído de maneira oportuna e eficaz, pode ajudar a aumentar a colaboração e aumentar a satisfação no trabalho dos funcionários.
Porém, por outro lado, quando o trabalho enviado não é tão bom assim, e mostra sinais de distração do funcionário em meio a desafios do trabalho remotos, a confiança acaba sofrendo impactos, e os empregadores podem considerar monitorar a atividade do funcionário durante o dia de trabalho.
Conforme ilustrado acima, um software de rastreamento de trabalho deve ser usado para beneficiar o funcionário em vez de vigilância, o que pode não apenas incomodar os funcionários, mas também diminuir a confiança e causar descontentamento.
Para evitar que isso aconteça, faça com que todos os funcionários participem do pipeline de acompanhamento do trabalho, em vez de apenas alguns selecionados que não estão aparecendo em termos de qualidade de trabalho.
Conclusão
Em um podcast, Bill Gates disse recentemente que, no mundo dos negócios pré-pandêmico, as pessoas temiam que um cliente se ofendesse com uma reunião virtual. No entanto, em um mundo pós-pandêmico, as pessoas terão dúvidas sobre a necessidade de reuniões físicas. À medida que as reuniões virtuais se tornam um evento normal de negócios, a tecnologia também melhora.
Como podemos observar, há uma linha tênue entre os benefícios e desafios do home-office na pandemia de covid-19. Portanto, para trazer resultados, é necessário adotar medidas inteligentes para isso, equipando a sua organização com as melhores soluções.
Embora haja aqueles que acreditem que a pandemia não causou nada além de caos e destruição, algumas pessoas acreditam que de dentro do caos e da destruição, os fortes perseverarão e criarão um amanhã melhor. De muitas maneiras, é um catalisador que impulsiona o mundo para a frente.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Bem-estar no trabalho durante a pandemia: Como incluir na sua empresa
- Ações de liderança na pandemia: Como melhorar as decisões na covid-19
- Como aumentar o engajamento dos funcionários remotos na pandemia
- 3 dicas para ter maior resiliência no trabalho durante a pandemia
- Saúde mental durante a pandemia e seus impactos no local de trabalho