A cidade de São Paulo poderá sofrer novamente com o aumento de ocupações de UTI devido às aglomerações registradas durante o feriado de Corpus Christi, tanto na capital quanto no interior do estado, principalmente em Campos do Jordão.
Edson Aparecido, secretário municipal de saúde da cidade de São Paulo, tem se mostrado preocupado com este aumento, visto que, segundo uma projeção feita pela prefeitura, a taxa de ocupação dos leitos de UTI deverá atingir o pico acima de 90% por volta do dia 17 de Junho.
Em entrevista ao Bom dia SP, o secretário de saúde comentou que “Temos hoje a ocupação de leitos de UTI em 82% na cidade. Tivemos o pico entre o mês de março e abril, e depois uma queda. Há mais de 25 dias estamos nesse patamar muito alto de internações. […] Sei que as pessoas estão cansadas, mas precisamos aguentar um pouco mais”.
Edson afirmou que a prefeitura prevê que esta situação piore nos próximos dias devido às aglomerações, podendo voltar a uma taxa de ocupação semelhante ao pico da segunda onda, que foi no mês de abril.
Dessa maneira, para evitar a lotação nas UTIs na capital paulista, a prefeitura deverá abrir mais 250 leitos até o dia 25 de junho, mas pode ser que não seja suficiente para este aumento.
Apesar de terem adiantado o feriado de Corpus Christi para o final de Março, criando o megaferiado, diversas empresas não adotaram a mudança proposta, deixando o feriado programado para a data original.
Vacinação em SP
Como muitas pessoas já sabem, a vacinação contra a covid-19 é uma das maneiras mais eficazes para pôr um fim à pandemia e voltar a normalidade. E neste meio tempo em que as pessoas estão sendo vacinadas, as aglomerações e deslocamentos desnecessários devem ser evitados.
Na cidade de SP, a imunização de grávidas e puérperas acima de 18 anos sem comorbidades teve o seu início nesta segunda-feira (07/06). Além deste grupo, as pessoas com comorbidades acima de 18 anos também já podem ser vacinadas.
Na semana passada, João Doria, governador de São Paulo, afirmou que toda a população adulta do estado de SP será vacinada até o dia 31 de outubro. Tal cronograma também inclui a capital paulista.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, o cronograma foi elaborado levando em consideração as projeções de entregas das vacinas Coronavac, Pfizer e AstraZeneca, previstas pelo Ministério da Saúde. No entanto, alguns ajustes podem ser necessários, tendo em vista a segunda dose, que será aplicada em novembro.
Quarentena em SP
Vale ainda destacar que a atual fase da quarentena em todo o estado de São Paulo irá até o dia 13 de Junho. Possivelmente até o final da semana (11/06), João Doria marcará uma entrevista coletiva para definir ou manter as novas regras de quarentena.
Atualmente, segundo as regras vigentes, os estabelecimentos podem abrir com capacidade de 40%, entre as 6h até as 21h.
Além disso, o toque de recolher continua sendo válido das 21h às 5h. Parques estaduais e municipais poderão abrir das 6h as 21h. O teletrabalho para atividades administrativas não essenciais continua obrigatório. Tais medidas valem de forma única para todo o estado.
Fonte: Exame.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Fiocruz alerta para uma tendência de agravamento da covid-19 no Brasil
- Fiocruz passará a produzir vacinas de Oxford integralmente no Brasil
- Capital de SP exigirá comprovante de residência para a vacinação contra covid-19
- Governo de SP suspende ampliação de horário dos comércios devido alta de casos de covid-19
- Governo federal fecha 2º contrato com a Pfizer; 200 milhões de doses são previstas para 2021