De acordo com o governo de São Paulo, todo o comércio do estado terá o horário de abertura ampliado a partir deste sábado (01/05). Dessa maneira, o comércio de SP poderá permanecer aberto desde as 6h até as 20h.
No entanto, vale lembrar que, apesar da ampliação do horário, a capacidade do local continuará sendo a mesma para a fase vermelha, sendo de 25% para qualquer tipo de estabelecimento.
Tal medida está dentro da chamada “fase de transição” do Plano São Paulo, com a regra tendo validade até o dia 9 de maio. Com isso, o governo irá analisar o impacto das mudanças para decidir se determinadas regiões terão ou não maior flexibilização, se baseando também no número de casos de covid-19, óbitos e internações na UTI.
Além disso, de acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen, o toque de recolher também irá continuar, das 20h às 5h. Os parques estaduais e municipais também poderão abrir das 6h às 18h.
Algumas regras, no entanto, permanecerão as mesmas, como o teletrabalho para atividades administrativas não essenciais, que continua a ser obrigatório. As regras na educação também não sofreram alterações.
De acordo a secretária em entrevista coletiva; “Nós temos uma frente de trabalho com o Centro de Contingência para fazer uma evolução no Plano São Paulo, fortalecendo o plano de testagem e isolamento de contágio. Estamos trabalhando nesta revisão para darmos um passo além de controlarmos a pandemia e ao mesmo tempo termos uma retomada da economia de forma responsável”.
Regras da quarentena em SP válidas de 1º a 9 de maio
- Comércios, shoppings, restaurantes, salões e academias: permitida a abertura das 6h às 20h, com capacidade de 25%
- Bares só poderão funcionar na modalidade restaurante, seguindo as mesmas regras
- Teletrabalho de serviços administrativos continua a ser obrigatório
- Parques poderão abrir das 6h às 18h
- Atividades culturais (museus, galerias e similares): das 6h às 20h, com capacidade de 25%
- Toque de recolher das 20h às 5h
- Igrejas e templos poderão abrir, porém com capacidade de 25%
- Escolas podem abrir, com capacidade de 35%
Fase de transição em SP
Na semana anterior, o governo de São Paulo iniciou a reabertura parcial de diversas atividades do comércio. Primeiro, os shoppings e comércio de rua foram autorizados a reabrir. Depois, foi a vez dos restaurantes, salões de beleza e academias.
O governador João Doria, reforçou que, apesar dessas flexibilizações, estas medidas não são uma “liberação” para as pessoas saírem de casa, e que é importante continuar mantendo o isolamento social.
“Isso não significa que estamos liberando. É importante que as pessoas entendam que se puderem ficar em casa, fiquem em casa e preservem sua vida. E se tiver de sair por necessidade absoluta, use máscara”, afirma Doria.
Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI em todo estado de SP está em torno de 80%, e na Grande São Paulo 78%. Estes valores são menores do que o registrado no mês passado, quando o estado registrava ocupação acima de 90%.
Na última terça-feira (27/04), ao todo, foram registrados 1.044 óbitos pela covid-19 em 24h em todo o estado de SP. O número está apenas um pouco abaixo do que foi contabilizado no início do mês, com 1.389 vítimas no período de um dia.
Fonte: Exame.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Estado de SP compra 30 milhões de doses da Coronavac
- Governo prevê 100 milhões de doses da Pfzier em 2022
- Retorno à normalidade nos negócios ocorrerá em 2022, segundo 45% CEOs
- Lições de liderança na pandemia de covid-19: 3 pontos que aprendemos nesta crise
- Estratégias para varejistas na pandemia: O que fazer para ter sucesso?