Para muitas organizações, a “era” do trabalho em casa surgiu rapidamente durante os primeiros meses de 2020, quando a pandemia de Covid-19 se espalhou pelo mundo. A vista disso, as empresas se viram basicamente construindo um avião enquanto ele voava pelo céu.
À medida que nos aproximamos do segundo ano da doença, as empresas devem estar bem posicionadas para refinar os processos que sustentam o sucesso neste ano, buscando principalmente aumentar o engajamento dos funcionários remotos na pandemia.
Muitas empresas agiram de forma inovadora nas recentes celebrações de feriados, dedicando tempo para homenagear os funcionários por suas contribuições durante estes tempos de crise, feitas de maneiras novas e exclusivas. E em 2021, as empresas devem continuar essa tendência e fornecer uma base sólida para o sucesso dos trabalhadores remotos ao longo do ano.
Portanto, confira abaixo algumas dicas para os líderes aumentarem o engajamento dos funcionários remotos na pandemia ao decorrer do ano.
Comece com uma base sólida e documentada
Para algumas empresas, as revisões anuais e atualizações nos manuais dos funcionários são rotineiras. Para outros, o documento que estabelece as expectativas e os compromissos da empresa pode ficar sem ser editado por anos a fio.
Em ambos os casos, agora é a hora de garantir que tais manuais dos funcionários contenham informações específicas que regem o trabalho remoto. As empresas devem considerar dedicar uma seção inteira ao tópico, denotando claramente a estrutura desejada, as expectativas e as políticas para trabalhar em casa.
Os manuais devem incluir expectativas claras sobre; as horas de trabalho, etiqueta para reuniões virtuais – incluindo códigos de vestimenta, a aparência de itens de mesa e estante e videoconferência em vez de chamadas telefônicas – intervalos durante o dia e uso de equipamentos da empresa em casa.
Dessa maneira, os funcionários se beneficiarão com a compreensão clara das expectativas fundamentais. Além disso, com essa linha de base, as empresas podem reforçar e aumentar o engajamento dos funcionários remotos na pandemia.
Ofereça oportunidades de crescimento
Um dos pilares do mundo corporativo que foi quase erradicado pela pandemia de covid-19 é a conferência de negócios.
Tradicionalmente, milhões de funcionários viajam todos os anos para diversos destinos buscando aprender mais sobre seus setores, interagir com colegas e encontrar um pouco de folga da rotina diária do escritório. Embora o setor de convenções presenciais se recupere, as empresas devem continuar a oferecer oportunidades de crescimento profissional no ambiente virtual.
As opções variam de conferências tradicionais com transição para plataformas virtuais a aulas online e crescimento individual autodidata. Além disso, a formalização de programas de mentores em toda a empresa pode ajudar profissionais menos experientes a se conectar de forma significativa com colegas mais experientes, que, por sua vez, podem encontrar satisfação em ajudar outras pessoas. Isso ajudará não só a empresa a crescer, como também a aumentar o engajamento dos funcionários remotos na pandemia.
Deixe espaço para os funcionários se divertir
Um tema comum entre os trabalhadores remotos – e seus colegas de escritório – é que 2020 foi um ano estressante. Com várias pressões externas continuando em 2021, os profissionais se beneficiarão de uma saída divertida embutida em seu dia de trabalho.
Embora seja melhor quando acontece organicamente, os líderes empresariais devem buscar oferecer alguma estrutura para aumentar o engajamento dos funcionários remotos na pandemia, incentivando-os a reservar um momento aqui e ali para respirar fundo e rir com seus colegas.
Isso pode se manifestar como um canal de “pausa para o café” na plataforma de mensagens instantâneas. Esse espaço precisaria de regras claras sobre quais conteúdos são ou não permitidos, mas pode substituir os encontros pessoais que costumavam ocorrer em salas de descanso em todo o país.
As empresas que dependem muito da videoconferência podem implementar a versão virtual de uma “sexta-feira casual”, permitindo que os funcionários participem de videoconferências nas sextas-feiras vestindo uma camisa de seu time, por exemplo.
Oferecer a oportunidade de iniciar a discussão com a torcida de seu time favorito pode reforçar um clima mais jovial para a reunião. Considere iniciar uma reunião virtual com breves apresentações de animais de estimação da família que podem acompanhar os colegas em seus escritórios domésticos.
Busque feedback rotineiramente
Os líderes de negócios devem verificar rotineiramente sua força de trabalho, especialmente quando trabalham remotamente, para determinar quais táticas podem ou não impulsionar o engajamento dos funcionários remotos na pandemia e a felicidade profissional geral.
Fornecer um canal anônimo também pode gerar respostas mais honestas e não filtradas que podem permitir aos líderes descobrir tendências nas perspectivas dos funcionários.
Além disso, os executivos de negócios devem verificar periódica e organicamente os membros de sua equipe. Um processo estruturado pode parecer muito corporativo, mas os gerentes devem conversar com vários funcionários para obter informações de diferentes perspectivas.
Geralmente, as pessoas em todas as organizações estão ansiosas para serem ouvidas e apreciam a comunicação bidirecional. Codificar canais de feedback pode ajudar a construir pontes de comunicação essenciais entre executivos e sua força de trabalho e levar a um melhor envolvimento dos funcionários e uma moral mais forte.
Esses elementos tendem a beneficiar os empregadores que avançam para cumprir as missões organizacionais e as metas de negócios.
Fonte: Forbes.com
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