
Muitos consumidores que começaram a fazer compras online, em decorrência do isolamento social pela crise do novo coronavírus (Covid-19), estão se transformando em compradores online fiéis. E tendo em vista essa mudança de comportamento do consumidor, com algumas estratégias e táticas de marketing fundamentais, você pode aproveitar os benefícios dessa tendência para aumentar as vendas online na pandemia, e fidelizá-los na sua empresa.
Há muitas ideias para conseguir aumentar as vendas na internet. No entanto, abaixo você poderá escolher algumas opções que funcionem melhor para o seu negócio e colocar já em prática!
1- Entenda seu público-alvo
A primeira dica para conseguir aumentar as vendas online na pandemia, é entender o seu público alvo, dado que este é um passo importante devido às mudanças de comportamento dos consumidores.
Para tomar as decisões certas sobre seus produtos e atividades de marketing, você precisa entender seus clientes. Quando você tem uma loja física, pode conversar com seus clientes ali mesmo e descobrir o que os atrai. Quando seus clientes estão online, você deve tomar medidas proativas para aprender sobre eles.
Usando ferramentas analíticas em sua loja online e sistema de ponto de venda, você pode identificar padrões e preferências de compra. Embora nada possa substituir uma conversa face a face, você ainda tem muitas oportunidades, incluindo e-mail, bate-papo online e chamadas telefônicas, para fazer perguntas e aprender sobre seus clientes.
2- Use análises para saber como os clientes encontram sua loja
Você deseja usar seu tempo e recursos de marketing com sabedoria, para assim aumentar as vendas online na pandemia. Ao usar ferramentas analíticas, como o Google Analytics, para pesquisar como os consumidores que fazem compras estão encontrando sua loja, você pode concentrar melhor seus esforços de marketing.
Por exemplo, se você obtém muito tráfego para sua loja de utensílios de cozinha, a partir de uma postagem de blog sobre alimentação saudável, deve escrever mais conteúdo sobre esse tópico. Se quase todas as suas vendas vêm de anúncios do Facebook, pode valer a pena investir em mais publicidade.
3- Encontre sua proposta de venda exclusiva (USP)
O que você oferece que ninguém mais pode? Qual é a história por trás de sua loja, seus produtos e você? Depois de saber o que o torna diferente, você precisa exibir esse diferencial para o seu público.
Você pode incluí-lo em seu slogan, torná-lo destaque em sua página inicial, anunciá-lo em anúncios de mídia social e destacá-lo em seu email marketing. Ao construir suas campanhas de marketing e esforços em torno de sua proposta de venda exclusiva, você dá às pessoas um motivo para visitar sua loja online e, o mais importante, comprar seus produtos, aumentando assim as suas vendas online.
4- Simplifique a experiência do cliente
Outra forma de aumentar as vendas online na pandemia, é simplificar a experiência do cliente. Você deseja que seja o mais fácil possível para os clientes encontrarem o que procuram e depois comprarem. Se suas análises mostram que um grande número de pessoas está visitando seu site e saindo sem comprar, a experiência do cliente pode ser o motivo.
Recrute amigos e representantes da família de seu público-alvo e observe-os passar pelo processo de localização e compra de itens em sua loja online. Procure áreas em que eles tenham dificuldade ou cometam erros. As áreas comuns a serem corrigidas incluem o recurso de pesquisa do seu site, navegação de produto e checkout.
5- Foco no atendimento ao cliente
Os clientes valorizam um ótimo serviço. De acordo com um relatório do Zendesk (relatório em inglês), 84% dos participantes da pesquisa relataram que o atendimento ao cliente é um fator-chave na decisão de comprar.
Dessa forma, para aumentar suas vendas online na pandemia, crie uma página de contato em seu site que mostre claramente como entrar em contato com a sua empresa. Inclua um número de telefone, endereço de e-mail e link de bate-papo, se houver. Para ajudar as pessoas a obter respostas imediatamente, adicione uma página de perguntas frequentes ao seu site.
Mais importante ainda, quando os clientes entrarem em contato com você, responda prontamente. Uma vez que conversas pessoais são raras em lojas online, use a oportunidade para construir o relacionamento tanto quanto possível.
6- Fornece um recurso de bate-papo em seu site
Desde o início da pandemia de COVID-19, mais clientes passaram a contar com o chat para se comunicar com as empresas. Se você não tem um recurso de bate-papo, adicione um ao seu site e monitore-o ao longo do dia.
Como você não pode ficar conectado ao computador 24 horas por dia, inclua uma resposta automática para que os clientes saibam quando você retornará. Você também pode usar a Virtual Agent Technology (VAT), que é um plug-in para o seu site que responde imediatamente a perguntas comuns e básicas dos clientes.
7- Crie um processo de checkout simples
Um dos processos fundamentais para aumentar as vendas online na pandemia, é em relação ao checkout das compras.
Embora o processo de checkout faça parte da experiência do usuário, é um grande obstáculo para muitas vendas e merece atenção extra. Dessa maneira, algumas opções que você pode implementar são:
- Oferecer uma opção de check-out de convidado para que os clientes possam comprar sem preencher longos formulários;
- Dividir o check-out em várias páginas ou em uma página em expansão para evitar sobrecarregar o cliente com campos de informações do comprador.
- Manter o texto curto e conciso.
- Usar botões padrão e verbosidade, como um botão “Comprar” e um ícone de carrinho de compras.
8- Selecione a plataforma de comércio eletrônico certa para suas necessidades
A plataforma de comércio eletrônico também é um dos itens fundamentais para aumentar as vendas online na pandemia.
Ao escolher uma plataforma que possui um processo simples e recursos de gerenciamento, seus clientes podem navegar facilmente em seu site. Assim, você pode passar mais tempo expandindo seus negócios em vez de expandir sua loja.
Se você não precisa de um site completo, escolha uma plataforma que permita os clientes pagar online sem a necessidade de ter um site completo.
9- Não esqueça da estratégia de SEO
O SEO se tornou um dos pontos chaves para aumentar as vendas online na pandemia, tendo em vista a mudança do comportamento do consumidor no universo virtual.
Em uma loja física, os clientes podem ver seu quiosque ou vitrine e entrar imediatamente. Mas, com uma loja online, você deve ajudá-los a encontrar você. Você deve trabalhar especificamente para melhorar a classificação do mecanismo de pesquisa para termos que seus clientes pesquisam para encontrar sua empresa.
Na verdade, um estudo da Statista de 2019 (relatório em inglês) descobriu que a pesquisa levou a 65% de todas as sessões de comércio eletrônico.
10- Crie conteúdo
Quando as pessoas têm uma pergunta, elas vão ao Google e procuram a resposta. Ao criar conteúdo que forneça informações interessantes e relevantes para seus clientes, você pode ajudar as pessoas a encontrar sua loja de comércio eletrônico por meio de SEO, e consequentemente, aumentar as vendas online na pandemia.
Dessa maneira, em vez de escrever sobre seus produtos, aborde desafios comuns ou maneiras de usar seus produtos. Se você vende brinquedos para cães, escreva sobre jogos divertidos para brincar com ele ou como ajudá-los com ansiedade de separação.
Como os mecanismos de pesquisa priorizam as páginas que fornecem conteúdo consistente, certifique-se de escrever novas postagens regularmente.
11- Coloque avaliações de clientes nas páginas de produtos
Embora possa parecer assustador permitir que os clientes compartilhem comentários positivos e negativos sobre seus produtos em sua página, adicionar avaliações de clientes pode aumentar suas vendas online na pandemia.
Na pesquisa da Moz (relatório em inglês), descobriu-se que 67% dos clientes são influenciados por análises online. E se um produto recebe consistentemente avaliações ruins, é um sinal de que você deve resolver os problemas ou descontinuar o produto.
Ao adicionar avaliações, permita que os clientes deixem uma avaliação com estrelas e um comentário. Torne o mais fácil possível para os clientes escreverem comentários. Melhor ainda, use uma plataforma de comércio eletrônico com o recurso integrado.
12- Use design responsivo
Com 1 em cada 4 clientes usando dispositivos móveis para fazer compras, sua loja online deve ser fácil de navegar e comprar ao usar um dispositivo móvel.
E para conseguir aumentar suas vendas online na pandemia, use uma plataforma de comércio eletrônico com design responsivo. Isso fará com que os sites sejam renderizados corretamente em um smartphone. Seus clientes podem comprar produtos com qualquer dispositivo em suas mãos, a qualquer momento que seja conveniente para eles.
13- Mostre seus produtos com fotos de alta qualidade
Fotos são importantes. Se necessário, invista em um fotógrafo profissional para tirar fotos de alta qualidade que mostrem as características de seus produtos.
Certifique-se de que as fotos representam os produtos com precisão, porque, segundo a pesquisa da weebly (relatório em inglês) 22% das devoluções de produtos online acontecem quando o item parece diferente da foto.
Se você não puder contratar um profissional, verifique estas dicas para tirar fotos atraentes de produtos você mesmo. Poste mais de uma imagem de um produto. Boa parte dos compradores digitais precisam ver uma média de três a quatro imagens ao comprar online.
14- Conecte-se com os clientes por meio de marketing por e-mail
Outra forma de conseguir aumentar as vendas online na pandemia, é usar e-mail marketing. Ao usar uma plataforma de comércio eletrônico que coleta endereços de e-mail automaticamente, você pode facilmente compartilhar vendas, novos produtos e dicas com seus clientes.
Você também pode coletar mais endereços de e-mail oferecendo uma opção de assinatura para o seu blog ou oferecendo um código de desconto. Considere a criação de um boletim informativo por e-mail para que seus clientes ouçam você regularmente.
15- Mantenha os custos de envio o mais baixo possível
Com muitos grandes varejistas oferecendo frete grátis, os consumidores muitas vezes não pensam em despesas de frete até chegarem ao caixa. O Instituto Baymard, através de uma pesquisa (relatório em inglês) descobriu que; nos Estados Unidos, 50% dos consumidores dizem que abandonam os itens em seus carrinhos por causa de taxas extras, como frete.
Quando possível, inclua os custos de envio em seus produtos para que você possa oferecer frete grátis. Se isso não parecer viável, considere oferecer frete grátis para um pedido mínimo ou fornecer uma taxa fixa para frete adiantado.
16- Seja ativo nas redes sociais
Utilizar as redes sociais também pode ser uma ótima maneira de conseguir aumentar as vendas online na pandemia. Ao compartilhar consistentemente conteúdo nas mídias sociais que sejam interessantes para seu público-alvo, você pode ajudar novos clientes a encontrar sua loja e fidelizar os clientes atuais.
A pesquisa do Hootsuite (relatório em inglês) descobriu que 52% de todas as descobertas de marcas online ainda acontecem em feeds sociais públicos. No Instagram, compartilhe fotos de alta qualidade de seus produtos ou vídeos de seus produtos sendo usados. Afinal, 92% dos usuários do Instagram dizem que seguiram uma marca, clicaram no site ou compraram um produto após vê-lo na plataforma.
17- Conecte sua loja online a contas de mídia social
Por fim, para facilitar a experiência do consumidor e, consequentemente aumentar as vendas online na pandemia; conecte a loja online nas contas de mídia social, para que os clientes compre diretamente de postagens de mídia social, quando virem algo de que gostem.
Ao colocar um link de compra em sua postagem do Instagram, Twitter ou Facebook, você direcionará os clientes a uma página de checkout simples, para que possam fazer compras com um cartão de crédito ou débito.
Além disso, as postagens do Instagram Shoppable permitem que os clientes façam compras diretamente de seu feed de notícias, sem nunca ter que sair do aplicativo.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: