Os primeiros dias da pandemia de Covid-19 testaram os líderes de maneiras que nunca poderíamos esperar. Neste período, foram criadas novas infraestruturas de trabalho remoto, adaptação aos modelos de negócio e diversas empresas garantiram ativamente a todos os stakeholders que iriam superar isso. Certamente, saber como lidar com a crise de covid-19 em seus primeiros dias não foi fácil.
Depois de alguns meses de pandemia, uma segunda questão igualmente chocante nos parou: a morte de George Floyd pela polícia forçou todos a enfrentar a questão do racismo sistêmico. Isso deu início a uma profunda conversa nacional sobre raça em todos os aspectos da sociedade, incluindo setores empresariais.
Agora, à medida que 2020 chega ao fim, os líderes enfrentam o desafio de orientar nossas empresas não por uma, mas por duas grandes interrupções, como nunca vimos antes. As questões diferem amplamente em muitos aspectos.
Uma é óbvia: a crise de Covid, com sorte, acabará por passar – ou pelo menos diminuir em gravidade – com a resposta certa. Podemos administrar de olho em uma conclusão bem-sucedida. A questão do racismo é uma conversa de longo prazo da qual todos devem participar; não existe uma “linha de chegada” para a qual correr, e os passos que damos como líderes devem refletir isso.
Tomadas em conjunto, as duas questões incentivam a examinar mais de perto como liderar durante uma crise. Diversas empresas aprenderam lições valiosas neste ano. Dessa maneira, confira abaixo algumas práticas que os líderes podem adotar para garantir como lidar com a crise de covid-19 e também da questão racial, para conseguir conduzir seus negócios em tempos difíceis.
1. Seja um ouvinte ativo
Uma ótima forma para entender como lidar com a crise de covid-19, e também com questões raciais, é ser um ouvinte ativo.
Todos nós tendemos a dar valor aos “alto-falantes dinâmicos” que podem preencher uma sala e assumir o controle. Pode ser importante ter certeza de que você está sendo ouvido. Mas o que muitas empresas descobriram, especialmente em nossa situação atual, é que é mais importante parar e ouvir.
Poucos dias após o assassinato de George Floyd, por exemplo, algumas empresas realizaram uma reunião online com a equipe para debater sobre o assunto, para que cada um pudesse dizer como se sentiam. E ao abrir a palavra para as pessoas conversarem, muitos compartilharam histórias pessoais, enquanto outros afirmaram por e-mail como ficaram emocionados com a conversa.
Muitas empresas também adotaram a mesma prática em relação a pandemia, sobre como lidar com a crise de covid-19. Geralmente elas verificam com os funcionários por e-mail e por telefone para saber como eles estão lidando com tudo o que é jogado sobre eles – o trabalho prolongado de casa, medos sobre a doença, preocupações com a família e amigos.
Medidas ativas para chegar aos clientes para entender suas preocupações e expectativas também compõem as estratégias das empresas.
2. Continue tomando o pulso da organização
Saber como lidar com a crise de covid-19 e com questões raciais vai além de apenas ouvir. Envolve a criação de um mecanismo de feedback ativo para que os funcionários possam expressar sua voz continuamente.
Um dos movimentos mais eficazes que algumas empresas realizaram foi configurar uma caixa de e-mail anônima. Assim, os funcionários não teriam vergonha de usá-lo, e isso é bom.
Dessa maneira, se um funcionário levanta um problema em um e-mail, muitos outros ficam preocupados com a mesma coisa. Em algumas empresas, por exemplo, foram feitas perguntas pontuais sobre os esforços para aumentar a diversidade de força de trabalho.
Já outros, expressaram preocupação sobre as datas previstas para a reabertura dos escritórios. As empresas então levantam cada questão dos e-mails para levar para as reuniões regulares de liderança.
Outra forma bem eficaz de saber como lidar com a crise de covid-19, é adotar pesquisas para obter mais informações sobre como os funcionários estão se sentindo em relação à pandemia.
Em algumas empresas, os líderes têm realizado reuniões regulares com a equipe para obter feedback sobre o estresse do trabalho e aspectos da jornada contínua de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). Cada pequena parte ajuda, especialmente em um momento em que os líderes estão lidando com cenários que nunca enfrentaram antes.
3. Seja flexível
Outro ponto chave fundamental para saber como lidar com a crise de covid-19, é ser flexível. É bom fazer planos, mas na situação em que estamos agora, você deve estar disposto a mudar rapidamente.
Um exemplo claro disso é em relação a reabertura dos escritórios. Diversas organizações já tentaram definir datas provisórias e explorou todas as etapas que teriam que seguir para garantir a reabertura produtiva e segura nessa data. Porém, ao ver que o vírus ainda estava presente e crescente, algumas empresas acabaram adiando essa volta.
4. Seja sincero e transparente
Esta é talvez a lição mais importante de todas sobre como lidar com a crise de covid-19 e questões raciais. Olhando os acontecimentos deste ano, fica claro o quão crítico é para um líder falar clara e honestamente sobre os desafios à frente.
Em relação ao racismo, alguns líderes admitiram, na frente de seus funcionários, que não tinham respostas na hora, mas estavam dispostos a melhorar. Ser sincero é fundamental para os funcionários, pois isso demonstrará que, apesar de você não possuir uma resposta agora, você está disposto a melhorar ainda mais a questão da diversidade.
Referente à pandemia, ser transparente sobre os negócios também é essencial para saber como lidar com a crise de covid-19. Algumas empresas comentaram para os funcionários, em detalhes, sobre os golpes que o negócio teve, e as medidas de cortes de custos que a empresa estava implementando. Não adianta enganar com falso otimismo ou enviar mensagens confusas – otimista em um dia, pessimista no outro.
Colocando em prática
A discussão referente a como lidar com a crise de Covid-19 e sobre as questões raciais ainda continuará sendo uma peça central para todos nós em 2021.
Para os líderes, não é possível resolver nenhuma dessas questões sozinhos. Mas os líderes podem desempenhar papéis úteis caso eles se concentrem em ouvir, comunicar e agir no melhor interesse de nossas comunidades.
Fonte: Forbes.com
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