Os impactos provocados pelo novo coronavírus nas empresas foram imensos, principalmente quando pensamos nas mudanças na rotina de trabalho. Boa parte das pessoas tiveram que entrar em isolamento social obrigatório, sendo preciso readaptar a nova rotina de home office. Tendo em vista essas mudanças, para alguns líderes, os impactos foram ainda maiores, pois era necessário entender agora como liderar a distância durante a covid-19.
Inesperadamente, a crise abriu novas oportunidades de modelos de trabalho, os quais fizeram diversas empresas se reinventar. E no meio desse novo universo, é importante que a liderança esteja atenta não apenas ao alinhamento das atividades, mas também à manutenção dos laços dentro da equipe, principalmente agora quando pensamos em como liderar a distância durante a covid-19, visto que o contato humano entre os funcionários é muito importante para que se possa manter o clima organizacional positivo.
A importância do contato humano é essencial, dado que o nosso cérebro é social, e foi desenhado para obter informações com base no que vemos e ouvimos, ou seja, precisamos de interações “cara a cara”.
Não é possível ter a interpretação correta, por exemplo, quando recebemos uma mensagem por WhatsApp ou por E-mail, uma vez que não somos capazes de detectar se a pessoa está brava ou se concordou ou não com o que foi compartilhado.
Dicas para ter sucesso na liderança a distância durante a covid-19
Para entender como liderar a distância durante a covid-19, e contornar essa situação da necessidade do contato humano, para não haver má interpretação na comunicação, bem como fortalecer o laço com a sua equipe, é recomendado realizar chamadas telefônicas quando precisar conversar com alguém, visto que é possível identificar o tom de voz, o que faz com que o cérebro se sinta confortável durante a conversa.
No entanto, ainda assim, a melhor maneira de detectar a emoção de alguém, é através das chamadas de vídeo. Pela chamadas de vídeo, conseguimos ter uma interação social maior, e o cérebro recebe informações fundamentais para termos uma melhor compreensão sobre as reações e emoções do outro, como expressão facial, postura corporal e tom de voz.
Tais sinais emocionais são importantes para o cérebro social interpretar a outra pessoa, principalmente para entender como liderar a distância durante a covid-19.
Dessa maneira, a liderança pode buscar mais engajamento utilizando as chamadas de vídeo, não apenas para alinhamento de estratégias ou compartilhamento de resultados, mas também para interações informais, para falar sobre como as pessoas estão se sentindo, o que fazem fora do horário de trabalho ou mesmo para uma happy hour.
Dividir esses momentos em equipe é muito importante para melhorar o clima organizacional e elevar a autoestima dos profissionais, fazendo com que cada pessoa se sinta única e pertencente, sendo uma ótima maneira de entender como liderar a distância durante a covid-19.
Contágio Emocional e a liderança a distância durante a covid-19
Vale ainda destacar que, a liderança precisa ter em mente o contágio emocional que pode gerar no time, que geralmente acontece de forma automática e inconsciente. Tal contágio, quando é positivo, pode espalhar a produtividade, engajamento e desempenho. Contudo, caso esse contágio seja de forma negativa, pode acabar gerando medo, angústia e desconfiança. Esse contágio emocional é muito importante, especialmente quando pensamos em como liderar a distância durante a covid-19.
Outra lição que fica neste momento é a importância da empatia, da consciência e da percepção das emoções das outras pessoas.
Dessa maneira, com essas dicas simples sobre como liderar a distância durante a covid-19, aproveite para gerar engajamento virtual com seu time, realizando ações como lives, palestras e treinamentos, que melhoram o bem-estar das pessoas. Assim, além elas poderão se sentir valorizadas, confiantes e positivas nessa nova revolução do universo corporativo.
Fonte: Você S/A – Abril
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: