No começo da pandemia do novo coronavírus, algumas empresas já haviam observado determinadas estratégias sobre como sair forte da crise de covid-19.
Tais estratégias abordadas anteriormente, que tem como principal foco as transformações digitais, ainda permaneceram as mesmas, dado a alta relevância que elas têm ganhado neste período de pandemia, em decorrência das mudanças de comportamento dos consumidores e empresas.
Portanto, este período tem sido o momento ideal para as empresas com visão de futuro acelerarem as suas iniciativas digitais.
Um ano atrás, o conceito de “tornar-se digital” era visto por muitos apenas como uma opção desejável. Mas agora – em nosso novo mundo – é obrigatório ser digital.
As perguntas mais comuns de líderes empresariais de todos os setores e regiões são: “Entendi a teoria, mas por onde começo? Que medidas específicas posso tomar hoje para garantir um amanhã saudável? ”
A vista disso, para ajudar a responder tais dúvidas na prática, confira essas 8 estratégias essenciais sobre como sair forte da crise de covid-19, para que seja possível catalisar os ganhos pós-crise.
1) Modernizar dados
Uma das maneiras essenciais de conseguir sair forte da crise de covid-19, é através da modernização de dados. Hoje, é mais importante do que nunca transformar os dados passivos em um ativo.
As empresas que não obtiveram o controle de seus dados já estão para trás, e a nova economia tornará mais difícil a recuperação. Não é mais justificável pagar para manter terabytes (ou mais) de dados e não usá-los para resultados de negócios.
Melhorar decisões e experiências – e crescimento – com inteligência aplicada é infinitamente mais difícil (ou impossível) sem dados que sejam relevantes, acessíveis, seguros e usados para melhorar as decisões ou experiências do cliente.
Uma auditoria de dados, isto é – descobrir quais dados estão disponíveis, sendo acessados e com que finalidade – foi uma decisão fundamental há 13 meses atrás. Agora é uma condição de sobrevivência.
2) Liberte-se de aplicativos de programação antigos
Outra dica importante sobre como sair forte da crise de covid-19, é deixar de utilizar aplicativos de programações antigas.
Aproximadamente US $ 3 trilhões de valor econômico por dia ainda são executados no COBOL. Essa é uma confiança impressionante em uma linguagem de programação que remonta a 1959.
Daqui para frente, as pressões de negócios tornarão insustentável ficar preso a este software herdado. Relevância para o consumidor, tempo de entrada no mercado mais rápido e economia de custos nunca foram tão importantes quanto agora.
Muitas empresas se sentem presas por seu software antigo, mas existem novas ferramentas, processos, métodos de engenharia e parceiros para ajudar a desbloquear o valor que está preso nos data centers.
A vista disso, a primeira etapa é uma auditoria de software completa para entender quais aplicativos fazem mais sentido modernizar, quais devem ser deixados sozinhos e quais podem ser desligados.
3) Modernizar a forma como os funcionários trabalham
A forma como trabalhamos mudou radicalmente nesta pandemia. Por este motivo, caso você queira saber como sair forte da crise de covid-19, comece a pensar na modernização da forma como seus colaboradores trabalham, dado que eles são peças fundamentais para um negócio de sucesso. As ideias e práticas sobre como trabalhamos juntos nunca mais serão as mesmas.
A pandemia acelerou a ideia de poder trabalhar em um escritório, em casa, ou em qualquer lugar. Os funcionários de hoje buscam a mesma experiência de alta qualidade como um consumidor que usa o melhor software.
Interfaces e sistemas antigos e difíceis de usar dificultam a maneira como os funcionários interagem, colaboram, armazenam e trocam informações. Conexões contínuas e seguras pela web, celular, voz, sistemas de colaboração, plataformas e processos deram grandes passos durante os bloqueios.
Não estamos retrocedendo, então agora é a hora de estender a experiência do funcionário moderno.
4) Modernizar as experiências do consumidor
A experiência do consumidor também deve ser levado em consideração quando pensamos em como sair forte da crise de covid-19.
Em apenas algumas semanas iniciais da pandemia em 2020, o comércio e o conteúdo online elegante, seguro e escalonável, passaram de críticos à fundamentais para todos os setores voltados para o consumidor.
O conteúdo sempre foi importante, mas com mais transações online, a capacidade de entregar esse conteúdo à pessoa certa, na hora certa, em qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo, por meio de um belo software é agora e para sempre um imperativo de negócios.
Independentemente do setor, as expectativas de engajamento mudaram. A reação imediata de muitas empresas foi jogar dinheiro em aplicativos voltados para o consumidor. A melhor aposta é dar um passo para trás e entender como o ciclo de vida da demanda pode ser alterado a longo prazo.
Isso começa com uma compreensão profunda de como os desejos e necessidades humanos tendem a se desdobrar de acordo com produtos e serviços específicos.
5) Software de engenharia para a nova economia
Toda empresa moderna precisa de um software que possa ser construído rapidamente e dimensionado de forma eficaz para fornecer experiências modernas (priorizando o ser humano) em toda a cadeia de valor para funcionários, parceiros e clientes. Portanto, caso você esteja pensando em como sair forte da crise de covid-19, invista nesta área também.
Não é necessário ser melhor em engenharia de software do que o Google ou a Microsoft, mas é necessário que todas as empresas se tornem mais centradas no software.
Já existem ferramentas, métodos de engenharia e tecnologias para ajudar uma empresa a se tornar um banco melhor, uma seguradora melhor, um varejista melhor etc.
Isso requer repensar como as principais equipes de TI são estruturadas, como funcionam e como são incentivadas, além de reavaliar o ecossistema de parceiros essencial para os negócios.
Toda grande empresa está construindo software o tempo todo, mas agora é hora de explorar novos métodos. Começar pequeno pode mostrar um progresso de curto prazo, ao mesmo tempo que reduz o risco.
6) Virtualize o trabalho principal
O impacto total da pandemia de covid-19 levará anos para ficar claro. No entanto, uma mudança irrefutável é o novo requisito para as empresas modernizarem o trabalho do processo central.
O trabalho de escritório intermediário e administrativo lento, trabalhoso, caro, opaco e imutável não é mais permitido. Quase todas as organizações que conhecemos podem melhorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos, RH, finanças e o trabalho de processos específicos do setor.
Notavelmente, a pandemia desbloqueou cuidados médicos virtualizados (telemedicina), pois os profissionais médicos usaram a tecnologia para fornecer soluções em casa ou mesmo em hospitais com mais segurança e eficácia.
E esse é apenas um exemplo. Automação, inteligência aplicada e aprimoramento do trabalhador mudaram de “úteis” para “críticos” durante a pandemia..
Portanto, caso você queira saber como sair forte da crise de covid-19, comece a explorar quais pontos da cadeia de valor fazem mais sentido modernizar hoje.
7) Modernizar a base da nuvem
Outra forma de sair forte da crise de covid-19, é modernizar a base da nuvem. Durante anos, a TI reduziu os custos transferindo o trabalho para provedores de serviços e enviando cargas de computador centralizadas para a nuvem, mas essa foi realmente apenas a primeira fase.
A recessão econômica sem precedentes mostrou como muito mais pode ser feito e com que rapidez. Argumentos esfarrapados contra a redução de custos de TI – por exemplo, movendo-se mais agressivamente para a nuvem, implantando plataformas de software como serviço econômicos, reduzindo custos operacionais de trabalho não essencial – devem ser anulados.
Recomendamos uma mudança radical de “O que podemos mover para a nuvem?” para, “O que não podemos mudar para a nuvem?”
8) Tornar cada espaço inteligente (e seguro)
Por fim, implementar tecnologias para tornar o espaço de trabalho inteligente e seguro também é uma forma de sair forte da crise de covid-19
Durante anos, o equipamento industrial com sensor aumentou a produtividade, reduziu o tempo de inatividade e abriu o caminho para modelos de negócios “como serviço”.
Na economia pós-pandemia – conforme a demanda evolui e nossas expectativas e preocupações sobre a segurança em espaços públicos permanecem em alta – quase todas as empresas que operam em espaços físicos terão que adotar a mesma filosofia.
A pandemia de covid-19 acelerou o desenvolvimento de tecnologias que avaliam a saúde dos ocupantes e nos ajudam a manter distâncias seguras, superfícies limpas, etc. Isso requer uma solução coordenada que conecta sensores, análises e software.
Os líderes de negócios devem continuar a ser proativos na aplicação de instrumentação, análise e engenharia de software para tornar cada espaço inteligente, menos caro para gerenciar, mais confortável e mais seguro.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: