Se antes da pandemia, a comunicação já era um dos fatores importantes para as empresas, nos dias de hoje podemos afirmar que ela se tornou um dos itens fundamentais, visto que diversas companhias tiveram que readaptar o modelo de negócio, migrando para o universo digital. E devido essa mudança, é comum surgir questionamentos a respeito de como se comunicar durante a pandemia de Covid-19.
Nos últimos meses, as medidas de isolamento colocaram em evidência a tecnologia como ferramenta essencial para a interação e o acesso à informação.
No entanto, infelizmente também trouxe uma onda de desinformações básica a respeito da doença Covid-19, sendo classificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de “desinfodemia”, sendo considerado pela ONU as fakes news (notícias falsas) sobre o novo coronavírus uma das mais letal das desinformações.
Nos últimos meses, as medidas de isolamento colocaram em evidência a tecnologia como ferramenta essencial para a interação e o acesso à informação.
No entanto, infelizmente também trouxe uma onda de desinformações básica a respeito da doença Covid-19, sendo classificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de “desinfodemia”, sendo considerado pela ONU as fakes news (notícias falsas) sobre o novo coronavírus uma das mais letal das desinformações.
E é a partir desse cenário que as marcas, empresas, instituições públicas e privadas possuem o dever de se comunicar durante a pandemia de Covid-19 de forma clara e ágil.
Vale destacar neste contexto que, a adoção das redes sociais e de plataformas on-line nos negócios parecem se consolidar diante da crise. Dessa forma, caso sua empresa ainda se encontre fora do ambiente virtual, é necessário iniciar o trabalho de migrar para este universo.
O isolamento limitou o funcionamento do comércio, e com o novo modelo de trabalho adotado pelas empresas, como home-office ou o teletrabalho, a internet se tornou a principal alternativa para se informar, e também de se adquirir produtos e serviços.
Agilidade e transparência são fundamentais
Outra exigência de como se comunicar durante a pandemia de Covid-19 está na agilidade e na transparência no repasse de informações para os públicos de interesse.
Essa exigência é necessária para transmitir orientações sobre a Covid-19 para o seu público, assim como instituir ações compartilhadas para o controle da doença, informar sobre o funcionamento da empresa e construir uma relação mais próxima entre a marca e seus clientes.
Para construir essa relação próxima, é preciso criar estratégias que possam promover uma identificação com o público, porém, a vista do delicado momento, envolvendo uma crise global, as empresas também devem elaborar conteúdos que criem empatia e auxiliem as pessoas.
Uma dessas dicas é fornecer produtos e/ou serviços de forma gratuitas (caso seja possível) como forma de ajudar seu cliente nesse período e assim fidelizá-lo.
E para as empresas que, devido à Covid-19, passaram a realizar Home-Office ou o Teletrabalho, a comunicação entre os colaboradores é um novo desafio, principalmente para aqueles que nunca trabalharam dessa forma.
É preciso considerar que a interação a distância geralmente não flui como a comunicação interpessoal presencial, ainda mais para quem não está habituado a isso.
Zelo com seus colaboradores e clientes
Diante da adaptação da forma de se comunicar durante a pandemia de Covid-19, é preciso que as empresas pensem em artifícios para manter o colaborador próximo e bem informado a respeito das ações que a corporação realiza.
A criação de uma campanha com dicas leves sobre o novo coronavírus pode ser um bom começo, assim como realizar reuniões por videoconferência, compartilhando dados corretos sobre a Covid-19, mantendo o colaborador ciente dos cuidados que devem ser tomados.
Como é possível observar, a crise evidenciou a necessidade de termos mais zelo em relação à comunicação, proporcionando de forma rápida, o acesso à informação correta e de qualidade.
A forma de se comunicar durante a pandemia de Covid-19 é capaz de nutrir relações, fortalecer marcas e incentivar as vendas e a sustentabilidade de um negócio.
Fontes: O tempo