Como as empresas se adaptaram rapidamente a ambientes de trabalho remotos devido à pandemia de Covid-19, a cultura organizacional pode ter sofrido com isso. A vista disso, a comunicação interna na pandemia pode ajudar a contornar esta situação.
As opções de trabalho remoto capacitaram as empresas a continuar fazendo negócios. Ainda assim, não há como contornar o fato de que esse tipo de ambiente de trabalho é desprovido de sinais críticos, como a linguagem corporal.
Isso certamente se aplica a empresas que antes dependiam da comunicação presencial, mas também afeta empresas que já tinham uma força de trabalho distribuída antes do início da pandemia.
No entanto, a cultura organizacional não é um desafio relativo apenas a uma pandemia global. Pode ser uma luta para qualquer empresa a qualquer momento – mesmo quando o negócio é lucrativo. Assim, priorizar uma comunicação interna eficaz é uma parte crucial para influenciar a cultura da empresa.
Dessa maneira, confira abaixo cinco ideias de comunicação interna na pandemia de covid-19, relativamente simples, que podem ajudar as empresas a melhorar sua cultura organizacional.
1. Crie programas formais de feedback interno que facilitem o compartilhamento
Para que seja possível melhorar a cultura organizacional por meio da comunicação interna na pandemia, é necessário criar programas que incentivem e facilitem o compartilhamento de informações dos funcionários.
Muitas vezes, funcionários aparentemente desinteressados têm muito a dizer quando são questionados. E precisam ser questionados de uma forma que os faça sentir-se à vontade para compartilhar suas ideias e feedback.
Para alguns, uma opção apropriada é criar uma caixa de sugestões digital que permita a um funcionário compartilhar ideias, feedback ou preocupações de forma fácil e anônima (se preferir).
Para outros, reservar um tempo para que um ou dois membros da liderança sênior de sua empresa se aproximem e falem com eles individualmente será o mais eficaz.
Não importa o tipo de sistema que você usa, certifique-se de que o programa facilita a escuta de seus funcionários. Em seguida, compartilhe esse feedback de forma responsável com a equipe de liderança para que as ações apropriadas possam ser determinadas e executadas – ou para que a equipe de liderança esteja operando com um entendimento adequado e semelhante das preocupações dos funcionários.
2. Faça do feedback dos funcionários um item da agenda em todas as reuniões da equipe de liderança
Especialmente agora neste período de crise, os executivos da empresa estão sendo puxados em tantas direções que precisam ser intencionais ao coletar, ouvir e compartilhar o feedback dos funcionários.
O foco cultural nesta área deve vir do topo – os gerentes precisam saber que o principal líder da empresa (seja o CEO, o gerente geral ou outra pessoa) valoriza o feedback regular dos funcionários. A comunicação interna na pandemia deve ser essencial para garantir o bem estar de todos.
Ao estabelecer o feedback dos funcionários como um item regular da agenda nas reuniões da equipe de liderança, as empresas podem encorajar e capacitar os líderes seniores a serem mais cuidadosos e proativos ao pedir feedback dos funcionários.
Isso também pode levar os líderes seniores a comunicar esse feedback verticalmente para seu principal executivo e horizontalmente para seus pares.
Quanto mais os executivos de uma empresa se alinharem nessa área, melhor – e isso começa falando abertamente sobre isso.
3. Sempre reúna a opinião de um grupo diversificado de executivos antes de fazer anúncios importantes da empresa
Assim como um executivo de marketing ou comunicação pediria informações sobre um anúncio externo da empresa antes da distribuição; os executivos relevantes devem prever todos os anúncios internos.
Assim, a comunicação interna na pandemia ajudará a melhorar a forma como você compartilha as informações (as palavras usadas ou o meio, como e-mail ou uma chamada de vídeo, por exemplo).
Também pode ajudá-lo a antecipar – e, portanto, trabalhar para mitigar – qualquer precipitação ou reações negativas.
Os líderes seniores e gerentes intermediários devem sempre estar preparados com pontos de discussão recomendados ou exemplos de respostas às perguntas esperadas. Dessa forma, as empresas podem capacitar os gerentes e os funcionários podem sentir uma conexão mais profunda com a empresa.
Se o seu gerente direto não for informado, o que isso significa para os funcionários?
4. Incentive a comunicação de cima para baixo
A comunicação interna na pandemia também requer transparência para que a cultura organizacional melhore.
As informações importantes dos funcionários muitas vezes ficam “presas” e nunca chegam aos principais líderes que podem agir ou trabalhar para resolver um problema.
Um motivo comum é que os gerentes ou funcionários podem não achar que os líderes seniores querem ouvir sobre o assunto ou não sabem quem é a pessoa apropriada para contar.
Mas as empresas não podem apenas confiar na comunicação ascendente e esperar que aconteça sem uma ênfase na comunicação que flui para baixo e ao redor para os funcionários.
O conceito de transparência geralmente surge no contexto da comunicação interna e do engajamento dos funcionários. Além disso, está a importância de priorizar o compartilhamento de informações.
Se os funcionários perceberem que sua liderança deseja se comunicar com eles, isso pode abrir um diálogo de duas ou várias vias que pode beneficiar toda a organização.
5. Lembre-se de ouvir para compreender, em vez de ouvir para responder
Infelizmente, muitas pessoas ouvem para responder – o que significa que enquanto outra pessoa está falando, a pessoa que está ouvindo está apenas formulando o que vai dizer de volta. Isso faz com que a pessoa que deveria estar ouvindo se concentre mais em sua própria opinião do que em compreender a ideia, o problema ou a preocupação.
A comunicação interna, principalmente na pandemia, requer a atenção e empatia do outro colaborador. Dessa maneira, empregue a escuta ativa e lembre-se de que é normal – e até bom – pausar e processar antes de responder.
Certos itens podem levar um pouco de tempo (um período de dias ou semanas) antes que a empresa possa fornecer uma resposta apropriada. Além disso, lembre-se de que muitos funcionários podem valorizar sua escuta e compreensão ainda mais do que uma resposta.
A cultura organizacional é um indicador vital da saúde de uma organização, e qualquer empresa pode se beneficiar de um maior foco na comunicação interna na pandemia como um meio de melhorar.
Fonte: Forbes.com
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