
Com os impactos constantes da pandemia de covid-19, é difícil para algumas empresas pensar no futuro, principalmente quando o assunto é relacionado a contratação de funcionários no pós pandemia.
No entanto, para outras organizações, cerca de 62% dos CEOs entrevistados acreditam que irão realizar mais contratações e ampliar o quadro de funcionários em seus negócios nos próximos 12 meses, após a diminuição dos impactos da covid-19.
Tal afirmação diz respeito à 24ª CEO Survey, uma pesquisa realizada pela consultoria PwC, que entrevistou mais de 5 mil CEOs e líderes de mais de 100 países, incluindo os brasileiros.
Dessa maneira, a pesquisa da PwC mostrou que, para os CEOs brasileiros, 48% pretendem realizar a contratação de funcionários no pós pandemia de forma moderada, com entre 3% a 9% de aumento.
Já para outros donos de negócios (14%), a pretensão é aumentar ainda mais o quadro de funcionários, tendo mais de 10% de aumento.
Para efeito de comparação, segundo a pesquisa, apenas 31% dos entrevistados brasileiros afirmaram que tiveram aumentos a partir de 3% nas contratações nos últimos 12 meses.
Em contrapartida, apenas 11% dos entrevistados acreditam que o quadro de funcionários irá diminuir, sendo 1% de forma mais brusca. Para alguns CEOs (28%), acreditam que não haverá uma mudança significativa na quantidade de funcionários em suas empresas.
E apesar do cenário atual conturbado devido a covid-19, a pesquisa mostrou que 53% dos CEOs brasileiros estão otimistas com a situação econômica do país no próximo ano. Considerando as entrevistas ao redor do mundo inteiro, esse número vai para 36%.
Onde estarão os investimentos dos CEOs para os próximos meses?
De acordo com a pesquisa da PwC, além da contratação de funcionários no pós pandemia, os CEOs também querem priorizar os investimentos em transformação digital.
Ao todo, 61% dos empresários pretendem aumentar de forma significativa os gastos no setor digital (aumento de mais de 10%), com outros 24% dos CEOs aumentando de forma moderada (entre 3% e 9%).
Os empresários também visam buscar maior qualidade no quadro de funcionários. Cerca de 47% dos CEOs entrevistados afirmam que pretendem investir significativamente nesta área. Já para os outros 33% proprietários de negócios, pretendem investir de forma moderada.
Por fim, outra prioridade que muitos empresários buscam nos próximos meses é relacionada a segurança e privacidade de dados.
Quase metade dos CEOs (47%) pretendem ampliar os investimentos no setor de forma expressiva. Outros 27% devem ampliar esse aumento de forma moderada.
Fonte: InfoMoney
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Local de trabalho no pós pandemia: O que esperar do futuro?
- Retorno à normalidade nos negócios ocorrerá em 2022, segundo 45% CEOs
- Lições de liderança na pandemia de covid-19: 3 pontos que aprendemos nesta crise
- Treinamento de funcionários na pandemia pode ajudar na saúde mental
- Comércio de SP terá horário ampliado neste sábado (01/05)