Para boa parte das empresas, o combate do Novo Coronavírus (Covid-19) está sendo árdua, principalmente no que diz respeito às finanças dos diversos negócios ao redor do Brasil.
Sabendo disso, o Sebrae, em parceria com a Caixa Econômica Federal, começou a oferecer acesso facilitado para financiar o capital de giro das micros e pequenas empresas, que tenham um faturamento anual de até R$ 4.8 milhões.
Como resultado dessa parceria, foi possível disponibilizar aos empresários: taxas menores, prazos maiores para os créditos e melhor carência, visando manter os negócios em funcionamento, proporcionando um alívio para essas empresas nesse momento de dificuldade.
Dessa maneira, o Sebrae elaborou um passo a passo em seu site para explicar o que é necessário para adquirir a linha de crédito.
Como solicitar a linha de crédito facilitado pelo Sebrae
Segundo o que está disponibilizado através do portal do Sebrae, realizar o pedido de crédito é simples de ser efetuado, consistindo em alguns passos essenciais para a sua celebração.
Primeiro passo
Para ter acesso a linha de crédito, é fundamental (e obrigatório) que os solicitantes vejam um vídeo de 5 minutos com as orientações preparadas pelo Sebrae, elaborado especialmente para explicar as principais informações sobre a linha de crédito, para que dessa forma seja possível auxiliar o empresário na decisão sobre o empréstimo, e se está é realmente a melhor solução para o negócio.
No entanto, para cumprir esta primeira etapa, é necessário que a empresa tenha cadastrado o CNPJ no Portal Sebrae. Caso não possua, é só procurar a opção de se cadastrar nos formulários disponibilizados.
Após realizar o login, clique em ver o vídeo, visto que, segundo a instituição, é uma das condições obrigatórias para quem ainda não é cliente do Sebrae, para conseguir iniciar a conversa com a Caixa.
A Caixa tem a sua disposição, acesso automatizado às informações necessárias para checar os clientes que assistiram ao vídeo, permitindo dessa maneira a continuação na solicitação de crédito.
Vale lembrar que, após a visualização do vídeo, é preciso aguardar até 72 horas para que se possa prosseguir ao segundo passo, fornecendo tempo para que a base dos dados informados sejam atualizados.
Segundo Passo
Após ter aguardado as 72 horas, e ter a certeza da decisão da solicitação de crédito, é possível seguir para o segundo passo.
No entanto, antes, é necessário destacar que, a empresa deve ter pelo menos 12 meses ininterruptos de faturamento, e não pode haver nenhuma restrição no CNPJ ou no CPF dos sócios.
Com todos os dados corretos, o solicitante precisará realizar o seu pré-cadastro no site da Caixa, através do acesso: Caixa com a sua Empresa, ou caso queira, ir até uma agência da Caixa Econômica.
A documentação solicitada para realizar o pré cadastro são:
- CNPJ ativo e regular.
- CPF ativo e regular dos sócios e representantes da empresa.
- Se a empresa for MEI, enviar o CCMEI. Para as demais empresas, enviar o Contrato Social e suas alterações.
- Comprovante de endereço dos sócios e representantes da empresa.
- Se for MEI, encaminhar o DASN-Simei com 12 meses de faturamento ininterruptos. Para as demais empresas, encaminhar o extrato do Simples Nacional com faturamentos ininterruptos dos últimos 12 meses.
O Sebrae recomenda que, caso o solicitante deseje saber mais informações sobre as tarifas, período de carência e juros, acessar a página: FAMPE – Parceria CAIXA e SEBRAE, no qual estará listado diversas dúvidas e outras informações a respeito do empréstimo.
Outras etapas a serem percorridas com a Caixa Econômica
Após a realização do pré cadastro, e não havendo nenhuma restrição, é necessário que o empresário acesse o catálogo de operações disponíveis, e selecione a opção FAMPE.
A Caixa neste momento enviará um aviso, comunicando que o seu pedido está em processo de análise.
Posteriormente, seus dados serão encaminhados para a agência, onde ela entrará em contato solicitando a documentação exigida para a contratação, e repassará as orientações necessárias.
Com o pedido aprovado,, a Caixa informará ao Sebrae sobre a contratação via FAMPE, e também irá entrar em contato com o solicitante, informando que o crédito foi concedido, e o Sebrae entrará em contato para auxiliar na realização de um planejamento empresarial.
Caso você tenha alguma dúvida sobre a linha de crédito disponibilizada pelo SEBRAE, em parceria com a Caixa Econômica Federal, acesse a página: Linha de Crédito – SEBRAE,
Fontes: Sebrae e Caixa Econômica Federal
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).