A crise provocada pelo Novo Coronavírus (Covid-19) vêm preocupando diversas empresas ao redor do Brasil.
Já sabemos que os comércios e os serviços que dependem de um fluxo constante de pessoas foram duramente afetados pela pandemia, levando tristemente diversos negócios a falência.
No entanto, de acordo com uma nova pesquisa, esses não foram os únicos setores afetados pela doença.
Segundo uma pesquisa realizada pela startup – Ramper – empresa que oferece software de prospecção digital para pequenas e médias empresas, relevou que 85% das empresas que são especializadas em vender para o mercado corporativo tiveram uma queda no faturamento em decorrência da pandemia do covid-19.
Além disso, a pesquisa também apresenta que 74% das empresas estão com dificuldades para obter novos clientes.
A pesquisa foi efetuada com base em 500 empresas do segmento que vendem para o mercado corporativo.
Dentre as companhias ouvidas para compor os dados, 30,1% são do setor de tecnologia, 27,4% de serviços, 12,4% da área de marketing, 4,8% de educação e 3,8% de indústrias. Outros segmentos representam um total de 21,4%.
Dados são alarmantes, segundo a Startup
De acordo com o presidente da Startup Ramper, Ricardo Corrêa, os dados mais preocupantes encontrados na pesquisa foram os de impacto no faturamento e na prospecção de novos clientes.
O estudo ressalta que 83% das empresas registraram uma diminuição na obtenção de clientes em potencial pelos canais habituais, isto é, os que já eram utilizados antes a pandemia.
Conforme Corrêa destaca:
“Os negócios B2B precisam atrair e captar possíveis interessados de forma ativa. Com as pessoas fora do escritório e a maioria das organizações cortando o orçamento de mídia paga, ficou mais difícil”
Foi constatado também que 70% das empresas que foram entrevistadas, notaram que a equipe de vendas estava menos produtiva durante a crise.
Diante da crise, infelizmente algumas empresas realizaram algumas demissões. No entanto, segundo Corrêa, ele percebeu que quase metade dos profissionais desligados são do time de prospecção e vendas, e para ele, essas decisões podem custar caro para as empresas em um futuro pós pandemia.
Corrêa afirma que, demitir na área de vendas parece lógico, no entanto pode comprometer a empresa no futuro, visto que, a partir da retomada econômica, a empresa precisará contratar novos profissionais e investir tempo e dinheiro para treiná-los novamente.
Por fim, o Presidente da Ramper afirma que, embora o momento possa ser ruim, as companhias estão tentando se adaptar e buscar novos nichos e negócios.
Ele afirma que, as companhias que estão mais preparadas para superar a crise são as que conseguiram mudar a estrutura de trabalho, e as que entenderam que é necessário se aproximar das empresas que estão passando por dificuldades, para que dessa forma seja possível oferecer os produtos e serviços que conseguem solucionar tais dificuldades.
Fontes: Exame – Pequenas empresas
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