Com a crise do novo coronavírus (Covid 19), micros e pequenas empresas sofreram diversos impactos em seu fluxo de caixa, necessitando urgentemente de apoio de programas de créditos, como o Crédito Covid 19 Pronampe.
Somente as linhas de créditos do Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), já foram emprestados cerca de 10,58 bilhões pelo Banco do Brasil, Caixa e Itaú, até a última sexta feira – 10/07.
Outros bancos, como o Bradesco e o Santander também começarão a operar as suas linhas de crédito até o final de Julho e no começo de Agosto.
Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 19 de Maio, o Crédito Covid 19 Pronampe foi criado para oferecer condições facilitadas para micro e pequenas empresas durante o período de calamidade pública.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a FGV, entre os dias 29 de Maio e 2 de Junho, apenas 16% das 6,7 milhões de empresas de pequeno porte que procuraram linhas de créditos conseguiram
Segundo o levantamento, os principais motivos para estas pequenas empresas não conseguirem os créditos foi por estarem com a empresa negativada, não terem garantias ou considerarem os juros altos.
O gerente de capitalização e serviços financeiros do Sebrae, Márcio Augusto Montella, esclarece que, o Crédito Covid 19 Pronampe consegue resolver parte desses problemas, visto que “O programa tem uma taxa de juros bastante conveniente, Fundo Garantidor de Operações (FGO), que cobre as garantias e ainda um facilitador, que é a carência de oito meses”
Vale destacar que o FGO, administrado pelo Banco do Brasil, recebeu um aporte de 15,9 bilhões de reais do Tesouro, para cobrir até 85% do valor emprestado pelos bancos com o Pronampe.
Como solicitar o crédito covid 19 Pronampe?
Requisitos necessários:
Para solicitar o crédito covid 19 Pronampe, é necessário se enquadrar em alguns requisitos.
De acordo com o portal do empreendedor – Pronampe, o crédito poderá ser solicitado por microempresas com faturamento anual de até 360.000 reais, e empresas de pequeno porte, com receita entre 360.000 e 4,8 milhões de reais. Ambas podem conseguir até 30% do faturamento anual de 2019.
O empréstimo do Crédito Covid 19 Pronampe tem prazo de pagamento de 36 meses, tendo oito meses de carência e com taxas de juros anual de 1,25% mais a Selic (Atualmente em 2,25%).
No entanto, é necessário que a empresa se comprometa a manter o número de funcionários durante o pagamento das parcelas.
Procedimento para a Solicitação de Crédito
Para agilizar o processo de análise de Crédito Covid 19 Pronampe, é recomendado que faça a solicitação com a instituição financeira que você já mantém o relacionamento.
Dessa maneira, o primeiro passo é encontrar o faturamento declarado pela empresa na Receita Federal. O órgão enviou um tempo atrás um arquivo a todas as companhias elegíveis ao programa. Caso não tenha recebido o comunicado por e-mail, confirme com o seu contador.
Pela internet também é possível obter a informação, necessitando acessar a Página do Simples Nacional, podendo recuperar o faturamento de 2019. Se a empresa não é optante do Simples, é necessário entrar na Página do e-CAC para a consulta.
Se for pela Caixa Econômica, a solicitação do Crédito Covid 19 Pronampe é feito digitalmente, sendo necessário ir à agência apenas para assinar o contrato.
Neste caso, basta acessar o site da Caixa, preencher o formulário de interesse pelo crédito, para que um gerente entre em contato para o atendimento. Se preferir, também é possível ir diretamente na agência e solicitar ao seu gerente.
Para o Itau, a contratação do Crédito Covid 19 Pronampe é de maneira totalmente digital. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo Itaú Empresas, sem precisar ir ao banco.
Fonte: Exame – Pequenas Empresas – Portal do Empreendedor Governo Federal
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).