Com os funcionários trabalhando remotamente, e enfrentando desafios individuais, a cultura corporativa na pandemia de covid-19 pode ter sido impactada, visto que boa parte das pessoas não estão tendo tanto contato como antigamente com seus colegas.
Mas não pense que a adoção do trabalho remoto seja o culpado dos impactos sofridos na cultura corporativa. Na realidade, o que temos que fazer em situações de crises, como a de Covid-19, é conseguir mudar e evoluir, ou seja, se adaptar.
De acordo com um dos conselheiros da Forbes, Jason Richmond: “A cultura corporativa abrange como compartilhamos informações e nos comunicamos uns com os outros, como tratamos as pessoas, como tomamos decisões, os tipos de políticas (ou falta de políticas) que temos e como estamos estruturados. A cultura muda e evolui. Na verdade , ele precisa mudar e evoluir.”
A crise do coronavírus colocou em foco o valor que uma cultura forte desempenha no sucesso organizacional. Construir e manter uma cultura corporativa significativa nunca é fácil, mas as medidas de quarentena e isolamento social na pandemia colocou pressões inimagináveis nas relações de trabalho.
A crise de covid-19 destacou o fato de que, a cultura de uma empresa e as pessoas que a compõem, são mais importantes do que nunca. Uma empresa com um propósito em torno do qual seus trabalhadores se unem é uma empresa que vai prosperar. A sensação de “estamos todos juntos nisso” é uma oportunidade para criar laços mais profundos e ainda mais camaradagem.
A cultura é o coração e a alma da sua organização e precisa ser nutrida. Mas como fortalecer e manter a cultura corporativa na pandemia? Veja abaixo oito idéias úteis para você adotar em sua empresa.
Entenda a dor de cada pessoa em sua empresa
Os líderes devem responder e agir com empatia – uma compreensão genuína das dificuldades que seus funcionários estão enfrentando. Você não pode ouvir e apenas falar as coisas de boca para fora. A empatia para a cultura corporativa na pandemia é parte essencial da liderança.
Dessa maneira, mostre à sua equipe que você se preocupa com eles em um nível pessoal e não apenas porque eles realizam seu trabalho. Pergunte às pessoas como estão e do que precisam e ouça com sinceridade e atenção suas respostas.
Não microgerencie
Não se sinta obrigado a verificar os funcionários o dia todo e todos os dias, apenas para se certificar de que eles estão realmente trabalhando. Além disso, não se preocupe tanto com as horas que estão trabalhando (estudos mostram que é provável que eles estejam realmente trabalhando mais tempo), mas concentre-se nos resultados.
Eles são produtivos? Dada a sua liberdade, a maioria dos trabalhadores responde positivamente; ninguém gosta de ser microgerenciado e sentir que seu supervisor está respirando em seu pescoço o tempo todo. Confie neles para fazer seu trabalho. O microgerenciamento afeta negativamente a cultura corporativa na pandemia, e isto deve ser cortado.
Seja flexível
Dê flexibilidade aos membros da sua equipe, especialmente porque trabalhar em casa, sem dúvida, envolve vários conflitos domésticos, já que cônjuges e filhos têm seus próprios horários.
Se você confiar nos funcionários, eles responderão de acordo e contribuirão para o sucesso geral da empresa, fortalecendo consequentemente a cultura corporativa na pandemia.
Comunicação Consistente
É mais importante do que nunca comunicar-se regularmente com todos os membros da sua equipe. Atualizações frequentes, com relatórios de progresso abertos e diretos do topo, são essenciais para a cultura corporativa na pandemia. Nenhuma notícia é uma má notícia.
Além disso, observe que a comunicação deve ser uma via de mão dupla. Os executivos devem encorajar o feedback e ser responsivos tanto em uma base individual quanto por meio de comunicações diretas. Os líderes devem se esforçar para ser positivos e edificantes, mas também honestos e realistas.
Alcance novas maneiras de se conectar com seu time
A pandemia deu às empresas a oportunidade de se conectar de maneiras que nunca teriam considerado. E com isso, abriu também possibilidades para manter e fortalecer a cultura corporativa na pandemia.
Por exemplo, a Axonify, uma empresa líder em treinamento de funcionários de linha de frente, lançou seu próprio talk show virtual. A Ultimate Medical Academy, uma instituição educacional de saúde sem fins lucrativos, enviou pôsteres motivacionais para seus funcionários, apresentando seu mascote, Journey the Puma. Os pôsteres são um pano de fundo comum em escritórios domésticos durante chamadas de vídeo.
Outras estratégias que você pode empregar incluem atividades baseadas na diversão; torneios de jogos virtuais, competições de fotos retratando o trabalho em casa e intervalos virtuais diários para o café.
Seja um treinador, não um chefe
A pesquisa mostra que os gerentes que atuam mais como treinadores do que como chefes têm melhores conexões com suas equipes e têm mais probabilidade de ter sucesso.
Esqueça o gerenciamento de desempenho, que é o que muitos líderes fazem. Mudar sua perspectiva para o desempenho de liderança é essencial e mais produtivo, especialmente quando a equipe está trabalhando remotamente. Forneça orientação e defina expectativas amplas. Então saia do caminho.
Aproveite os Comitês de Cultura
Uma das ideias um pouco mais avançadas para conseguir adaptar, manter e também fortalecer a cultura corporativa na pandemia, é criar comitês de cultura.
O comitê de cultura é uma maneira poderosa de envolver muitos níveis de funcionários, bem como vários locais, para construir a cultura de forma orgânica e garantir que ela seja compartilhada entre as regiões e sustentada conforme a empresa cresce.
Desde o início da pandemia, algumas organizações acharam por bem formar comitês de continuidade da cultura.
Reforce seu propósito
Quando todos estão fisicamente juntos sob o mesmo teto, é muito mais fácil incutir um senso de propósito compartilhado e construir uma equipe de indivíduos com ideias semelhantes. Mas, com algum esforço e criatividade, os líderes podem desenvolver um senso virtual de camaradagem. Os líderes precisam liderar pelo exemplo e não apenas reiterar o propósito corporativo, mas também demonstrá-lo ao vivo em cada ação que realizam.
Um relatório pré-pandêmico da Deloitte, “Global Human Capital Trends”, revelou que os funcionários desejavam um propósito e significado mais do que dinheiro; eles estavam mais interessados na contribuição de sua empresa para o mundo do que nos resultados financeiros. Isso ainda é verdade.
Resultado
A pandemia afetou executivos seniores a uma extensão inimaginável. No entanto, os líderes podem transformar esses desafios sem precedentes, em maneiras de estimular a cultura corporativa na pandemia, e reacender a crença dos funcionários na empresa por um futuro melhor.
Fonte: Forbes.com
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