Se tem algo que os líderes empresariais aprenderam, de forma positiva nesta pandemia de COVID-19, é que as empresas podem sobreviver e até mesmo prosperar trabalhando no modelo home-office, assim como manter a cultura organizacional no trabalho remoto. Dessa maneira, em tempos difíceis, aprender como se adaptar e ser flexível fará uma grande diferença na saúde de uma empresa a longo prazo.
Antes do COVID-19 nos ensinar a aceitar melhor o trabalho remoto, muitas empresas acreditavam que, trabalhar em casa seria improdutivo. Durante os últimos meses, no entanto, está claro que as velhas crenças não são mais verdadeiras, e o trabalho remoto ou em graus variados pode ter vindo para ficar.
E como possivelmente este novo modelo se tornará tendência em diversas empresas ao longo do tempo, é necessário se antecipar e entender como manter a cultura organizacional no trabalho remoto.
Dessa forma, caso você deseja empregar funcionários remotos, aqui estão algumas maneiras de manter toda a sua equipe na mesma página, estejam eles no escritório ou em casa:
Certifique-se de que os trabalhadores remotos estejam envolvidos na cultura organizacional
É importante ter uma cultura empresarial sólida e forte desde o início. Principalmente quando falamos sobre cultura organizacional no trabalho remoto. Alguns funcionários que estão trabalhando em casa podem sentir ansiedade e “separação”. Dessa maneira, encontrar maneiras de incluí-los nas atividades diárias de negócios é essencial.
Prossiga com reuniões de departamento, equipe ou de projetos normalmente via plataforma de videoconferência. Se houver funcionários no local durante as reuniões, certifique-se de que os funcionários remotos sintam que sua opinião é valorizada, criando um processo de reunião onde a voz de todos é ouvida igualmente e de maneira profissional.
Dê aos trabalhadores remotos as mesmas ferramentas para o sucesso
Para manter a cultura organizacional no trabalho remoto, também é necessário que os colaboradores tenham acesso às mesmas ferramentas para o sucesso.
Geralmente, a tecnologia no local de trabalho é o melhor que sua empresa pode fornecer a seus funcionários.Dessa maneira vale a reflexão: quando os membros da equipe trabalham em casa, você fornece a mesma tecnologia para esses trabalhadores?
Para que eles tenham sucesso e se sintam valorizados, certifique-se de que tenham acesso e recebam os mesmos equipamentos e programas que seus colegas de trabalho no local. A igualdade de condições ajuda todos os funcionários a se sentirem parte do sucesso geral do negócio.
Reconheça todos os funcionários pelo bom trabalho, independentemente de sua localização
Outra maneira pela qual é possível manter a cultura organizacional no trabalho remoto, é através do reconhecimento de todos os funcionários, pelo bom trabalho realizado.
Com uma força de trabalho dividida por barreiras físicas, manter a equipe no trabalho em equipe é ainda mais importante. Quando membros remotos da equipe sentem que os funcionários locais têm uma vantagem por estarem nos escritórios da empresa, eles podem se sentir excluídos.
Trabalhadores remotos podem e realizam um trabalho excelente, então certifique-se de reconhecer as realizações de todos os funcionários por meio de vários canais de comunicação, como e-mails semanais ou relatórios de progresso semanais para que os trabalhadores remotos tenham um senso de inclusão.
Lidere pelo exemplo
Por fim, para conseguir manter a cultura organizacional no trabalho remoto, também é importante incluí-los no processo de desenvolvimento, promoção e gerenciamento de colaboradores.
Caso você não tenha um plano para isso, avalie cuidadosamente seus processos / procedimentos de promoção e pense em como você pode desenvolver e recompensar seu talento remoto. É importante que todos os membros da equipe sintam que sua empresa também está pensando no futuro.
O que estamos descobrindo e até “re-confirmando” é que, trabalhadores remotos de todos os níveis são tão eficientes e valiosos quanto seus colegas de trabalho internos e, às vezes, são ainda mais produtivos.
O COVID-19 mostrou às empresas que existem alternativas para manter a cultura organizacional no trabalho remoto, em um modelo de negócios típico “all in office”. Aqueles que estão dispostos a se adaptar e mudar com o tempo irão se sair melhor quando confrontados com problemas futuros.
Não fale apenas por falar. Faça o passeio e mostre à sua equipe que você está ao seu lado, quer trabalhem em escritórios ou remotamente. Eles certamente irão gostar.
Fonte: Forbes.com
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