Este é um momento assustador para empresas de todos os tipos, e as organizações estão procurando maneiras de avançar em meio a níveis de incerteza sem precedentes. À medida que sua empresa começa a desenvolver um plano de ação para os próximos meses e anos, você precisa ter algo em que basear seu caminho adiante. A vista disso, as decisões baseadas em dados na pandemia são ótimas formas de realizar qualquer tipo de mudança ou adaptação neste período incerto.
O principal recurso substituto de sua empresa deve ser sempre seus dados. Momentos de extrema incerteza e consequências angustiantes podem inspirar ações impulsivas. Por essa razão, ter os dados corretos à mão pode ajudá-lo a evitar isso a todo custo. Contar com as informações que você conhece torna muito mais fácil navegar no desconhecido.
Quer seja uma reação a uma campanha de marketing que deu errado ou as consequências econômicas de uma pandemia global; sua empresa precisa ter algum plano ou saber o que fazer nestas situações.
Vale lembrar que não existe um guia universal para superar desafios como empresa, mas tomar decisões baseadas em dados, principalmente nesta pandemia de covid-19, é uma maneira eficaz de evitar surpresas e ter maior assertividade. Portanto, confira abaixo algumas dicas do que fazer neste período incerto.
1. Tenha as ferramentas certas à sua disposição
Para que você consiga tomar decisões baseadas em dados na pandemia, você precisa ter as ferramentas certas à sua disposição. Embora você possa ter acesso a todos os dados que quiser, se não tiver uma maneira de processá-los e entendê-los, eles se tornarão inúteis para você.
Os dados só são poderosos quando você pode aprender com eles. Portanto, adotar a plataforma certa para desempacotar e analisar todos os dados extraídos é fundamental.
Existem várias ferramentas analíticas para sua empresa classificar, mas nem todas são criadas iguais. O melhor aplicativo não será simplesmente o mais poderoso ou com mais recursos – será aquele que sua empresa poderá usar com mais eficiência.
Ao escolher um software que grande parte dos seus funcionários possam acessar e assumir o comando facilmente, você está garantindo que ninguém em sua organização ficará em pânico durante um tempo de crise. Dessa maneira, durante a crise, os dados são a sua saída – portanto, certifique-se de que todos tenham acesso a eles.
2. Procure mais do que apenas números
Os números não são apenas as únicas informações que você pode usar para tomar decisões baseadas em dados na pandemia.
Geralmente, muitos líderes quando ouve a palavra “dados”, provavelmente pensa em planilhas e programas do Excel intermináveis compilando um fluxo interminável de números. Embora o valor dos dados quantitativos concretos não possa ser subestimado ao tentar tomar decisões para sua empresa, não é o único tipo de dados que você pode usar.
Quando empregados corretamente, os dados qualitativos podem causar tanto impacto quanto qualquer outro. Pedir às pessoas que caracterizem seus sentimentos sobre certas coisas pode parecer um pouco insosso para alguns, mas não há maneira melhor de obter uma paleta completa de respostas humanas a um de seus produtos ou políticas.
Por melhores que possam ser, os dados quantitativos e qualitativos são mais poderosos quando usados em conjunto. Obter mais do que apenas os números pode lhe dar perspectivas às quais você talvez não tenha tido acesso e impedi-lo de tomar decisões precipitadas ao longo do caminho.
3. Mantenha seus dados atualizados
Aprender como tomar decisões baseadas em dados na pandemia é uma etapa crucial para qualquer empresa neste momento, mas está longe de ser a história toda. Durante uma crise, você precisa ter certeza de que as decisões que está tomando são baseadas nas informações mais recentes que você tem à sua disposição.
Os sistemas de armazenamento de dados como CRMs às vezes podem sobrecarregar com dados antigos, dificultando para sua empresa manter tudo atualizado. Embora seja importante abater regularmente quaisquer números desatualizados que você está segurando, obter novos dados é valioso.
Se você tira as análises da sua equipe de marketing digital, por exemplo, configure uma ferramenta de integração que extraia esses dados em tempo real. Quando sua empresa precisa tomar uma decisão crítica durante uma crise, você pode não ter tempo para ir a todas as suas várias fontes e ver como são as informações mais recentes. Portanto, optar por atualizações contínuas é a única maneira de estar preparado todas as vezes.
4. Pense em suas fontes
Por fim, para garantir a assertividade nas decisões baseadas em dados na pandemia, é necessário pensar em onde você obtém os dados da sua empresa.
Para muitos, provavelmente os dados são autogerados; pesquisas de clientes, inventários de produtos, tendências de receita e assim por diante. Embora dados como esse sejam necessários para tomar as decisões certas para sua empresa, eles não serão capazes de retratar o quadro completo de uma situação.
Digamos que você esteja tentando decidir sobre para onde sua empresa deve expandir suas operações a seguir. Ter um mapa de clientes atuais e potenciais para o seu negócio é um grande começo, mas dificilmente cobre todas as suas bases. Você precisa saber o que outras empresas estão operando nessa área, como é a demanda, quem está no pool de talentos e muito mais que provavelmente você não terá os números sozinho.
Quanto mais dados você tiver para trabalhar, mais bem informado será sua tomada de decisão no futuro.
Ser um líder empresarial em 2020 é estar em constante gestão de crises. Não está claro quando ou como a normalidade retornará, mas até que isso aconteça, as empresas precisam estar preparadas para enfrentar o que quer que o mundo tenha reservado. Por essa razão, tome as decisões baseadas em dados na pandemia de covid-19, para assim garantir o sucesso de sua empresa.
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Sucesso no negócio durante pandemia: 4 maneiras p/ prosperar em 2021
- Estratégias de marketing na pandemia: Como sair forte dessa recessão
- Venda social na pandemia: Por que adotar essa tática?
- Transparência no trabalho durante a pandemia: veja a sua importância
- Produtividade no trabalho remoto durante a pandemia – Hora de repensar o modelo de mensuração