
Certamente 2020 foi incomum para todos. No entanto, assim como nos anos anteriores, este período ajuda a obter algumas previsões para o ano seguinte. E vale aqui ressaltar que, entre uma das previsões mais fortes para o ano de 2021, está o delivery durante a pandemia de Covid-19, dado o aumento significativo em 2020.
A entrega de alimentos por meio de aplicativos, por exemplo, cresceu exponencialmente neste período de pandemia, juntamente com a entrega de restaurantes, que adotaram o sistema de delivery para contornar as medidas de isolamento social.
E tendo em vista o isolamento social, as compras online também aumentaram substancialmente, ocasionando no aumento do delivery durante a pandemia para diversos tipos de produtos.
Dessa maneira, com o forte crescimento do delivery para o ano de 2021, confira algumas previsões que você precisará focar para o futuro:
1. As mudanças de comportamento dos consumidores na era Covid são permanentes
Agora está claro que a Covid-19 – o fator determinante de 2020 – acompanhará a economia no próximo ano. Os hábitos do consumidor são rígidos, portanto, mesmo após a vacina, a influência da pandemia no comportamento de compra permanecerá em grande parte.
Enquanto os clientes anseiam por um retorno à normalidade, o coronavírus acelerou uma economia digital já em ascensão. Essas mudanças são de todo o mercado e não apenas temporárias.
Portanto, para o próximo ano, espere mais demandas referente a delivery durante a pandemia, e testemunhe as mudanças permanentes do comportamento do consumidor, que vieram para ficar.
2. Os clientes esperam mais pela experiência de entrega
Os fãs não vão aos shows apenas por música ao vivo; eles pagam pela apresentação, atmosfera e experiência. À medida que o delivery durante a pandemia continua a crescer, espere que os líderes de todos os setores encontrem maneiras de satisfazer seus clientes com uma experiência de entrega de alta qualidade.
Assim como os principais músicos ou chefs estão pensando em como oferecer um encontro premium, varejistas de sucesso em todas as áreas encontrarão maneiras inovadoras de oferecer uma experiência única de delivery.
3. As principais ruas dos comércios irão se revitalizar
Historicamente, o delivery era dominado por grandes empresas. Porém, os tempos mudaram, com os clientes agora percebendo que gigantes do comércio eletrônico não fazem a entrega totalmente certo.
À medida que mais empresas de pequeno e médio porte adotam suas próprias soluções de delivery durante a pandemia, espere uma mudança do cliente em direção aos favoritos locais, antigos e novos.
Os consumidores já apreciam a exclusividade, a conexão pessoal e a especialização de pequenas empresas em relação a uma rede global. Como eles são cada vez mais capazes de comprar a entrega dessas opções, espere ver um aumento em produtos personalizados, ofertas personalizadas e marcas artesanais.
Essas ofertas não se limitam apenas a bolsas com monograma ou vestidos feitos à mão; mesmo grandes produtos domésticos ou eletrodomésticos verão essa mudança. No próximo ano, espere que os varejistas especializados deixem sua marca.
4. O volume de entrega aumentará
Em 2020, os volumes de delivery durante a pandemia no setor de comércio eletrônico dispararam. Os clientes queriam ficar seguros durante a crise de covid-19 enquanto comiam, bebiam e reproduziam suas atividades sociais favoritas.
A forma como os consumidores interagem com as empresas de alimentos é um exemplo perfeito de como esses hábitos vieram para ficar, com a receita de entrega crescendo 103% durante a pandemia.
Em 2021, os clientes solicitarão mais entregas do que nunca. Agora que os clientes estão confortáveis com a entrega, espere que eles aumentem sua frequência em todos os setores. Uma vez que alguém já está pedindo comida duas vezes por semana, é apenas uma pequena mudança psicológica para começar a pedir três vezes, e uma vez que os clientes estão familiarizados com a entrega de pedidos em geral, espera que eles comecem a pedir em novas áreas também.
Na entrega de comida, isso levará a negócios otimizados para entrega, como cozinhas fantasmas ou espaços de preparação não tradicionais. Em outras áreas, também, os varejistas vão se ajustar, inclinando-se para opções de baixo aluguel, como centros de micro-atendimento que enfatizam a capacidade de entrega em vez da vitrine.
5. A demanda por automação de entrega inteligente acelerará
Na entrega, como em muitas áreas, as condições econômicas favorecem a automação. À medida que a demanda por delivery durante a pandemia se acelera, o valor da automação da entrega também aumenta.
Em 2021, espere ver pequenos movimentos em direção à automação da entrega, como aumento de financiamento para drones e empresas de veículos autônomos. Dito isso, essas mudanças provavelmente serão pequenas.
As oportunidades são empolgantes, mas os desafios são grandes. A regulamentação governamental, por exemplo, é apenas incipiente, e as seguradoras de automóveis ainda estão decidindo como cobrir os carros autônomos.
A entrega ainda está nos estágios iniciais dessa mudança de paradigma. A Amazon, por exemplo, recentemente demitiu grande parte de sua equipe de entrega de drones Prime Air, implicando menos entusiasmo para investir nesta área por enquanto. Por outro lado, as empresas de entrega autônomas Gatik e Nuro levantaram recentemente US $ 25 milhões e US $ 500 milhões, respectivamente, o tipo de dinheiro que acelerará a inovação do setor nos próximos anos.
No próximo ano, fique atento a desenvolvimentos interessantes em veículos autônomos – como mais passeios Waymo e notícias promissoras de entrega da Tesla – mas teremos que esperar um pouco mais antes que a automação seja entregue de surpresa.
6. Surgirão métodos inovadores de entrega
O delivery durante a pandemia contou com um modelo eficaz de negócios, que são as assinaturas. As assinaturas tendem a fidelizar os clientes, aumentando a probabilidade de eles comprarem novamente. Esses modelos aumentam a eficiência e criam receita confiável.
Como uma pequena porcentagem de clientes normalmente impulsiona uma grande porcentagem das vendas, as empresas de sucesso em 2021 criarão novos modelos de negócios que giram cada vez mais em torno de assinaturas de entrega.
Os varejistas de sucesso perceberão que a entrega não é apenas uma escolha entre sob demanda, assinatura ou programada; em vez disso, sua oferta ideal depende de seu cliente e produto. Se você encontrar a combinação que funciona para você, criará hábitos de cliente felizes e lucrativos.
Como se planejar para 2021
Para aproveitar ao máximo essas previsões sobre o delivery durante a pandemia, para 2021, certifique-se de:
- Criar uma experiência de entrega única e de alta qualidade. Empresas de sucesso serão aquelas que surpreenderão e atenderão seus clientes e dobrarão em sua marca exclusiva.
- Transformar a entrega em um hábito do cliente. As assinaturas de entrega e as recompensas de fidelidade podem tornar o negócio recorrente de um cliente mais fácil, mais satisfatório e mais confiável.
- Ser eficiente na sua entrega. Se você é um varejista, estará entregando muito mais no próximo ano. Encontre maneiras de otimizar suas rotas e frete
Fonte: Forbes.com
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse:
- Tendências de marketing digital durante a pandemia em 2021
- Estratégias para inovação na pandemia – Confira 7 dicas sobre o que fazer
- Pequenas empresas na pandemia – O que elas fazem para sobreviver?
- 3 Ferramentas para melhorar a experiência do consumidor na pandemia
- Como aumentar as vendas online na pandemia? Confira 17 estratégias