As despesas de treinamento e desenvolvimento foram severamente cortadas durante a pandemia. No entanto, as empresas que conseguirem encontrar melhores formas de realizar o desenvolvimento de funcionários durante a covid 19, mesmo com um orçamento baixo, serão as que obterão o maior retorno no longo prazo.
Em uma pesquisa realizada em 2019 pela McKinsey (empresa de consultoria empresarial americana), mostrou que, 60% dos executivos entrevistados esperavam que metade de seus funcionários fosse retreinado ou aprimorado nos próximos cinco anos.
Além disso, um estudo da Gallup (empresa de pesquisa de opinião americana) mostrou que, as organizações que fizeram um investimento estratégico no desenvolvimento de funcionários, relataram lucratividade 11% maior, e têm duas vezes mais chances de reter seus funcionários.
Ainda assim, a crise da Covid-19 levou as empresas a aumentarem cortes salariais, aposentadoria voluntária e demissões. As consequências sobre a força de trabalho têm sido devastadoras, reduzindo a vantagem competitiva de longo prazo das empresas.
O moral dos funcionários diminuiu, os custos de treinamento e o desenvolvimento de funcionários durante a covid 19 foram cortados, tendo um conhecimento valioso perdido. Ao mesmo tempo, muitas outras empresas estão aumentando as contratações para acomodar as novas habilidades necessárias.
À medida que as empresas começam a se recuperar da crise, o desenvolvimento de funcionários durante a covid 19 deve fazer parte da agenda central do CFO e do CHRO. O desenvolvimento de funcionários não precisa ser caro; na verdade, fornece um alto retorno sobre o investimento, de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho.
O aprendizado deve estar inserido na cultura corporativa para que as pessoas possam aprender continuamente e se tornarem mais ágeis para se adaptar às mudanças.
Dessa maneira, confira abaixo algumas das estratégias de desenvolvimento de funcionários durante a covid 19, que podem ser aplicadas com base nas necessidades da empresa:
1) Aprimoramento e requalificação de funcionários
De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, as habilidades mais valiosas no futuro não são as técnicas, mas as soft skills, como; inovação, liderança e inteligência emocional.
Dessa maneira, em relação ao desenvolvimento de funcionários durante a covid 19, as empresas precisam encontrar maneiras de continuar aprimorando (aprendendo novas competências para permanecer na função atual) e requalificando (aprendendo novos conjuntos de competências, para fazer a transição para uma função inteiramente nova) de seus funcionários. Os formatos variam de presencial e online, ao vivo e sob demanda, e de microaprendizagem gratuita a estudos formais bem pagos.
2) Reestruturação da equipe
Para combinar custos e requisitos de competências, as empresas precisam mudar de uma estrutura de departamento para equipes multidisciplinares, que podem ser montadas e reorganizadas com base em diferentes necessidades. Especialmente com o aumento de trabalhos remotos e freelance, as empresas podem ter equipes com membros distribuídos em diferentes países.
3) Coaching de liderança
Outra forma de impulsionar o desenvolvimento de funcionários durante a covid 19 é em relação ao “coaching de liderança”.
O papel do líder mudou significativamente com a Covid-19, pois eles tiveram que aprender a liderar uma força de trabalho distribuída repentinamente. Eles devem fornecer não apenas suporte técnico, mas também emocional aos funcionários. Eles exigem, então, coaching individualizado e conselhos sobre como melhorar o feedback e a segurança psicológica. A carga técnica pode ser reduzida aplicando ferramentas de IA, como codificação aumentada.
4) Instrutores de terceirizados
As empresas nos EUA, geralmente costumam ter seus próprios instrutores. No entanto, Após esta crise, as empresas devem explorar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento de funcionários durante a covid 19 mais ágil.
A contratação de instrutores terceirizados não só é mais econômica, como também pode fornecer flexibilidade por ser sob demanda e fornecer um grupo maior de especialistas em diferentes tópicos. Alguns dos funcionários aposentados também poderão atuar como mentores ou consultores.
5) Aprendizagem ponto a ponto
Embora o treinamento formal seja fundamental, as empresas devem desenvolver atividades de treinamento prático e experiencial no local. Se não for possível devido ao distanciamento social, eles têm que descobrir maneiras de promover o compartilhamento de conhecimento entre pares e o coaching no novo normal.
A mentoria reversa, ou seja, a Geração Z e a Geração Y ensinando os Baby Boomers sobre tecnologia, também é muito aplicada em empresas para ajudar a preencher a lacuna entre as diferentes gerações.
6) Compartilhamento de conhecimento
Compartilhar conhecimentos também é uma maneira eficaz de impulsionar o desenvolvimento de funcionários durante a covid 19.
Um esforço significativo precisa ser feito para melhorar o compartilhamento de conhecimento e as lições aprendidas. Quando os funcionários deixam a empresa, um conhecimento valioso é perdido; portanto, os processos e, no final, a satisfação do cliente são severamente impactados.
As empresas precisam desenvolver métodos para garantir que as melhores práticas e lições aprendidas sejam compartilhadas e continuamente atualizadas.
7) Treinamento de novas contratações
Caso a empresa não possa se aperfeiçoar e precise contratar novos talentos, as empresas precisarão encontrar formas de aprimorar a contratação remota, bem como os processos de on-boarding.
Muitos funcionários foram contratados desde o início da Covid-19 e podem nunca ter compartilhado nenhum espaço com seus colegas de trabalho. O conteúdo do treinamento deve incluir não apenas habilidades técnicas, mas também aspectos culturais, como valores e comportamentos esperados.
Na era do conhecimento, as habilidades dos funcionários são uma vantagem competitiva para qualquer organização. Dessa maneira, investir em treinamento e desenvolvimento de funcionários durante a covid 19 deve ser uma decisão crítica para que os negócios prosperem no novo normal.
Fonte: Forbes.com
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