De acordo com um levantamento de dados realizados pela Quartz, o Brasil está entre um dos países com mais doses reservadas da vacina de covid 19.
Os dados exibidos pela Quartz mostrou que há cerca de 220 milhões de doses reservadas da vacina de covid 19 até o momento, sendo 100 milhões da AstraZeneca, e 120 milhões da Sinovac.
Vale destacar que, a contagem das doses inclui tanto a compra direta de estoque, quanto o licenciamento para a produção local. No caso do Brasil, as doses reservadas da vacina de covid 19 foram licenciadas em troca de testes realizados no país.
Eua e Indía possuem 1 bilhão de Doses reservadas da vacina de covid 19
Segundo o estudo da Quartz, Os Estados Unidos aparecem na liderança, com cerca de 1 Bilhão de doses reservadas da vacina de covid 19. A aquisição de boa parte das doses adquiridas pelo país vem através do acordo realizado com a Pfizer e BioNTech, que permitiu a compra de todo o estoque da vacina para este ano de 2020.
Já na Índia, a organização Serum Institute, empresa fundada pelo bilionário Cyrus Poonwalla, receberá cerca de 1 bilhão de doses da AstraZeneca. Porém, as regras do acordo realizado com a farmacêutica obriga a instituição a distribuir doses reservadas da vacina de covid 19 para países de renda média baixa.
Esta mesma regra do acordo também foi estabelecida com outros institutos, como; GAVI (Aliança Global para Vacinas e Imunizações) e; CEPI (Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias), que irão receber cerca de 300 milhões de doses da AstraZeneca.
Ambas as instituições têm ligações com a fundação Bill e Melinda Gates, que é uma fundação filantrópica de Bill Gates, fundador da Microsoft.
Europa também possui um bom número de doses reservadas
Já na Europa, a União Europeia, de acordo com o levantamento, aparece com cerca de 500 milhões de doses reservadas da vacina de covid 19, sendo 300 milhões da empresa Sanofi e 200 milhões da Johnson&Johnson.
Os países como Alemanha, Itália, França e Países Baixos realizaram acordos fora do bloco, com mais de 400 milhões de doses da AstraZeneca para os quatros países.
No entanto, vale mencionar que existe uma questão quanto a esses números: ainda não há comprovação definitiva de que alguma das vacinas produzidas funcionam. Por isso, acordos como o do Brasil com a chinesa Sinovac dependem exclusivamente da eficácia do imunizante.
Por enquanto, cinco vacinas estão em estágio avançado de testes, na última fase de testes (Fase 3º), sendo elas: AstraZeneca/Oxford, Moderna, Pfizer/BioNTech, Sinovac e Sinopharm.
Fonte: ÉpocaNegócios
Melhores práticas corporativas de gestão da crise COVID
Você sabia? – Aqui na Pardini, auxiliamos empresas que precisam desenvolver um plano de ação em relação ao COVID-19 – Desde a Testagem de Colaboradores à Programas Customizados para Gestão de Crise.
Nós oferecemos toda nossa expertise na aplicação e análise de testes para detecção do COVID-19. Cuidamos de toda a cadeia produtiva dos exames COVID: desde o fornecimento dos kits de teste, distribuição, coleta dos exames, análise e entrega do resultado, com laudo autenticado.
E mais! – Os testes COVID do Grupo Pardini contam com tecnologia de ponta e emprego de metodologias reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
Conte com a nossa empresa para cuidar da saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas: 3003-5411 (ligação sem DDD).
Confira outros assuntos que possam ser de seu interesse: